- Marca alemĂ£ chama a atenĂ§Ă£o para os riscos de rodar com bolhas nos pneus;
- Surgimento de bolha inutiliza o pneu, que deve ser substituĂdo imediatamente.
Texto e fotos: MLP Assessoria
No Brasil, os danos relacionados a impactos estĂ£o entre os trĂªs fatores que mais respondem pela retirada de um pneu prematuramente de serviço. A equipe de atendimento ao cliente da Continental Pneus contabiliza anualmente no paĂs cerca de 2.500 registros relatando pneus de passeio e de carga danificados por essa razĂ£o.
Em sua grande maioria, as bolhas sĂ£o causadas por impactos contra buracos nas vias ou contatos contra o meio-fio, gerando o rompimento da lona de corpo de poliĂ©ster dos pneus. Isso faz que com que o ar pressione a borracha para fora, criando essa protuberĂ¢ncia. Elas tambĂ©m podem surgir se os talões forem danificados durante o processo de montagem dos pneus nas rodas.
“Muitas vezes ignoradas pelos motoristas, as bolhas sĂ£o muito perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento, causando uma sĂºbita perda de pressĂ£o. Elas nĂ£o podem ser ignoradas de forma alguma e o seu surgimento inutiliza o pneu, que deve ser substituĂdo imediatamente. Vale lembrar que os processos de vulcanizaĂ§Ă£o disponĂveis no mercado apenas mascaram o problema e nĂ£o o corrigem em definitivo, mantendo o risco de falha do pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistĂªncia tĂ©cnica da Continental Pneus.
Para evitĂ¡-las, vale seguir cinco dicas simples do especialista:
- Sempre calibrar os pneus observando a pressĂ£o correta para evitar deformações excessivas nas laterais caso ocorra um choque;
- Evitar o contato dos pneus contra o meio-fio;
- Evitar subir com o veĂculo em calçadas;
- Se o impacto contra um buraco for inevitĂ¡vel, procurar reduzir a velocidade ao mĂ¡ximo, soltar o freio e manter a direĂ§Ă£o reta
- Para evitar bolhas causadas por talões danificados, tanto o pneu como a roda devem ser adequadamente lubrificados no momento da montagem. DaĂ a importĂ¢ncia de buscar um profissional habilitado que empregue o maquinĂ¡rio adequado.
Para mais dicas sobre bolhas e manutenĂ§Ă£o dos pneus, acesse o Calibrada Continental
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