O pneu Hypersoft faz sua estreia em Grandes Prêmios nas sinuosas ruas de Mônaco

Texto e fotos: Pirelli

O novo composto P Zero Rosa Hypersoft, que nos testes se mostrou cerca de um segundo por volta mais rápido que o Ultrasoft, faz sua estreia em competições em Mônaco. Junto ao Hypersoft, os outros dois pneus mais macios da gama Fórmula 1 da Pirelli serão utilizados: o Ultrasoft e o Supersoft. Como Mônaco requer um alto nível de aderência mecânica, mas é a pista que exerce menos estresse sobre os pneus ao longo de todo o ano, o prestigiado circuito de rua é o território ideal para os mais macios e velozes pneus de Fórmula 1 disponíveis.

Os três compostos selecionados


O circuito do ponto de vista do pneu
  • A chave em Mônaco é gerar o máximo possível de aderência dos pneus e de pressão aerodinâmica. O circuito tem a volta mais curta e mais lenta do ano, sendo o hairpin a curva mais lenta.
  • Como se trata de uma pista de rua aberta para o tráfego normal fora das sessões, e com um dia de folga na sexta-feira, a superfície frequentemente está “verde” e escorregadia, com um padrão variável de evolução.
  • Mônaco foi quase sempre uma corrida de apenas uma parada em circunstâncias normais. Resta saber se a utilização do novo hipermacio mudará essa tendência.
  • Os índices de uso e degradação são geralmente os mais baixos do ano. É uma pista tranquila para os pneus.
  • É um dos circuitos com mais dificuldades para ultrapassagens, então o Classificatório é muito importante. Também há um risco consideravelmente alto de entrada de safety car, o que obviamente pode afetar a estratégia de corrida.
  • O clima pode variar nessa época do ano. Correr em Mônaco com pista molhada é um dos maiores desafios da f1.

Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Testamos o Hypersoft em Abu Dhabi e em Barcelona. Desses dois circuitos, Abu Dhabi é mais comparável a Mônaco. Lá, o Hypersoft foi cerca de um segundo por volta mais rápido que o Hypersoft, então poderemos ver mais quebras de recorde neste fim de semana. Não obstante, o Hypersoft é definitivamente mais um pneu de corrida do que um de classificação, então será interessante ver como ele se adapta as exigências únicas de Mônaco, e que efeito isso terá na estratégia. Coletar o máximo possível de dados nas sessões de treino livre será particularmente importante. Os pilotos selecionaram entre oito e 11 jogos do Hypersoft, então deveremos vê-lo bastante na pita ao longo do fim de semana, desde que não chova.

Detalhes da pista


Pneus selecionados até o momento