- Daniel Ricciardo e a Red Bull na frente de todos no FP2 com o Ultrasoft roxo P Zero que estréia no Azerbaijão;
- Os pilotos tiveram que avaliar o comportamento dos pneus no circuito rápido e longo nas ruas de Baku;
- Cerca de 0,8 segundos separam os tempos dos compostos Supersoft e Ultrasoft até o momento, as equipes recolheram muitos dados para analizar.
Texto e fotos: Pirelli
Nas duas primeiras sessões de treinos livres em Baku, os pilotos puderam avaliar os diferentes níveis de degradação dos pneus nas características únicas da segunda pista mais longa do calendário e do circuito de rua mais rápido do ano, com características únicas e escorregadias.
Este ano o GP do Azerbaijão acontece dois meses antes da etapa de 2017 com diferentes condições climáticas, no final do FP2 as de temperaturas eram 21º ambiente e 27° asfalto. Como o circuito de Baku é usado apenas uma vez por ano, houve um alto grau de evolução de pista e os tempos mais rápidos do ano passado no FP1 e FP2 foram já foram melhorados. Até agora, a diferença entre Supersoft e Ultrasoft é cerca de 8 décimos por volta.
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "As temperaturas mais baixas comparadas a 2017 obviamente afetam o comportamento dos pneus, junto com uma pista em constante evolução. Em particular, o principal desafio para os pilotos é trazer os pneus dianteiros e traseiros para a temperatura ideal ao mesmo tempo. A longa reta de Baku faz os pneus esfriarem e este efeito é aumentado pelas temperaturas ambientes mais baixas que favorecem o desempenho do Ultrasoft, o composto tem uma gama de trabalho mais baixa. Até agora, a diferença entre Ultrasoft e Supersoft é de cerca de 8 décimos por volta. Outro problema que os pilotos vão enfrentar é o possível bloqueio dos pneus dianteiros, devido a combinação entre a fraca aderência do asfalto irregular em alguns pontos e o efeito de resfriamento dos pneus traseiros na reta. A situação pode mudar com uma pista mais emborrachada, mesmo com a diferença de tempo apertada entre os pilotos principais, isso nos leva a pensar que este fim de semana de corrida, como os anteriores, será extremamente interessante e imprevisível".
Confira como foram os treinos livres desta sexta
0 Comentários