• ApĂ³s o fim do Inovar-Auto, as vendas da marca registraram, em fevereiro, aumento de 59,1%, ante janeiro de 2018;
  • Kia inicia processo de reestruturaĂ§Ă£o, com investimentos em novas concessionĂ¡rias e treinamento das equipes comerciais e de pĂ³s-vendas.

Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o

Com licenciamento de 983 veĂ­culos em fevereiro Ăºltimo, a Kia Motors do Brasil registrou aumento de 59,1% nas vendas em relaĂ§Ă£o a janeiro de 2018, quando foram comercializadas 618 unidades da marca. No comparativo com fevereiro do ano passado, quando houve 454 licenciamentos, o mĂªs de fevereiro representou crescimento de 116,5%.


Os 1.601 veĂ­culos vendidos no primeiro bimestre ainda indicam crescimento de 54,5% ante igual perĂ­odo de 2017, quando foram emplacadas 1.036 unidades. Os nĂºmeros de janeiro e fevereiro de 2018 apontam para a imediata reaĂ§Ă£o da Kia Motors apĂ³s o encerramento do programa do governo federal Inovar-Auto, em dezembro Ăºltimo, e da cota limitadora de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Mantendo a previsĂ£o de vendas de 20 mil unidades para 2018, JosĂ© Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, ressalta que o foco deste ano serĂ¡ a expansĂ£o da Rede Autorizada de ConcessionĂ¡rias. “Com o retorno Ă  normalidade tributĂ¡ria, jĂ¡ iniciamos nosso processo de reestruturaĂ§Ă£o, com a prospecĂ§Ă£o e a negociaĂ§Ă£o com grupos empresariais da cadeia de distribuiĂ§Ă£o para a inauguraĂ§Ă£o de novas concessionĂ¡rias, em especial nas praças onde jĂ¡ tivemos revendas e que foram fechadas nos Ăºltimos seis anos. TambĂ©m estamos focados no treinamento das equipes comerciais e de pĂ³s-vendas, para que todos estejam preparados para atender a esta nova realidade”, enfatiza.
Em abril, a Kia Motors terĂ¡ novas concessionĂ¡rias em Juiz de Fora/MG (Grupo Original), na Zona Sul de SĂ£o Paulo/SP (Grupo Navesa), Campinas/SP (Grupo GermĂ¢nica) e Passo Fundo/RS (Grupo Guaracar). Outros grupos empresariais tambĂ©m estĂ£o sendo prospectados para nomeaĂ§Ă£o de concessionĂ¡rias em outras cidades brasileiras, com previsĂ£o de inauguraĂ§Ă£o no primeiro semestre deste ano.
AlĂ©m das nomeações, algumas concessionĂ¡rias jĂ¡ iniciaram o ano com novas instalações. SĂ£o os casos do Grupo Savol, de Santo AndrĂ©/SP, e do Grupo Palladium, de Teresina/PI. Em fevereiro, o Grupo Savol tambĂ©m deu inĂ­cio ao funcionamento das novas instalações da concessionĂ¡ria localizada na Avenida NazarĂ©, no Bairro do Ipiranga, Zona Sul da capital paulista.

Liderança - A Kia encerrou o primeiro bimestre deste ano com participaĂ§Ă£o de 32,01% entre as marcas associadas Ă  Abeifa. Na categoria SUV mĂ©dio, o Kia Sportage foi o 3º mais vendido em fevereiro Ăºltimo, com 788 unidades, 54,2% mais em relaĂ§Ă£o a janeiro; enquanto o sedĂ£ mĂ©dio Cerato, com 353 unidades, obteve 54% de crescimento em fevereiro ante janeiro de 2018. E o comercial leve Bongo obteve taxa de crescimento de 41,8%, passando de 110 unidades em janeiro para 156 veĂ­culos em fevereiro.