Toyota Etios 2019 traz nova versão, modificações em design e mais itens de segurança


  • Em seu sexto ano de existência, gama continua a evoluir e passa a ofertar controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa;
  • No desenho, grade frontal recebe moldura na cor preta que combina com novo revestimento dos faróis e lanternas de máscara negra;
  • Versão XS vira X-Plus e ganha novos itens, enquanto a X-STD, focada em vendas diretas, faz sua estreia.

Texto e fotos: Toyota

A Toyota lança no mercado brasileiro a linha Etios 2019, com novidades que colocam o compacto em um patamar ainda mais elevado dentro do segmento.


Na linha 2019, o compacto da Toyota chega ao sexto ano de vida no País, mantém evolução consistente de seu line-up e agrega, ainda, novos itens para aprimorar estilo, condução e segurança. Neste quesito, toda a família, com exceção da X-STD, foi reforçada com os sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC). No quesito design e estilo, a moldura da grade central recebeu fino retoque na cor preta, a fim de harmonizar com o novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra.
Ao observar a rápida transformação do segmento de compactos, a Toyota redesenhou o posicionamento da gama para atender as atuais necessidades de seus clientes. As configurações centrais X, X-Plus, que substitui a XS, e XLS receberam novos e exclusivos itens de série. Assim, cada versão reforça sua própria identidade, a fim de atingir os diferentes perfis em cada faixa. Na linha 2019, a marca inseriu, ainda, uma versão exclusiva para vendas corporativas, a X-STD M/T. O Platinum mantém sua posição como topo de linha, enquanto o aventureiro Cross deixará de ser produzido a partir deste mês.


Desde seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios foi reconhecido pelo DNA Toyota de qualidade, durabilidade e confiabilidade. De lá para cá, a Toyota promoveu diversos avanços que aperfeiçoaram o nível de requinte, em consonância com seu vigor técnico. As mudanças possibilitaram ao Etios chegar ao status de referência em índice de satisfação e de lealdade entre os seus proprietários.
Com a escalada evolutiva dos últimos cinco anos, o Etios obteve rápida resposta do mercado nacional e se tornou o modelo mais vendido pela Toyota no Brasil. Em 2017, superou a marca de 70 mil unidades (somando as carrocerias hatch e sedã) vendidas no território nacional, atingindo sua melhor performance desde o início das vendas.
No cenário internacional, o Toyota Etios vem se consolidando como referência no gosto do consumidor latino-americano. Ano passado, as vendas ultrapassaram as 40 mil unidades, na soma de todos os destinos: Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 108 mil unidades por ano.
As vendas da linha Etios 2019 têm início em 09 de março, em toda a Rede de Concessionárias Toyota.

Versões e especificações
Ao observar as transformações no segmento de compactos no Brasil, a Toyota readequou o posicionamento do portfólio Etios e incrementou, pontualmente, toque de sofisticação em cada modelo, desde a entrada até a topo de linha. As mudanças começam pela chegada de um novo elemento à família Etios 2019: a versão X-STD M/T, configuração focada em atender o ramal de vendas corporativas e posicionada abaixo da X.


O Etios 2019 seguirá, portanto, com cinco versões disponíveis para o mercado, tanto na carroceria hatchback quanto sedã. Os destaques diferenciais ficam visíveis nas opções X, X-Plus, que vem no lugar da intermediária XS, além da XLS. Na lista de aprimoramentos da X-Plus, em relação à anterior XS, foram incluídas rodas de liga leve aro 15 polegadas e luzes de setas nos espelhos retrovisores.
Para se destacar, a opção XLS vem com novo desenho de rodas. A repaginada neste quesito concedeu ao modelo um ar ainda mais elegante a todo conjunto. Na dianteira do portfólio, no entanto, permanece a especificação Platinum, dotado com os primorosos predicados que expressam a verdadeira voz do cliente na busca por variações cada vez mais sofisticadas.
A principal mudança estética na linha Etios 2019, incluindo hatchbacks e sedãs, é aparente ao observar o seu desenho frontal: do X até o Platinum, a moldura que envolve a grade central do Etios ganhou retoque na cor preta e amplifica a área do emblema. Esta alteração, além de considerar ganho em robustez aparente, faz uma combinação elegante com a máscara negra, que passará a cobrir faróis e lanternas do veículo.
Para harmonizar com os aprimoramentos estéticos do conjunto, a Toyota simplificou o número de cores disponíveis para o Etios 2019. Estão disponíveis as cores prata, branco pérola e sólida, preto, cinza e soma, ainda, nova cor super vermelho.

Lista de equipamentos
Um dos maiores diferenciais do Etios está na sua ampla lista de itens de conforto e conveniência em cada versão.
O modelo, partindo do X-STD, possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas, no sedã, e abertura elétrico, no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração. A versão X reúne todos os itens dispon& iacute;veis na X-STD e acrescenta as modificações do design com faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.


A versão X-Plus adiciona os seguintes itens: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.
A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão X-Plus, mantém as rodas de liga leve de 15 polegadas, porém com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré.
A linha Etios 2019 vem equipada com os mesmos propulsores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, produzidos na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP).
Eles trazem a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
No quadro das versões, há disponibilidade das seguintes caixas de transmissão: manual de seis velocidades na versão X-STD, manual de seis velocidades e automática de quatro na X e X-Plus (hactch e sedã); XLS e Platinum apenas automática de quatro velocidades (hatch e sedã).

Novos itens de segurança
A trajetória de aprimoramentos do Toyota Etios passa, primordialmente, pela evolução e reforço nos itens de segurança do modelo. Esta história de gradativas melhorias começou a ser escrita já no início de sua história no mercado, quando o Etios se tornou o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
O mérito é resultado da preocupação e foco da Toyota em segurança, desde a concepção do veículo. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo os padrões globais da marca.
Um dos fatores que denotam a segurança como prioridade para a Toyota foi cuidadosamente trabalhado também na linha Etios 2019. O line-up, considerando as versões X, X-Plus, XLS e Platinum acompanham novos sistemas de segurança passiva. Na lista, estão incluídos: sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC). Os reforços colocam o Etios um passo à frente no quesito experiência de segurança veicular e postula o modelo entre os compactos mais seguros do mercado latino-americano.


Na linha 2019, os equipamentos de segurança como: encosto de cabeça, cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX são padrão. O reforço é garantido ao trazer, em todas as versões, airbag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.
Ao longo desses anos, a Toyota nunca deixou de implementar melhorias em seu modelo. Como reconhecimento destas iniciativas, o compacto da Toyota tornou-se símbolo de satisfação e lealdade entre os proprietários. Do total de clientes que trocaram seus Etios, 50% compraram um novo Etios.
Muito dessa credibilidade se deve ao custo de propriedade do modelo. Até os 60.000 km, o custo total com revisões é de pouco mais de R$ 2.800,00, um dos menores do mercado.


Os preços da linha 2019 do Etios são os seguintes

Modelo
Versão
Preço público sugerido
Toyota Etios
hatchback 2019
X-STD manual
R$ 47.270,00
X 1.3L 16V manual
R$ 48.400,00
X 1.3L 16V automático*
R$ 53.440,00
X-Plus 1.5L 16V manual
R$ 54.920,00
X-Plus 1.5L 16V automático
R$ 59.960,00
XLS 1.5L 16V automático
R$ 64.440,00
Platinum 1.5L 16V automático
R$ 67.690,00
Toyota Etios
sedã 2019
X-STD manual
R$ 52.110,00
X 1.5L 16V manual
R$ 53.240,00
X 1.5L 16V automático
R$ 58.270,00
X-Plus 1.5L 16V manual
R$ 57.770,00
X-Plus 1.5L 16V automático
R$ 62.820,00
XLS 1.5L 16V automático
R$ 67.320,00
Platinum 1.5L 16V automático
R$ 71.150,00
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.