• A Pirelli exibe o novo Stelvio Corsa durante o rally histĂ³rico Coppa Milano-Sanremo;
  • Um pneu feito sob medida para o lendĂ¡rio Ferrari  250 GTO 1962, que combina o visual clĂ¡ssico com tecnologia moderna.

Texto e fotos: Pirelli

O visual clĂ¡ssico que esconde um interior completamente moderno. Como o resto da gama Pirelli Collezione para carros histĂ³ricos de prestĂ­gio, o novo pneu Stelvio Corsa, criado especificamente para o Ferrari 250 GTO, mantĂ©m uma aparĂªncia clĂ¡ssica, incorporando tecnologia de ponta.
Este nome clĂ¡ssico da histĂ³ria da Pirelli foi ressuscitado para seu mais recente pneu, em comum acordo com a Ferrari. No renascimento do Rally HistĂ³rico Coppa MilĂ£o-Sanremo, onde a Pirelli Ă© uma parceira, o pneu recĂ©m-criado para o Ferrari 250 GTO serĂ¡ mostrado ao pĂºblico pela primeira vez. Este Ă© um carro que quebrou todos os recordes anteriores em 2014, jĂ¡ que uma unidade foi vendida em leilĂ£o por mais de 38 milhões de dĂ³lares.
A Pirelli irĂ¡ exibir vĂ¡rios dos seus pneus da gama Collezione no Paddock Club em Monza, na ItĂ¡lia, onde o Rally HistĂ³rico Coppa MilĂ£o-Sanremo irĂ¡ começar. AlĂ©m do novo Stelvio para o 250 GTO, o Cinturato CN72 para a Maserati, bem como o P7 e CN36 para a Porsche tambĂ©m serĂ£o expostos.
O Stelvio Ă© o mais recente pneu de renome da famĂ­lia Pirelli Collezione, que serve para alguns dos carros mais desejĂ¡veis do mundo, construĂ­dos entre 1950 e 1980, ajudando-os a manter originalidade perfeita. O projeto da banda de rodagem e a parede lateral sĂ£o semelhantes aos pneus de Ă©poca, mas o charme vintage esconde o estado da arte da tecnologia. Graças Ă  utilizaĂ§Ă£o dos compostos mais recentes e avançados, os pneus da gama Pirelli Collezione oferecem melhor aderĂªncia e estabilidade em superfĂ­cies molhadas, garantindo elevados nĂ­veis de segurança e confiabilidade, sem comprometer o estilo clĂ¡ssico. Durante o processo de desenvolvimento dos pneus, os engenheiros da Pirelli utilizaram os mesmos parĂ¢metros que os desenhistas dos carros da Ă©poca trabalharam. Isso tudo para complementar perfeitamente a suspensĂ£o original e as caracterĂ­sticas mecĂ¢nicas. O resultado alcançado combina desempenho, estilo e originalidade. Imagens arquivadas pela Pirelli Fondazione tambĂ©m foram usadas, buscando o desenho correto, enquanto a produĂ§Ă£o destes pneus especializados usa tĂ©cnicas sob medida semelhantes aos utilizados no automobilismo.

O Stelvio Corsa
Faça uma viagem de volta para a histĂ³ria. O piloto era Alberto Ascari e o carro era um Ferrari 500 com pneus Pirelli Stelvio. Em 1952 e 1953, o piloto milanĂªs conquistou dois tĂ­tulos mundiais consecutivos no entĂ£o recĂ©m-criado Campeonato Mundial da FĂ³rmula 1, colocando a parceria Ferrari-Pirelli no topo do mundo. No ano seguinte, Maurice Trintignant e Froilan Gonzalez venceram as 24 horas Le Mans em um Ferrari 375 Plus: mais um triunfo para o Stelvio Corsa.
Durante estes anos, a Pirelli tinha o costume de batizar alguns dos seus pneus com o nome de algumas partes mais famosas dos Alpes. Os produtos Rolle e Sempione nasceram apĂ³s a segunda guerra mundial, mas foi o Stelvio, disfarçado de Corsa, que representava o produto mais orientado para o desempenho atĂ© meados da dĂ©cada de 1960. Por isso foi uma decisĂ£o fĂ¡cil trazer este nome de uma lenda do passado de volta quando a Pirelli decidiu criar um pneu dedicado para o Ferrari 250 GTO, o carro clĂ¡ssico mais caro do mundo.
Os engenheiros da Pirelli trabalharam com os desenhos originais, fornecidos pela Pirelli Fondazione, para produzir um pneu com o visual clĂ¡ssico do carro icĂ´nico para o qual estava destinado. O respeito ao meio ambiente tambĂ©m foi garantido – graças a um composto livre de Ă³leos aromĂ¡ticos –, bem como de desempenho, com uma estrutura interna derivada da experiĂªncia da Pirelli no automobilismo. O tamanho do pneu para o 250 GTO Ă© 215/70 R15 98W na frente e 225/70 R15 100W na parte de trĂ¡s. Nenhum outro tamanho estĂ¡ disponĂ­vel, e nenhum outro carro pode usar o Pirelli Stelvio Corsa. SĂ³ o Ferrari 250 GTO.