O novo pneu da Michelin chega para substituir um ícone de sucesso sem mexer no preço

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Michelin

A vida tem dessas coisas, nada é eterno, sempre que algo novo surge o antigo desaparece. No mundo dos pneus isso é quase uma constante, a evolução faz com que aqueles que estão no auge do sucesso desapareçam para dar lugar a um novo que vem mais carregado de tecnologia e itens de segurança, os humanos do século XXI se preocupam basicamente com duas coisas: eficiência e economia, a Michelin também!


Esta é uma notícia sobre um nascimento, o MICHELIN Road 5 chegou com toda a pompa, circunstancia e tecnologia que é característica dos pneus da fabricante francesa, mas também representa uma morte, o MICHELIN Pilot Road 4 que, desde o seu lançamento há quatro anos já vendeu mais de um milhão e meio de unidades em todo o mundo, deixa de ser fabricado. Que descanse em paz, afinal de contas cumpriu seu papel e garantiu segurança e economia para muita gente.


O MICHELIN Road 5 é aquele garotão bem nascido e bem cuidado, tem compostos inovadores e oferece melhor performance principalmente no piso molhado quando comparado aos seus principais concorrentes, só para se ter uma idéia, depois de rodar 5.000 km, ele ainda freia a uma distância menor que um pneu MICHELIN Pilot Road 4 novo!


O rebento foi apresentado pelo trio formado por Antonio Barbosa, diretor comercial de pneus para moto da Michelin América do Sul, Flávio Santana, gerente de marketing produto da Michelin América do Sul e Daniel D’Almeida, gerente de marketing de pneus para moto da Michelin América do Sul, em um agradável brunch no bairro de Moema, em São Paulo. Eles apresentaram as novidades do novo pneu e a excelente performance que é possível graças ao uso de várias tecnologias, o MICHELIN Road 5 carrega no DNA a inovadora MICHELIN XST Evo que tem:
  • Última geração de compostos de borracha
  • Tecnologia de duplo composto de borracha
  • MICHELIN 2CT Technology no pneu dianteiro
  • MICHELIN 2CT+ Technology no pneu traseiro
  • Escultura especial para os pisos seco e molhado

O MICHELIN Road 5 apresenta uma escultura especial, que combina recortes evolutivos com reservatórios de água circulares, a finalidade é aumentar a capacidade de drenagem e principalmente romper a película de água, evitando assim o “aquaplaning”. A grande novidade é que quanto mais o pneu se desgasta sulcos mais largos aparecem, essa é a tecnologia MICHELIN XST Evo que aumenta a taxa de recorte da banda mantendo a sua grande capacidade de expelir água mesmo com a escultura já desgastada.


Já que no molhado é esse escândalo de segurança e durabilidade, no piso seco também a alta performance está presente. O MICHELIN Road 5 tem excelente aderência, melhor estabilidade quando comparado com seus principais concorrentes. Isso se deve à última geração de compostos de borracha em sua composição e o avanço da tecnologia MICHELIN ACT+, ela melhorou muito a estabilidade tanto em linha reta quanto em curva.


Segundo Antonio Barbosa “Esta nova gama de pneus Sport Touring apresenta um rendimento contínuo, especialmente em superfícies difíceis, como as molhadas, alinhando-se perfeitamente à abordagem da Michelin de manter constante o desempenho dos pneus. Nossas inovações respondem a este nível de exigência, a fim de proporcionar sempre mais segurança, mais confiança e mais prazer em pilotar”.


Este novo pneu tem origem na expertise adquirida na MotoGP, suas soluções tecnológicas são fruto da participação da fabricante na principal categoria do motociclismo mundial. É motivo também de orgulho dos brasileiros, é o primeiro produto fabricado na unidade da Levorin, em Manaus, desde que começou a fazer parte do grupo francês, é oferecido em 11 medidas sendo 4 delas para motocicletas Trail.


Flávio Santana informa aos consumidores que “o novo MICHELIN Road 5 já está sendo entregue em toda a nossa rede de revendedores, acreditamos que em no máximo em 30 dias já vai estar disponível para os consumidores no mercado de reposição e que todos vão poder usufruir de toda tecnologia e conforto que o novo pneu oferece”.


Mas se eu fosse você, já faria logo uma reserva e aproveitaria tudo que o MICHELIN Road 5 tem para oferecer, inclusive porque o preço é o mesmo do MICHELIN Pilot Road 4, afinal de contas, ele nasceu para brilhar seguindo os passos do seu antecessor e é a história da humanidade, a geração seguinte sempre melhora a anterior. Vivez!