• O Range Rover Sport híbrido, denominado PHEV (Plug-in hybrid electric vehicle) quebrou um recorde subindo 999 degraus em uma escadaria com 45 graus de inclinação;
  • O SUV que funciona a combustão e também é movido por meio de baterias elétricas recarregáveis mostrou sua capacidade dinâmica em uma das estradas mais difíceis do mundo, antes de começar a escalada épica para o arco das rochas, no Heaven's Gate na China;
  • O Range Rover Sport, desenvolve 404 cv e combina o poder do motor Ingenium a gasolina, com a tecnologia de motores elétricos, oferecendo alto desempenho e excelente eficiência – aliados a capacidade de zero emissões;
  • O modelo P400e foi pilotado pelo vencedor de Le Mans e piloto da Panasonic Jaguar Racing, Ho-Pin Tung.

Texto e fotos: Jaguar Land Rover

O novo Range Rover Sport PHEV – Plugged in Hybrid Electric Vehicle, na sigla em inglês, acaba de completar uma das provas mais desafiadoras já realizadas pela Land Rover. O SUV plug-in híbrido, que funciona por meio de um motor à combustão e também à eletricidade, tornou-se o primeiro veículo a subir as escadas para o arco de pedra natural do Heaven’s Gate,na China, uma escalada de 999 degraus. Isso após percorrer uma estrada extremamente sinuosa formada por 99 curvas, em pouco menos de 20 minutos.


O desafio começou na lendária Tianmen Mountain Road, conhecida como a Estrada do Dragão, que tem extensão de 11,3 quilômetros. O piloto da Panasonic Jaguar Racing Ho-Pin Tung assumiu o volante do Range Rover Sport P400e e percorreu a estrada com o sistema Terrain Response 2 no modo dinâmico.
Após percorrer as 99 curvas e chegar ao topo da estrada, Ho-Pin Tung otimizou o Terrain Response para a segunda parte do desafio. Usando a combinação do motor Ingenium gasolina, com os motores movidos à eletricidade, o modelo percorreu os 999 degraus que levam ao Heaven's Gate. Além dos quase mil degraus, a escada possui uma inclinação de 45 graus, tornando a experiência ainda mais desafiadora.
Ho-Pin Tung disse: "Eu já pilotei na a Fórmula E, na Fórmula 1 e ganhei as 24 Horas de Le Mans, mas esse foi sem dúvida um dos desafios de condução mais exigentes que já enfrentei. O Range Rover Sport PHEV teve uma performance brilhante, já que inspirou uma real confiança nas curvas da estrada e subiu as escadas até o Heaven's Gate sem esforço."


As baterias elétricas que acompanham o novo Range Rover Sport PHEV permitem que o veículo rode até 50 quilômetros somente na eletricidade, sem nenhuma emissão de poluentes. Ho-Pin Tung utilizou toda a potência do avançado motor Ingenium de 300 cv, combinado com o motor elétrico de 116 cv, para ter pouco trabalho ao percorrer as 99 curvas da estrada. Depois, o Range Rover Sport mostrou toda sua capacidade off road, subindo a escada íngreme até o arco de pedra natural.
Phil Jones, expert da Land Rover Experience, disse: "Este foi o desafio mais difícil do Range Rover Sport com o qual eu já estive envolvido, porque, até chegar ao topo, não podíamos dizer categoricamente que tivemos sucesso. Ao chegar ao topo, provamos a capacidade fenomenal do Range Rover Sport híbrido plug-in como nunca fizemos antes – garantindo que ele é um genuíno Land Rover".
O Dragon Challenge é a última de uma série de aventuras concluídas pelo Range Rover Sport, depois que o modelo PHEV fez sua estreia. Seu primeiro desafio foi uma corrida contra a duas vezes campeã mundial de natação de águas abertas, Keri-anne Payne e o atleta de resistência Ross Edgley em Devon, no Reino Unido.
Os desafios anteriores incluem uma escalada recorde no Pikes Peak, nos Estados Unidos, uma passagem recorde pelo deserto "Empty Quarter", na Península Arábica e uma descida de 2.170 metros no lendário caminho do Inferno em Mürren, na Suíça.

Assista ao vídeo