O off-road da Jeep Ă© um carro raiz, tem um Ă³timo desempenho, Ă© econĂ´mico, silencioso e incomoda a concorrĂªncia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Jeep

Existe um provĂ©rbio que diz: "Primeiro ouve-se, depois julga-se" e acho que cabe perfeitamente na avaliaĂ§Ă£o que eu fiz deste produto da Jeep. Foram tantas coisas ruins que eu li e ouvi de pessoas ligadas ou nĂ£o ao meio automotivo que, sinceramente, fiquei com certo receio de avaliar este automĂ³vel. Mas, e sempre existe um mas, quis o destino que eu bebesse desta Ă¡gua para sentir o gosto.


Durante 10 dias eu tive o prazer (sim, prazer!) de poder avaliar o Jeep Renegade Sport pelas ruas da cidade de SĂ£o Paulo e na estrada, havia uma pulga atrĂ¡s da orelha atĂ© porque a crĂ­tica mais suave era que ele gasta muito combustĂ­vel na versĂ£o FLEX, serĂ¡?


EntĂ£o vamos lĂ¡, ele Ă© equipado com uma nova versĂ£o do motor 1.8 EtorQ Evo Flex com 139 cv, 19,1 kgfm com Etanol e 130 cv, 18,6 kgfm com gasolina e cĂ¢mbio manual de 5 marchas, direĂ§Ă£o elĂ©trica, rodas de liga leve de 16 polegadas e traĂ§Ă£o dianteira, Ă© o nĂºmero 2 em 6 versões comercializadas e com as facilidades do mundo moderno que os carros de hoje em dia tem que ter, a versĂ£o que testei estava abastecida com gasolina.


A posiĂ§Ă£o do motorista e os bancos em nada lembram aquele Jeep antigo, o conforto e a visĂ£o externa ampla que a nova versĂ£o apresenta Ă© um ponto forte, a equalizaĂ§Ă£o do conjunto mecĂ¢nico permite que se viaje por ruas e avenidas da cidade usando marchas altas e rotações baixas, o sistema Stop&Start Ă© muito importante e fĂ¡cil de ser entendido, o reflexo disso estĂ¡ na grande autonomia que o Jeep Renegade Sport apresenta no computador de bordo.


A altura do solo permite entradas e saĂ­das fĂ¡ceis e com esforço mĂ­nimo, os grandes espelhos e os vidros generosos permitem uma visibilidade ampla e segura, mesmo andado em avenidas onde as motos utilizam corredores das faixas. Na parte de conforto e segurança ele tem freios ABS, ESC, controle anticapotamento, suspensĂ£o independente nas quatro rodas, DRL, farĂ³is de neblina com funĂ§Ă£o cornering, ar-condicionado, central multimĂ­dia Uconnect 5” com tela de toque, GPS e cĂ¢mera de rĂ©.


O Jeep Renegade Sport Ă© um carro divertido, na cidade Ă© imponente e nĂ£o existe sofrimento nem durante engarrafamentos muito menos para estacionar, sua direĂ§Ă£o leve, seu cambio que exige trocas rĂ¡pidas, a resposta firme do motor em saĂ­das e situações de ultrapassagem, silencio interno e um indiscutĂ­vel conforto, fazem deste um carro off – road muito diferente e bom! Para minha surpresa, depois de tudo que ouvi, a economia Ă© surpreendente: com dados do computador de bordo, a mĂ©dia em SĂ£o Paulo ficou em 11,6 km/l, se contarmos que o motor Ă© 1.8 e tem que arrastar quase 1.400 kg de aço, plĂ¡stico, cabos, vidros e tudo mais que tem um automĂ³vel alĂ©m das pessoas, Ă© de se espantar positivamente, nĂ£o Ă©?


Mas e na estrada? Como fica? Ele tem cara e jeito de carro urbano que encara uma trilha com ou sem asfalto no fim de semana, nĂ£o parece ter aquela pegada de ser bom de rodovia tambĂ©m, o seu formato “quadradĂ£o” foge muito do desenho de sedĂ£s e hatchs que geralmente tem formato de flecha e cortam o ar de forma eficiente mesmo com um motor de menor cilindrada. Como dizem no bairro da Mooca “Ah, mĂ¡ que nada BĂ©lĂ´!”, o Jeep Renegade Sport supera em muito a expectativa on-road, Ă© rĂ¡pido, firme e nĂ£o sofre com a velocidade limite de 120 km/h que a rodovia Castelo Branco tem em seu maior trecho atĂ© a cidade de Sorocaba.


Com um motor muito forte e um cĂ¢mbio com range longo, praticamente nĂ£o troquei de marcha durante a viagem, engatei a 5ª e lĂ¡ fui eu me divertir, sĂ³ precisei mesmo reduzir quando carros muito abaixo da velocidade mĂ¡xima da estrada insistiam em ficar na frente achando que a faixa da esquerda Ă© deles, nem em momentos de ultrapassagem foi necessĂ¡rio recorrer a uma reduĂ§Ă£o. O Cruise Control permite uma performance segura e muito linear, isso tambĂ©m pelo fato do cambio ser manual, ele faz apenas a conta da velocidade e nĂ£o da força, ajuda muito na economia e apresentou um nĂºmero muito bom, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia que consegui foi de 14,3 km/l. Claro que tudo depende do jeito que vocĂª dirige, mas convenhamos que, se eu consegui vocĂª tambĂ©m vai chegar lĂ¡.


O preço sugerido do Jeep Renegade Sport Ă© de R$ 84.490,00, sĂ£o 8 cores para escolher, vĂ¡rios acessĂ³rios e opcionais, 200 concessionĂ¡rias da marca, Privilege Services com assistĂªncia 24 horas os 365 dias do ano, trĂªs anos de garantia, revisões a cada 12 mil quilĂ´metros com preços fechados e deixa uma certeza: Deus nos deu dois ouvidos, dois olhos, um nariz, uma boca e sensibilidade na pele, Ă© preciso ouvir mais, olhar melhor, sentir o cheiro da confiança, falar menos e reagir Ă s sensações com imparcialidade, nĂ£o Ă©?


Ficha técnica