Moderno, rĂ¡pido, econĂ´mico e jĂ¡
começa aparecer entre os carros mais vendidos do Brasil, a Volkswagen acertou a
mĂ£o
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Ele jĂ¡ tinha surpreendido no
lançamento, que vocĂª pode lembrar AQUI,
mas agora, com mais tempo para desfrutar e avaliar tudo que ele oferece, nĂ£o
resta dĂºvida: Ă© um dos melhores carros jĂ¡ montados pela Volkswagen no Brasil.
Desta vez o teste durou mais
tempo, foram 30 dias aproveitando tudo de bom que o Polo Highline pode oferecer, tanto na cidade quanto na estrada,
este novo modelo jĂ¡ ganhou vĂ¡rios prĂªmios da imprensa especializada, entre eles
o PrĂªmio Abiauto em 2017 e vem
coroar uma nova realidade que os automĂ³veis começam a viver: motor de 3
cilindros, cĂ¢mbio automĂ¡tico e todos os avanços em tecnologia da comunicaĂ§Ă£o e
conforto que um carro moderno deve ter.
Isso sem falar no desenho moderno
e bonito, o Polo Highline chama a
atenĂ§Ă£o por onde passa e impõe respeito na rodovia onde engole facilmente o
asfalto sem deixar muita chance para os outros carros. A parte mecĂ¢nica Ă© o
grande “pulo do gato”, Ă© a melhor
definiĂ§Ă£o de downsizing da engenharia automotiva, o motor 200 TSI com trĂªs
cilindros, 999 cm³ de cilindrada, Total Flex, Turbo, gera potĂªncia 128 cv com
etanol e 115 cv com gasolina com torque mĂ¡ximo de 200 Nm (20,4 kgfm) com
qualquer combustĂvel e cĂ¢mbio automĂ¡tico de 6 velocidades.
O modelo que avaliei estava
abastecido com gasolina, isso foi muito bom, deu para comparar o consumo que
aferi no lançamento com aquele que o proprietĂ¡rio vai ter usando o carro em condições
normais do dia-a-dia e garante tambĂ©m uma grande autonomia, fiz trĂªs viagens
para o interior de SĂ£o Paulo sem precisar abastecer, nĂ£o Ă© o mĂ¡ximo?
O Polo Highline Ă© a versĂ£o todo de linha acrescida de um pacote
opcional (menos o Active Info Display)
que facilita muito mais a vida do motorista e traz alegria e conforto para os passageiros:
ar-condicionado digital, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas,
computador de bordo, farĂ³is de neblina com “cornering light”, sistema “Kessy” (abertura
e fechamento das portas, partida do motor por botĂ£o sem uso da chave),
controlador automĂ¡tico de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno
eletrocrĂ´mico, volante multifuncional com “shift paddles”, sensores de chuva e
crepuscular, porta-luvas refrigerado, luz diurna em LED e sistema de
infotainment “Discover Media”. Os bancos sĂ£o confortĂ¡veis e a posiĂ§Ă£o de
dirigir Ă© excelente, a direĂ§Ă£o elĂ©trica possui vĂ¡rios mapeamentos que fornecem carga
adequada para cada situaĂ§Ă£o (manobras, mĂ©dia e alta velocidades), combina
conforto e estabilidade direcional. Isso faz uma enorme diferença principalmente
na cidade, onde as situações sĂ£o mais variadas que na estrada.
Dirigir Ă© uma delicia, o Polo Highline atende prontamente todas
as manobras, nĂ£o dĂ¡ trabalho na hora de estacionar, sempre auxiliado pela cĂ¢mera
de rĂ© e os sensores que sĂ£o um suporte precioso para os jĂ¡ generosos
retrovisores. O conjunto mecĂ¢nico funciona com muita harmonia, em baixas
velocidades o cĂ¢mbio logo procura marchas mais altas, eu andei grande parte do
tempo em 4ª marcha, isso garante baixa rotaĂ§Ă£o do motor (cerca de 1.500 rpm) e Ă©
fundamental para o consumo de combustĂvel: segundo dados do computador de
bordo, a mĂ©dia foi de 12,5 km/l, um nĂºmero muito respeitĂ¡vel.
Com eu disse antes, fiz trĂªs viagens
para o interior de SĂ£o Paulo utilizando a mesma rodovia, a dos Bandeirantes. Na
mais longa delas, fui até a cidade de Campinas onde andei pela estrada em 95%
do tempo, motivo esse que me permitiu avaliar com muito mais precisĂ£o o consumo
em dois diferentes modos de conduĂ§Ă£o: com e sem o Cruise Control.
Na estrada o Polo Highline Ă© fantĂ¡stico, muito firme e seguro em piso seco e
molhado (choveu na ida!), além dos freios a disco nas quatro rodas, os suportes
eletrĂ´nicos proporcionam uma viagem tranqĂ¼ila: M-ABS, EBD, TC, ESS, MSR, ESC, HHC, HBA,
EDS, XDS+, BSW, RKA+, GMA, detector de fadiga (veja Itens de SĂ©rie) sĂ£o mais que uma sopa de letras, na verdade eles
garantem a qualidade da dirigibilidade e sĂ£o o que existe de mais moderno em
sistemas de segurança para automĂ³veis, muitos destes itens sĂ³ sĂ£o encontrados em
modelos Premium.
Na ida fiz o trajeto apenas dosando
a velocidade com o pĂ©, a mĂ¡xima da rodovia Ă© de 120 km/h , atingida
rapidamente e sempre em 6ª marcha, mesmo nas subidas e em momentos de
ultrapassagens as reduções nĂ£o existem, sĂ³ mesmo se vocĂª tiver que tirar o pĂ©
do acelerador para frear ou reduzir muito a velocidade, caso contrĂ¡rio, ele nem
pensa em mudar a marcha, com esse tipo de conduĂ§Ă£o, consegui uma media de 17,3
km/l, com ar condicionado ligado, duas pessoas a bordo e pegando um pouco de
chuva.
Na volta a conversa foi outra, a
estrada estava completamente seca e com poucos carros, ideal para se usar o
Cruise Control sem correr riscos desnecessĂ¡rios. O comportamento muda bastante,
o Polo Highline fica um pouco mais
nervoso pois a intenĂ§Ă£o Ă© manter a velocidade programada a qualquer custo, entĂ£o
a reduĂ§Ă£o de uma marcha Ă© sentida algumas vezes no percurso de 100 km . Ele nĂ£o muda em nada a
dirigibilidade e nĂ£o precisei fazer nenhuma compensaĂ§Ă£o no acelerador mesmo em
momento de ultrapassagem, mas quando se trata de retomar a velocidade ele fica
muito mais arisco quando usei o artifĂcio eletrĂ´nico, isso faz com que ele gaste
mais, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 14,8 km/l, nĂ£o Ă© um
desastre, mas jĂ¡ baixa a autonomia. O ideal mesmo Ă© programar a velocidade desejada sem acionar e
quando for retomar fazer manualmente, usando o Cruise apenas para Cruzeiro,
caso contrĂ¡rio ele vai beber mesmo!
O Polo Highline tem preço inicial sugerido de R$ 69.190,00, 7
cores para escolher, opcionais com pacotes de equipamentos, Volkswagen Financial Services, 3 anos
de garantia, pacotes de vantagens para aquisiĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o e a certeza que,
o sucesso nĂ£o vem por acaso e a Volkswagen
soube chegar lĂ¡!
Ficha TĂ©cnica
Itens de SĂ©rie
Principais
- "ABS" - freios com sistema antitravamento
- "Aerowischer" – palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinĂ¢mico
- "Easy drive" - direĂ§Ă£o elĂ©trica
- "EBD" - freios com distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica de frenagem
- "ESS" - alerta de frenagem de emergĂªncia
- "HHC" (Hill Hold Control) - assistente para partida em aclive/subida
- "Kessy" - acesso ao veĂculo sem o uso da chave e botĂ£o para partĂda do motor
- "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento traseiros
- "Piloto automĂ¡tico" - controle automĂ¡tico de velocidade
- "Sit & Adjust" - banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- “I‐System” ‐ computador de bordo
- “Keyless” ‐ sistema de alarme com comando remoto
- 2 airbags dianteiros com desativaĂ§Ă£o do passageiro e 2 laterais para os ocupantes dianteiros
- 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
- 4 alto-falantes e 2 tweeters
- Alerta sonoro de farĂ³is acesos
- Alerta sonoro e visual de nĂ£o utilizaĂ§Ă£o dos cintos de segurança dianteiros
- Antena no teto
- Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pĂ³len
- Banco do passageiro dianteiro rebatĂvel
- Banco traseiro com encosto rebatĂvel bi-partido
- Bancos revestidos de tecido
- Chave "canivete" com controle remoto
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
- Cintos de segurança traseiros automĂ¡ticos de 3 pontos (inclusive o central)
- Coluna de direĂ§Ă£o com ajuste de altura e profundidade
- Colunas centrais e traseiras externas com aplique preto fosco
- Controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), Controle de traĂ§Ă£o (ASR), Bloqueio eletrĂ´nico do diferencial (EDS)
- Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saĂdas de ar traseiras e 2 portas USB para carga
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustĂ¡veis com luzes indicadoras de direĂ§Ă£o integradas e funĂ§Ă£o tilt down no lado direito . FarĂ³is de neblina com funĂ§Ă£o "Cornering Light" (luz de conversĂ£o estĂ¡tica)
- FarĂ³is duplos
- FixaĂ§Ă£o de assento de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
- Grade dianteira com inserto cromado
- IluminaĂ§Ă£o no porta-luvas e porta-malas
- Indicador de troca de marcha
- Lanternas traseiras escurecidas
- Luz de conduĂ§Ă£o diurna em LED ao lado dos farĂ³is de neblina
- Luz de cortesia dianteira e traseira
- Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veĂculo
- Para-choques dianteiro e traseiro na cor do veĂculo (com inserto cromado no dianteiro)
- Para-sĂ³is com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Porta-luvas refrigerado
- Porta-Ă³culos
- Sistema de som "Composition Touch" com App-Connect
- Rodas de liga leve aro 16” Design Avalanche com pneus 195/55 R16
- Sobretapetes
- Suporte para celular com entrada USB para carga
- Tomada 12V no console central
- TransmissĂ£o automĂ¡tica de 6 velocidades
- Travamento elĂ©trico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustĂvel
- Vidros elĂ©tricos dianteiros e traseiros com funĂ§Ă£o "one touch" nos dianteiros
- Volante multifuncional em couro com "shift paddles" e detalhes em black piano
Acabamento Interno
Tecido "Inazawa"
Cores
SĂ³lidas
Preto Ninja
Branco Cristal
Vermelho Tornado
MetĂ¡licas
Cinza Platinum
Azul Night
Prata Sirius
Prata TungstĂªnio
Opcionais
Couro native
Revestimento dos bancos em couro sintético "Native"
Revestimento das portas e laterais parcialmente em couro sintético "Native"
Pacotes
Tech High
- "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- "RKA" ‐ Indicador de controle da pressĂ£o dos pneus
- “s.a.v.e.” ‐ porta‐malas com sistema de ajuste variĂ¡vel de espaço
- Antena Diversity TubarĂ£o
- CĂ¢mera traseira
- Detector de fadiga
- Espelho retrovisor interno eletrocrĂ´mico
- Farol com ajuste automĂ¡tico de intensidade e funĂ§Ă£o coming/leaving home
- Multicollision Brake
- Rede no porta-malas
- Sensores de chuva e crepuscular
- Sistema infotainment "Discover Media" com navegaĂ§Ă£o, App-Connect e comando de voz
Technology Pack
- "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- "RKA" ‐ Indicador de controle da pressĂ£o dos pneus
- “s.a.v.e.” ‐ porta‐malas com sistema de ajuste variĂ¡vel de espaço
- Antena Diversity TubarĂ£o
- CĂ¢mera traseira
- Detector de fadiga
- Espelho retrovisor interno eletrocrĂ´mico
- Farol com ajuste automĂ¡tico de intensidade e funĂ§Ă£o coming/leaving home
- Instrumento combinado digital (Active Info Display)
- Multicollision Brake
- Rede no porta-malas
- Rodas de liga leve 17" com pneus 205/50 R17
- Sensores de chuva e crepuscular
- Sistema infotainment "Discover Media" com navegaĂ§Ă£o, App-Connect e comando de voz
0 ComentĂ¡rios