A longa parceria tĂ©cnica entre a Pirelli e a McLaren agora abre um novo capĂ­tulo, um dos mais desafiadores de sua histĂ³ria

Texto e fotos: Pirelli

O desenvolvimento de pneus para garantir os nĂ­veis mais altos de desempenho, dentro e fora da pista, para um carro especial, com caracterĂ­sticas Ăºnicas: a nova McLaren Senna.


O resultado sĂ£o versões particularmente extremas dos pneus P Zero e Pirelli P Zero Trofeo, que irĂ£o equipar o hipercarro britĂ¢nico. O P Zero Trofeo desenvolvido para a McLaren Senna foi concebido para uso em circuitos de corrida, mas tambĂ©m pode rodar em ruas e estradas. Da mesma forma, o P Zero, por natureza um pneu mais para uso diĂ¡rio, tambĂ©m poderĂ¡ ser utilizado em pistas.


Para desenvolver o melhor produto possĂ­vel, os engenheiros da Pirelli dependiam nĂ£o sĂ³ de uma extensa histĂ³ria compartilhada com a McLaren – especialmente no desenvolvimento de pneus para o P1 – mas, acima de tudo, de todas as lições aprendidas no motorsport.


A McLaren Senna Ă© um autĂªntico carro esportivo, uma reminiscĂªncia de uma mĂ¡quina de GT3 para a estrada. Isto fica explicito em sua estarrecedora potĂªncia de 800 cavalos, em seu chassi de fibra de carbono extremamente leve, em seu sistema de suspensĂ£o derivado do usado em competiĂ§Ă£o e em sua aerodinĂ¢mica de ponta. Estas caracterĂ­sticas principais requisitaram pneus feitos sob medida, capazes de suportar extrema aceleraĂ§Ă£o e altĂ­ssimas cargas aerodinĂ¢micas.


A Pirelli deu atenĂ§Ă£o especial aos materiais para conseguir alcançar estes objetivos, escolhendo os mais adequados a uma performance extrema, com peso leve e design ideal, garantindo confiabilidade e adequaĂ§Ă£o a um propĂ³sito. A combinaĂ§Ă£o de todos esses elementos garante perfeito equilĂ­brio e aderĂªncia, com entradas precisas nas curvas, estabilidade impressionante e mĂ¡xima traĂ§Ă£o em qualquer condiĂ§Ă£o, alĂ©m de distĂ¢ncias de frenagem reduzidas. O desenho inovador do pneu, com perfis e paredes laterais assimĂ©tricas, proporciona a aderĂªncia lateral ideal e maximiza a interaĂ§Ă£o entre os eixos dianteiro e traseiro.