• No âmbito da evolução rumo ao 5G, a tecnologia de comunicação C-V2X (“Cellular Vehicle-to-Everything”) marca uma etapa importante em prol do veículo conectado e autônomo e da segurança viária;
  • Esses testes permitirão a implantação da tecnologia a partir de 2020;
  • Em março, o Groupe PSA e a Qualcomm Technologies realizarão a primeira demonstração da tecnologia C-V2X na França, por ocasião do evento “In&Out” sobre mobilidade digital, em Rennes.

Texto e fotos: Groupe PSA

O Groupe PSA e a Qualcomm Technologies, Inc., filial da Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM) estão acelerando a integração da tecnologia de comunicação C-V2X (“Cellular Vehicle-to-Everything”). Um dos objetivos é testar essa tecnologia como o primeiro passo da implantação 5G no setor automotivo, com a comunicação direta entre veículos.


Desde os primeiros testes, em fevereiro de 2017, as duas empresas têm colaborado para testar a tecnologia C-V2X de acordo com as especificações do programa de 3ª geração (“3rd Generation Partnership Program” 3GPP) na faixa de 5,9 GHz (PC5). Essa tecnologia deverá ser explorada no Sistema de Transporte Inteligente (STI) e das comunicações, passando através das redes de todas as operadoras de telecomunicações.
Por ocasião do evento “In&Out” sobre mobilidade digital, que será realizado no próximo mês de março em Rennes, os veículos do Groupe PSA equipados com a tecnologia C-V2X e dotados do chip 9150 C-V2X e da plataforma de referência Qualcomm® apresentarão exemplos de utilização para auxiliar o condutor. Os veículos se comunicam entre si para alertar eventuais perigos na estrada, tais como veículos lentos ou parados.
A tecnologia C-V2X é uma solução de comunicação entre veículos, assim como entre veículos e infraestruturas, e que contribui para aumentar a segurança viária, ajudar a tornar o tráfego mais fluido nas estradas e desenvolver a condução automatizada.
Em sua próxima versão, a tecnologia C-V2X contará com uma função 5G New Radio (NR) que viabilizará uma conectividade de alta velocidade e ultrabaixa latência, extremamente confiável para utilizações avançadas em matéria de condução autônoma graças aos sensores de alta velocidade, compartilhamento de conteúdo e atualizações de mapas em 3D HD.
Para favorecer a expansão global do ecossistema C-V2X, o Groupe PSA aderiu recentemente à 5G Automotive Association (Associação Automotiva 5G - 5GAA). Essa organização interprofissional incentiva as comunicações C-V2X, tanto diretas como via redes.
Ela possui atualmente mais de 70 membros em todo o mundo, incluindo fabricantes de automóveis e seus fornecedores, operadoras de telecomunicações móveis, fabricantes de semicondutores, fornecedores de equipamentos de teste, operadoras de redes de telecomunicações e fornecedores de softwares e equipamentos STI.
"A tecnologia C-V2X é internacionalmente aclamada e apoiada por um ecossistema global, o que deve permitir que ela se torne uma tecnologia líder", disse Carla Gohin, Vice-Presidente de Inovação do Groupe PSA. “As comunicações C-V2X contribuem ativamente para a segurança viária graças aos veículos conectados que já estamos equipando com telemática embarcada. Estamos muito satisfeitos em colaborarmos com a Qualcomm Technologies para validar essa tecnologia, trabalhando com utilizações avançadas e podendo, assim, garantir a transição para o 5G com a adoção da tecnologia C-V2X em nível mundial. ”
“Assim como a Qualcomm Technologies, o Groupe PSA é um dos principais protagonistas da inovação que contribui para a evolução de toda a indústria automotiva”, disse Enrico Salvatori, Vice-Presidente e Presidente da Qualcomm para a região da Europa, Oriente Médio e África. “Essa parceria é uma continuação da relação que mantemos já há muito tempo com o Groupe PSA, que adotou, entre outros, nossas soluções de telemática 4G, nossos sistemas de infoentretenimento Snapdragon e nossa plataforma de antenas inteligentes. Estamos orgulhosos de levar adiante nossa colaboração com o Groupe PSA para integrar a tecnologia C-V2X nos veículos e nos beneficiarmos das tecnologias automotivas mais avançadas com o 5G.”