Carta de vinhos e cervejas artesanais chilenas também são destaque

Texto e fotos: Hotel Ladera

Privilegiando ingredientes locais, frescos e da estação, que dão ainda mais sabor e cor aos pratos – certamente a tendência gastronômica que mais cresce no mundo –, o chef chileno Marco Salinas, que tem passagem pela cozinha de restaurantes de Paris e Nova York com estrelas no Guia Michelin, acaba de reformular o cardápio do restaurante do Hotel Ladera, em Santiago, capital chilena.


O novo menu, parte importantíssima da experiência memorável que o empreendimento quer que os hóspedes desfrutem em suas instalações, é calcado no resgate da culinária tradicional do Chile. Assim, a parte dedicada às entradas lista opções como ceviche misto de salmão e reineta (peixe) com balsâmico de maçã, além de duas saladas: uma de frango com verduras e frutas secas e outra com camarões salteados no azeite e acompanhados de folhas verdes, pepinos e pimentões.


Entre os pratos principais, pode-se escolher entre costela bovina assada em fogo lento e temperada com vinho tinto e licor de cassis; massa artesanal preparada diariamente pelo restaurante; salada vegetariana; e frango em tiras salteado com mel e balsâmico de maçã. Para acompanhar, arroz creole, purê de batatas e creme de espinafre são algumas possibilidades. Se a preferência, no entanto, for algo mais rápido e trivial, o chef Salinas sugere os lanches (há hambúrgueres artesanais e sanduíche de frango) e as pizzas. O gran finale são as sobremesas, que vão de salada de frutas da estação com calda de caramelo a sorvete com frutas secas caramelizadas e farofa doce crocante.


A carta de bebidas também foi renovada e agora reúne 17 tipos de vinhos e espumantes de produtores chilenos. Para os que preferem uma cerveja, o restaurante oferece nove rótulos, produzidos artesanalmente nas cidades de Santiago e Curicó. E, na medida para os dias quentes do verão, há drinques como pisco sour, mojito e margarita.


Localizado no bairro de Providencia e com fácil acesso ao centro e a outros pontos de interesse turístico de Santiago, o Ladera se diferencia por criar ambientes charmosos e tranquilos para que o hóspede se desconecte da agitação de uma metrópole do porte da capital chilena, sempre com atenção aos detalhes característicos de um excelente serviço.