O evento realizado pela montadora coreana apresentou os 4 modelos que vão começar a colocar fogo no mercado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Texto Idea Comunicação / Luca Bassani

Sabe aquele carro de design esquisito, motor Mercedes de gerações passadas, câmbio não muito confiável, bebia mais que torcedor de time campeão e assistência técnica que te deixava na mão? Pois é, ele não existe mais, sua nova tecnologia de ponta e a conversa com gente muito séria vai alavancar a marca dentro do mercado brasileiro, o mais importante da América Latina.


Eu fui convidado para avaliar, em um agradável Test Drive, os primeiros quatro modelos que apenas aguardam a liberação dos órgãos oficiais para serem finalmente comercializados no Brasil. Como eu disse na matéria que contava a volta da SsangYong ao mercado brasileiro, que você pode lembrar AQUI, o posicionamento da marca com seus novos modelos que chegam sem esquecer os antigos proprietários, vai fazer diferença na hora de se optar por um veículo Premium.


Os indianos do Mahindra Group são os atuais donos da montadora, sob seu guarda-chuva está também a tradicionalíssima Pininfarina, responsável agora pelo design dos novos carros, do casamento de 10 anos com a Mercedes-Benz ficou apenas o aprendizado no desenvolvimento dos novos motores agora 100% SsangYong que em conjunto com os ótimos câmbios automáticos da Aisin tem um powertrain de muito respeito e qualidade.


Pude dirigir todos os modelos em revezamento com outros colegas que faziam parte do evento, estes carros são os que estão servindo para a homologação no Brasil. Vale lembrar que a Venko Motors, atual representante da marca, vai oferecer duas versões de cada carro (entrada e topo de linha) neste primeiro momento e esperam vender até o fim de 2018 cerca de 3.000 unidades. Voltando ao teste, são duas versões equipadas com motor Diesel e duas com gasolina.


Comecei com a Picape Actyon Sports, uma senhorita esguia e muito nervosinha, tem tração 4x4, motor de 2.2 litros Turbo Intercooler Euro VI, 178 cv e torque de 41 Kgf.m, transmissão automática de seis velocidades com trocas seqüenciais, ABS, EBD, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e preço estimado entre R$ 120 mil e 135 mil.


Eu a chamei de “nervosinha” pelo fato de não ter muito como característica aquele lado meio sedã de suas concorrentes nacionais, ela é mais parruda, tem cara de carro de trabalho sem abandonar o lado do lazer, sua suspensão é forte e rígida e deve ser dirigida cuidadosamente, claro, é uma picape! O que me agradou muito foi a força do motor, não tem subida nem decida que assuste a garota, nas retas da estrada que usamos, ela se comportou muito bem e em alguns momentos quase que pedia para eu acelerar mais.


Agora vamos pular para os carros, continuando na linha Diesel é a vez do Korando. Sucesso desde seu surgimento em 1982 ele foi reestilizado, ganhou o novo motor e tem a parte mecânica igual ao da Picape Actyon Sports, é um SUV equipado com tração AWD e não economiza no espaço: 4.410 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura, entre - eixos de 2.650 e porta-malas de 486 litros.


É um carro muito gostoso de dirigir, os bancos são confortáveis e tem muita tecnologia embarcada, não é uma picape fechada, é um automóvel com características próprias. Diferentemente de sua irmã, ele é menos nervoso e mais prático, em trechos urbanos fica fácil de conduzir e não tem um tamanho exagerado que dificulte as manobras, mesmo na hora de estacionar. O que chamou a atenção é que o isolamento acústico dele é menos eficiente que o da Picape Actyon Sports, mas não tira o brilho do modelo.


O Korando ainda tem ar-condicionado digital, partida por chave presencial, freios dianteiros e traseiros a disco, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED e preço estimado entre R$ 135 mil a 150 mil.


Agora é a vez dos modelos com motor a gasolina. O Tivoli é um SUV compacto cheio de tecnologia e bem equipado, vai atuar em um segmento muito disputado do mercado brigando com os nacionais e alguns importados. Ele tem motor 1.6 com 128 cv, torque de 16,3 Kgf.m, transmissão automática de seis velocidades e trocas seqüenciais e será a única opção oferecida no Brasil, direção elétrica com três ajustes (Normal, Sport e Comfort) chave presencial, bancos de couro, ar-condicionado digital dual zone, controle de estabilidade e de tração, luzes diurnas de LED e muito mais.


Esse modelo vai estar à venda com preço estimado entre R$ 85 mil a 100 mil e certamente deve ser o carro-chefe da SsangYong por nossas bandas. O conjunto mecânico é muito bem ajustado, mas nas retomadas de velocidade ele dá mostras que, se o motor fosse um pouco mais robusto as trocas de marcha seriam menos necessárias. Fiz o teste em um momento que a estrada tinha mais trechos de subida, ele não se acovarda em nenhum momento, porém para se manter a velocidade ele sempre busca uma ou duas posições inferiores, em compensação, nas retas, navega com muita rapidez e agilidade atingindo sem muito esforço a velocidade da rodovia.


Para encerrar a maratona automotiva, mais um SUV, o XLV é um carro muito bonito, por fora e por dentro, foi apresentado como carro-conceito (XLV Air) no Salão de Frankfurt de 2015 onde fez tanto sucesso que acabou virando um produto de linha. Ele se parece com o Tivoli, mas o XLV tem a traseira mais alongada, usa o mesmo conjunto mecânico com motor 1.6 de 128 cv, torque de 16,3 Kgf.m, transmissão automática de seis velocidades e trocas seqüenciais.


Uma das opções do modelo é a de combinar cores entre o teto e a carroceria, assim como o acabamento de couro dos bancos que também terá alternativas de composição de cores. É um modelo um pouco mais família, ideal para quem tem filhos e carga, pode ser considerado um Station Wagon menor, tem um desempenho muito semelhante ao irmão e é muito seguro para dirigir. Mesmo com o alongamento da traseira, as reações são firmes e precisas, em curvas o carro tem os suportes eletrônicos que ajudam em uma condução sem sustos.


O acabamento é surpreendente: chave presencial, bancos de couro e ar-condicionado digital dual zone, console central que comporta até um tablet, bolsos laterais nas 4 portas, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED e preço estimado entre R$ 90 mil a 105 mil.


Todos os modelos da SsangYong terão três anos de garantia, assistência técnica em vários estados do Brasil e a previsão da importadora é chegar ao fim do próximo ano com 50 concessionárias credenciadas.


2018 desponta melhor para o setor dos automóveis no Brasil, o fim do Inovar-Auto dá início a uma nova fase tanto para os fabricantes quanto para os importadores, o mercado se abre e as novas tecnologias ganham espaço, a evolução só acontece quando alguém se propõem a fazer melhor por um preço justo, isso se chama concorrência e ela não pode faltar nesse mercado, nunca!


Fichas Técnicas
MODELO

ACTYON SPORTS
KORANDO
TIVOLI
XLV
Comprimento
(mm)
4.990
4.410
4.202
4.440
Largura
(mm)
1.910
1.830
1.798
1.798
Altura
(mm)
1.790
1.680 (1.710)
1.590 (1.600)
1.635
Entre Eixos
(mm)
3.060
2.650
2.600
2.600
Ocupantes

5
5
5
5
Peso em Ordem de Marcha

2.059
1.750
1.300
1.345
Capacidade de Carga
(kg)
720
-
-
-
Carroceria (Cxlxa)
(mm)
1.280 x 1.600 x 550
-
-
-
Pbt
(kg)
2.740
2.300
1.810
1.870
Motor

2.2 TURBO INTERCOOLER
2.2 TURBO INTERCOOLER
1.6
1.6
Combustível

DIESEL (S-10)
DIESEL (S-10)
GASOLINA
GASOLINA
Capacidade
Litros
75
57
47
47
Potência Máxima
(CV / RPM)
178 / 4000
178 / 4000
128 / 6000
128 / 6000
Torque
(KGF.M / RPM)
41 / 1400~2800
41 / 1400~2800
16 / 4600
16 / 4600
Transmissão

6 Velocidades Automático Seqüencial - AISIN
6 Velocidades Automático Seqüencial - AISIN
6 Velocidades Automático Seqüencial - AISIN
6 Velocidades Automático Seqüencial - AISIN
Tração

4 x 4 | 4 x 2 (TRAS)
AWD
4 x 2 (DIANTEIRA)
4 x 2 (DIANTEIRA)
Direção

HIDRÁULICA
ELÉTRICA
ELÉTRICA
ELÉTRICA
Freios Dianteiros

DISCO
DISCO
DISCO
DISCO
Freios Traseiros

DISCO
DISCO
DISCO
DISCO
Suspensão Dianteira

Wishbone
+ Mola Helicoidal
Macpherson
+ Mola Helicoidal
Macpherson
+ Mola Helicoidal
Macpherson
+ Mola Helicoidal
Suspensão Traseira

Suspensão de Eixo Rígido
+ Mola Helicoidal
Multi Link
+ Mola Helicoidal
Eixo Rígido
+ Mola Helicoidal
Eixo Rígido
+ Mola Helicoidal

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