O evento realizado pela montadora
coreana apresentou os 4 modelos que vão começar a colocar fogo no mercado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Texto Idea Comunicação / Luca Bassani
Sabe aquele carro de design
esquisito, motor Mercedes de
gerações passadas, câmbio não muito confiável, bebia mais que torcedor de time
campeão e assistência técnica que te deixava na mão? Pois é, ele não existe
mais, sua nova tecnologia de ponta e a conversa com gente muito séria vai
alavancar a marca dentro do mercado brasileiro, o mais importante da América
Latina.
Eu fui convidado para avaliar, em
um agradável Test Drive, os primeiros quatro modelos que apenas aguardam a
liberação dos órgãos oficiais para serem finalmente comercializados no Brasil.
Como eu disse na matéria que contava a volta da SsangYong ao mercado brasileiro, que você pode lembrar AQUI,
o posicionamento da marca com seus novos modelos que chegam sem esquecer os
antigos proprietários, vai fazer diferença na hora de se optar por um veículo
Premium.
Os indianos do Mahindra Group são os atuais donos da
montadora, sob seu guarda-chuva está também a tradicionalíssima Pininfarina, responsável agora pelo
design dos novos carros, do casamento de 10 anos com a Mercedes-Benz ficou apenas o aprendizado no desenvolvimento dos
novos motores agora 100% SsangYong
que em conjunto com os ótimos câmbios automáticos da Aisin tem um powertrain de muito respeito e qualidade.
Pude dirigir todos os modelos em
revezamento com outros colegas que faziam parte do evento, estes carros são os
que estão servindo para a homologação no Brasil. Vale lembrar que a Venko Motors, atual representante da
marca, vai oferecer duas versões de cada carro (entrada e topo de linha) neste
primeiro momento e esperam vender até o fim de 2018 cerca de 3.000 unidades.
Voltando ao teste, são duas versões equipadas com motor Diesel e duas com
gasolina.
Comecei com a Picape Actyon Sports, uma senhorita
esguia e muito nervosinha, tem tração 4x4, motor de 2.2 litros Turbo
Intercooler Euro VI, 178 cv e torque de 41 Kgf.m, transmissão automática de
seis velocidades com trocas seqüenciais, ABS, EBD, controle de estabilidade,
assistente de partida em rampa e preço estimado entre R$ 120 mil e
135 mil.
Eu a chamei de “nervosinha” pelo fato de não ter muito como
característica aquele lado meio sedã de suas concorrentes nacionais, ela é mais
parruda, tem cara de carro de trabalho sem abandonar o lado do lazer, sua
suspensão é forte e rígida e deve ser dirigida cuidadosamente, claro, é uma
picape! O que me agradou muito foi a força do motor, não tem subida nem decida
que assuste a garota, nas retas da estrada que usamos, ela se comportou muito
bem e em alguns momentos quase que pedia para eu acelerar mais.
Agora vamos pular para os carros,
continuando na linha Diesel é a vez do Korando.
Sucesso desde seu surgimento em 1982 ele foi reestilizado, ganhou o novo motor e tem a parte mecânica igual ao da Picape Actyon Sports, é um SUV equipado com tração AWD e não
economiza no espaço: 4.410
mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura, entre
- eixos de 2.650 e porta-malas de 486 litros .
É um carro muito gostoso de
dirigir, os bancos são confortáveis e tem muita tecnologia embarcada, não é uma
picape fechada, é um automóvel com características próprias. Diferentemente de
sua irmã, ele é menos nervoso e mais prático, em trechos urbanos fica fácil de
conduzir e não tem um tamanho exagerado que dificulte as manobras, mesmo na
hora de estacionar. O que chamou a atenção é que o isolamento acústico dele é
menos eficiente que o da Picape Actyon
Sports, mas não tira o brilho do modelo.
O Korando ainda tem ar-condicionado digital, partida por chave
presencial, freios dianteiros e traseiros a disco, controles de estabilidade e
tração, assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED e preço estimado
entre R$ 135 mil a 150 mil.
Agora é a vez dos modelos com
motor a gasolina. O Tivoli é um SUV compacto
cheio de tecnologia e bem equipado, vai atuar em um segmento muito disputado
do mercado brigando com os nacionais e alguns importados. Ele tem motor 1.6 com 128
cv, torque de 16,3 Kgf.m, transmissão automática de seis velocidades e trocas seqüenciais
e será a única opção oferecida no Brasil, direção elétrica com três ajustes (Normal,
Sport e Comfort) chave presencial, bancos de couro, ar-condicionado digital
dual zone, controle de estabilidade e de tração, luzes diurnas de LED e muito
mais.
Esse modelo vai estar à venda com
preço estimado entre R$ 85 mil a 100 mil e certamente deve ser o carro-chefe da SsangYong por nossas bandas. O
conjunto mecânico é muito bem ajustado, mas nas retomadas de velocidade ele dá
mostras que, se o motor fosse um pouco mais robusto as trocas de marcha seriam
menos necessárias. Fiz o teste em um momento que a estrada tinha mais trechos
de subida, ele não se acovarda em nenhum momento, porém para se manter a
velocidade ele sempre busca uma ou duas posições inferiores, em compensação,
nas retas, navega com muita rapidez e agilidade atingindo sem muito esforço a
velocidade da rodovia.
Para encerrar a maratona
automotiva, mais um SUV, o XLV é um
carro muito bonito, por fora e por dentro, foi apresentado como carro-conceito (XLV Air) no Salão de Frankfurt de 2015 onde
fez tanto sucesso que acabou virando um produto de linha. Ele se parece
com o Tivoli, mas o XLV tem a traseira mais alongada, usa o
mesmo conjunto mecânico com motor 1.6 de 128 cv, torque de 16,3 Kgf.m, transmissão
automática de seis velocidades e trocas seqüenciais.
Uma das opções do modelo é a de combinar
cores entre o teto e a carroceria, assim como o acabamento de couro dos bancos que
também terá alternativas de composição de cores. É um modelo um pouco mais
família, ideal para quem tem filhos e carga, pode ser considerado um Station
Wagon menor, tem um desempenho muito semelhante ao irmão e é muito seguro para
dirigir. Mesmo com o alongamento da traseira, as reações são firmes e precisas,
em curvas o carro tem os suportes eletrônicos que ajudam em uma condução sem
sustos.
O acabamento é surpreendente: chave
presencial, bancos de couro e ar-condicionado digital dual zone, console
central que comporta até um tablet, bolsos laterais nas 4 portas, controles de
estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED e preço
estimado entre R$ 90 mil a 105 mil.
Todos os modelos da SsangYong terão três anos de garantia, assistência
técnica em vários estados do Brasil e a previsão da importadora é chegar ao fim
do próximo ano com 50 concessionárias credenciadas.
2018 desponta melhor para o setor
dos automóveis no Brasil, o fim do Inovar-Auto dá início a uma nova fase tanto
para os fabricantes quanto para os importadores, o mercado se abre e as novas
tecnologias ganham espaço, a evolução só acontece quando alguém se propõem a
fazer melhor por um preço justo, isso se chama concorrência e ela não pode
faltar nesse mercado, nunca!
Fichas Técnicas
MODELO
|
ACTYON SPORTS
|
KORANDO
|
TIVOLI
|
XLV
|
|
Comprimento
|
(mm)
|
4.990
|
4.410
|
4.202
|
4.440
|
Largura
|
(mm)
|
1.910
|
1.830
|
1.798
|
1.798
|
Altura
|
(mm)
|
1.790
|
1.680 (1.710)
|
1.590 (1.600)
|
1.635
|
Entre Eixos
|
(mm)
|
3.060
|
2.650
|
2.600
|
2.600
|
Ocupantes
|
5
|
5
|
5
|
5
|
|
Peso em
Ordem de Marcha
|
2.059
|
1.750
|
1.300
|
1.345
|
|
Capacidade de
Carga
|
(kg)
|
720
|
-
|
-
|
-
|
Carroceria (Cxlxa)
|
(mm)
|
1.280 x
1.600 x 550
|
-
|
-
|
-
|
Pbt
|
(kg)
|
2.740
|
2.300
|
1.810
|
1.870
|
Motor
|
2.2 TURBO INTERCOOLER
|
2.2 TURBO INTERCOOLER
|
1.6
|
1.6
|
|
Combustível
|
DIESEL (S-10)
|
DIESEL (S-10)
|
GASOLINA
|
GASOLINA
|
|
Capacidade
|
Litros
|
75
|
57
|
47
|
47
|
Potência
Máxima
|
(CV / RPM)
|
178 / 4000
|
178 / 4000
|
128 / 6000
|
128 / 6000
|
Torque
|
(KGF.M /
RPM)
|
41 / 1400~2800
|
41 / 1400~2800
|
16 / 4600
|
16 / 4600
|
Transmissão
|
6 Velocidades
Automático Seqüencial - AISIN
|
6 Velocidades
Automático Seqüencial - AISIN
|
6 Velocidades
Automático Seqüencial - AISIN
|
6 Velocidades
Automático Seqüencial - AISIN
|
|
Tração
|
4 x 4 | 4 x
2 (TRAS)
|
AWD
|
4 x 2
(DIANTEIRA)
|
4 x 2
(DIANTEIRA)
|
|
Direção
|
HIDRÁULICA
|
ELÉTRICA
|
ELÉTRICA
|
ELÉTRICA
|
|
Freios
Dianteiros
|
DISCO
|
DISCO
|
DISCO
|
DISCO
|
|
Freios Traseiros
|
DISCO
|
DISCO
|
DISCO
|
DISCO
|
|
Suspensão
Dianteira
|
Wishbone
+ Mola
Helicoidal
|
Macpherson
+ Mola Helicoidal
|
Macpherson
+ Mola
Helicoidal
|
Macpherson
+ Mola
Helicoidal
|
|
Suspensão
Traseira
|
Suspensão de
Eixo Rígido
+ Mola
Helicoidal
|
Multi Link
+ Mola
Helicoidal
|
Eixo Rígido
+ Mola
Helicoidal
|
Eixo Rígido
+ Mola
Helicoidal
|
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