Uma das maiores fabricantes de pneus para motocicletas apresentou uma novidade para quem tem pouca cilindrada

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Metzeler

Ah, o pneu. Certamente ele é uma das maiores preocupações para aqueles que ganham seu sustento utilizando seu meio de transporte como provedor. Viver andando para cima e para baixo em cidades como São Paulo é, para o motociclista, estar eternamente no fio da navalha, afinal de contas o veículo que trabalha é o mesmo que será usado também para o lazer, andar significa gastar, principalmente os pneus pelas esburacadas ruas da metrópole. Será que não tem ninguém que pense nesses trabalhadores, em uma forma de amenizar suas despesas e garantir maior segurança? Claro que tem!


Eu fui convidado para conhecer uma novidade que a Metzeler, uma empresa que vive hoje o auge de seu Centésimo Qüinquagésimo Quarto ano de vida, desenvolveu com tecnologia alemã e já é uma nova referência em rendimento quilométrico, o Roadtec Street, um pneu que foi projetado no Brasil, é construído na unidade de Gravataí, Rio Grande do Sul e vai ganhar o mundo com a nossa cara e o nosso jeito.


A empresa alemã que fala italiano desde 1986 quando foi comprada pela Pirelli, é conhecida por ser referência no mundo das duas rodas. Fundada por Robert Friedrich Metzeler, um alemão que desenvolveu vários níveis de borracha para linho e tecido de algodão, foi um dos pioneiros da recém chegada indústria da aviação com seus produtos que foram usados para a construção de dirigíveis, balões e aviões.


Quando ainda era vivo, atingiu o auge no desenvolvimento de pneus para bicicletas, motos e automóveis, depois de sua morte seus herdeiros continuam seu trabalho e tiveram uma conquista notável ao fazer o primeiro pneu utilizável usando a borracha sintética "buna", como resultado eles conquistaram o recorde mundial de alta velocidade para motocicletas.


As duas rodas entraram definitivamente na vida da Metzeler e a partir daí ser uma das mais importantes companhias especializadas em pneus de motos era uma questão de tempo. Chegamos então aos dias de hoje, com aquele que será o divisor de águas na vida dos motociclistas.


O Roadtec Street traz várias novidades em banda de rodagem, é uma nova concepção tecnológica de estrutura e compostos que aumenta a durabilidade, a resistência e o rendimento quilométrico nas motocicletas de baixa cilindrada.


O pneu tem perfil inovador principalmente na área de contato do pneu com o solo, isso faz com que ele tenha desgaste uniforme da banda de rodagem, o desenho apresenta uma nova relação cheio/vazio, proporcionando equilíbrio perfeito entre aderência e segurança, além de confiabilidade e desempenho.


O Roadtec Street foi testado por meses a fio e chegou-se ao resultado de 20 mil quilômetros a mais de durabilidade, essa novidade incrível já está disponível desde os Scooters até a CG 160. O ano não foi lá muito bom em emplacamentos de motocicletas novas, mesmo assim a Metzeler entende que o segmento de motos de baixa cilindrada é ainda muito importante no Brasil, principalmente quando se fala em reposição, o Roadtec Street será, pelo menos por enquanto, para o aftermarket, as motos zero vão esperar mais um pouco.


Trata-se de um produto Premium para este importante segmento, o Roadtec Street tem estrutura em poliéster, que garante a estabilidade dimensional de seu perfil e seu preço está alinhado com o Pirelli Super City, ou seja, não é pelo fato de ser novo, seguro e rodar mais que deve custar muito mais caro.


O Roadtec Street já está disponível nas revendas em todas as medidas (veja tabela abaixo), começa a entrar na vida do brasileiro pela porta da frente, inaugura uma nova era no acirrado mundo das quase 14 milhões de motocicletas que atualmente circulam no país e sim, tem sempre alguém que pensa em você e no seu bolso, depois de um 2017 complicado esse presente de natal da Metzeler ajuda, e muito!