Uma prática que é conhecida desde
735 A .C.
continua assombrando as novas gerações, as vÃtimas hoje são os turbos
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: SD&Press Consultoria / Arquivo
Não tem jeito, quanto mais o
homem evolui mais ele se torna vÃtima de uma prática condenável e que gera prejuÃzos grandiosos em qualquer setor onde se instala. A pirataria, nascida
romanticamente na Grécia antiga, hoje é certamente um dos maiores flagelos que
o mundo moderno e as grandes empresas enfrentam, até porque tem sempre alguém
querendo pagar menos por algo que vale mais, é a chamada “vantagem do otário”.
E quem parte para esse lado negro
do comércio pode e deve ser considerado mesmo um grande otário, no caso especÃfico
dos turbos, remanufaturar com pessoas ou empresas que cobram mais barato e
acreditar que não vai ter nenhum problema, vai funcionar como se fosse novo e a
“la garantÃa soy yo” é o mesmo que
acreditar em Papai Noel e suas renas na noite de natal vestindo uma camisa estampada e usando chinelos de dedo. Não existe mágica,
desenvolvimento e tecnologia custam caro, mas custa mais caro ainda para quem
corre por esse caminho escuro.
Para se ter uma ideia, não são
poucos que optam por essa solução, 40% dos turbos remanufaturados no Brasil são
piratas, sim senhor, eles são os lÃderes do mercado! Depois não se pode
reclamar se o caminhão ou ônibus gasta mais Diesel (em alguns casos chega-se ao
absurdo de R$ 90.000 a
mais por ano!) nem que o rendimento não é o mesmo, o problema é que, voltar
para onde nunca deveria ter saÃdo à s vezes é tarde demais.
Melhor fazer a coisa certa, e
para isso a BorgWarner, lÃder
mundial em soluções tecnológicas limpas e eficientes para veÃculos a combustão,
hÃbridos e elétricos, tem se consolidado como grande fornecedora de turbos
remanufaturados no mercado brasileiro, segundo Nelson Bastos Junior, responsável pela divisão de aftermarket na
América do Sul "Nossa idéia é suprir
a demanda do mercado por produtos que agregam tecnologia, preço competitivo e
sustentáveis. Estamos trabalhando fortemente na conscientização entre os
consumidores para a utilização dos produtos remanufaturados como forma de proteger
o meio ambiente e estamos conseguindo bastante sucesso”.
Mas não basta apenas sucesso e
boas práticas, a conscientização dos frotistas e donos de caminhões deve mudar,
muitos optam pelo recondicionamento (é mais barato, tem menor garantia e vida útil)
ou o reparo (feito na maioria das vezes nas próprias oficinas) que invariavelmente
mostram que o barato sai caro e certamente não compensa o risco. A BorgWarner remanufatura (que é a troca
dos componentes gastos por novos) cerca de 30 mil turbos por ano, recoloca no
mercado produtos com preços mais competitivos, com garantia de fábrica e com a
mesma qualidade dos produtos novos, será que o pirata faz isso?
Isso também impacta no
meio ambiente, com a captação de carcaças e processo de logÃstica reversa, ela
reaproveita ao máximo os componentes recolhidos dando a destinação certa para
as eventuais sucatas. Os turbos remanufaturados da BorgWarner possuem as mesmas caracterÃsticas originais de um
produto novo, seguem os mesmos critérios de qualidade do original, custam cerca
de 30% menos que o 0km e tem a mesma garantia, porém só podem ser utilizados
em substituição de outro em operação ou em motores remanufaturados por montadoras ou particulares.
Perguntei ao Nelson se “por acaso alguma montadora poderia usar um
turbo remanufaturado em um motor novo?” segundo ele “poder até poderia pois se trata de um produto com a mesma qualidade,
mas elas não fazem esse tipo de utilização, motores novos, turbos novos,
motores remanufaturados ou usam nossos turbos novos ou nossos remanufaturados”.
Na remanufatura o turbo é
completamente desmontado, todos os componentes são testados individualmente e
os que podem ser reaproveitados são aqueles que não apresentarem desgastes ou
defeitos pelo uso intensivo. Depois de montado com peças novas, o turbo é testado
e se aprovado é garantido pela BorgWarner,
isso acontece com a maioria dos modelos de turbos que estão no mercado.
Mas como saber quando a turbina
chega ao seu momento crÃtico e deve ser substituÃda ou remanufaturada? Segundo Newton Juliato, supervisor de
desenvolvimento e assistência técnica “existem
advertências que são exibidas aos motoristas, para os mais experientes fica fácil
identificar que o componente já está na hora de ser substituÃdo ou passar pela remanufatura,
o aumento do consumo de Diesel e perda de potência são os melhores indicativos”.
Perguntei então: “não existe uma maneira menos paleolÃtica de
se identificar? Não existem sensores que avisem da situação do turbo?”. Nelson respondeu que “sim, a tecnologia e sensores já fazem parte
da construção do turbo, tudo pode ser monitorado, mas por opção das montadoras
no desenvolvimento dos painéis de caminhões e ônibus, essas informações não são
exibidas ao motorista, portanto, existir e estarem disponÃveis já estão, basta
querer usar”.
Com grande presença no mercado, a
BorgWarner resolveu agir e começa a
investir contra a pirataria, já são 13 empresas na mira da gigante americana,
elas usam as carcaças originais e vendem os turbos como se fossem
remanufaturados pela empresa o que inclusive prejudica a imagem da fabricante.
Tá na hora de refletir: remanufaturar
no momento certo com a fabricante vai custar menos, rodar mais, economizar em
combustÃvel e no menor desgaste do motor, ter garantia, assistência técnica e
principalmente eliminar a prática que tira empregos e gera prejuÃzos tanto para
os donos quanto para as pessoas que vivem em função do desse profissional, sim,
porque o pirata te vende um produto que vai te deixar na mão e não se preocupa
se com isso sua famÃlia vai ter o que comer em casa, pense nisso!
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