Com uma roupa mais chique e mais eletrĂ´nica embarcada, o compacto japonĂªs continua querido no segmento

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Ele Ă© certamente um dos maiores objetos do desejo dos compradores de automĂ³veis do Brasil, principalmente as mulheres que adoram seu jeito moderno e despojado de ser. É um carro com caracterĂ­sticas muito exclusivas, seja no tamanho, no conforto e naquilo que muita gente se esquece, manutenĂ§Ă£o, Ă© simples e quase nĂ£o requer um altĂ­ssimo nĂ­vel de preocupaĂ§Ă£o do usuĂ¡rio, por isso Ă© sucesso.


Durante uma semana eu pude avaliar em condições um pouco mais extremas o novo Honda FIT ELX 2018, Ă© o modelo topo de linha, tem todos os acessĂ³rios e facilitadores da vida moderna. Ele chegou com novidades eletrĂ´nicas que eram pedidas pelos consumidores, no pacote tem o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) com controle de traĂ§Ă£o e estabilidade e o sistema HSA (Hill Start Assist) a assistĂªncia de partidas em rampas.


Ele ficou mais bonito, ganhou um novo desenho nos pĂ¡ra-choques, grade frontal, farĂ³is e lanternas que agora tem luzes diurnas em LED integradas aos farĂ³is Full LED, lanternas em LED na traseira em conjunto com mais um apĂªndice eletrĂ´nico, o ESS (Emergency Stop Signal) que atua nas freadas bruscas e rodas de 16 polegadas escurecidas.


A parte mecĂ¢nica nĂ£o mudou, Ă© aquela mesma que faz sucesso desde sempre com o modelo: motor 1.5 i-VTEC FlexOne combinado com a transmissĂ£o CVT com 7 marchas que geram 116 cv e 15,3 kgf.m com etanol e 115 cv e 15,2 kgf.m com gasolina, Ă© uma coisa muito interessante, quase nĂ£o existe diferença no uso dos dois combustĂ­veis, a opĂ§Ă£o do fica por conta do bolso do consumidor, legal nĂ©?


Falei em testar o carro em condições mais extremas, optei por andar muito mais em rodovias que na cidade, inclusive para avaliar o consumo de combustĂ­vel. O Honda FIT ELX estava abastecido com etanol, que tem uma diferença maior e considerĂ¡vel de consumo quando comparado com a gasolina. Na cidade ele fez, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia de 8,4 km/l, com duas pessoas a bordo e ar condicionado ligado, nĂ£o Ă© alta e nĂ£o se pode chamar de gastĂ£o, fica na mĂ©dia.


É um carro muito gostoso de dirigir e Ă© fĂ¡cil encontrar uma posiĂ§Ă£o no banco com graduações generosas, ele tem como itens de conforto e segurança: ar condicionado digital, direĂ§Ă£o elĂ©trica, vidros elĂ©tricos em todas as portas, regulagens de altura e profundidade da coluna de direĂ§Ă£o, central multimĂ­dia de sete polegadas com navegador integrado, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, cĂ¢mera de rĂ© com trĂªs Ă¢ngulos de visĂ£o, volante com paddle-shifts, Cruise Control, sistema HFT (Hands Free Telephone), bancos revestidos em couro, airbag lateral tipo cortina e ABS com EBD.


Para quem quiser levar carga, ele tem o exclusivo sistema de configuraĂ§Ă£o modular dos bancos que permitem diversas configurações para acomodaĂ§Ă£o de objetos longos e altos, modo Refresh onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro em um encaixe que aumenta a capacidade do veĂ­culo.


O computador de bordo tem uma caracterĂ­stica interessante que pode te deixar um pouco confuso, mas basta entender que tudo vai dar certo. Logo que Ă© abastecido ele indica uma autonomia relativamente baixa (cerca de 320 km), mas dependendo do modo como vocĂª dirige e como ele começa a entender que tipo de caminho e direĂ§Ă£o vocĂª toma, esse nĂºmero aumenta (no meu caso, ficou em 375 km) e se aproxima muito da mĂ©dia que a montadora divulga como sendo a default.


Bem, lĂ¡ fui eu encarar mais de 378 km de estrada, o destino era Mogi Guaçu, interior de SĂ£o Paulo, mais precisamente no AutĂ³dromo Velo CittĂ¡ onde eu iria participar de um lançamento de pneus de passeio, uma boa parte pela Rodovia dos Bandeirantes, com velocidade mĂ¡xima de 120 km/h e um pequeno trecho da Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, com mĂ¡xima de 110 km/h.


O desempenho na estrada Ă© muito bom, o Honda FIT ELX nĂ£o fica fazendo aquela troca de marcha inĂºtil e que provoca gasto excessivo de combustĂ­vel, mesmo usando o Cruise Control o motor nĂ£o foge dos baixos giros que necessita, mesmo nas subidas senti apenas um pequeno aumento na rotaĂ§Ă£o para equacionar a velocidade desejada.


Em alguns momentos de ultrapassagens, em modo motorista, ele nĂ£o se acovarda e reduz sim duas marchas para garantir uma passagem tranqĂ¼ila pelo trĂ¡fego, logo depois quando acionei o piloto automĂ¡tico tudo volta Ă  normalidade em questĂ£o de segundos. A mĂ©dia de consumo ficou um pouco abaixo da aferida pela Honda, segundo dados do computador de bordo, 9,3 km/l foi o que consegui mesmo sem abusar muito, com ar condicionado ligado e duas pessoas a bordo.


Aqui vale uma dica: na cidade opte pelo etanol, na estrada por gasolina, a diferença de consumo e conseqĂ¼entemente a autonomia em viagens mais longas compensa e nĂ£o se perde nada em velocidade final nem potĂªncia, como eu disse antes, sĂ£o muito prĂ³ximas uma da outra.


O Honda FIT ELX tem no Conpet nota A em desempenho e consumo, tem as cores Branco Estelar Perolizado, Azul Boreal, Branco TafetĂ¡, o Prata Platinum, Cinza Barium e Preto Cristal para escolher, trĂªs anos de garantia sem limite de quilometragem, assistĂªncia 24 horas, preço sugerido de R$ 80.900,00 com frete e a certeza que, o que jĂ¡ era bom ficou mais bonito, charmoso e, claro, desejado.


Ficha TĂ©cnica