- Com a Plataforma de Telemática Comum, a Bosch está conectando caminhões mundialmente;
- Módulo de conectividade desenvolvido em parceria com a Daimler Trucks and Fleetboard é utilizado como banco de dados do caminhão;
- Sensor de aceleração para economia de energia torna as casas ainda mais inteligentes.
Texto e fotos: Bosch
Mais conveniência, segurança e possibilidades: graças às soluções conectadas da Bosch, os caminhões, casas e tecnologias vestíveis estão se tornando cada vez mais inteligentes e eficientes. Neste ano, a Bosch recebeu dois Prêmios de Inovação na CES Unveiled Amsterdam, que ocorreu em outubro. Todos os anos, durante a maior feira de eletrônicos do mundo, a premiação reconhece as melhores soluções, além de ser um indicador das tendências do futuro.
Facilitando a vida ao conectar caminhoneiros e profissionais da logística
Cronograma apertado, alta quilometragem e um aumento constante do volume de tráfego: todos os dias, os motoristas e seus caminhões têm seu trabalho limitado diante destes fatores. Para ajudá-los a controlarem as tarefas de forma mais efetiva, os caminhoneiros e as empresas de transporte podem contar com o apoio da Bosch. “A Plataforma de Telemática Comum é a base dos novos serviços digitais para veículos comerciais que permitem às empresas de transporte rodoviário a trabalharem de forma mais assertiva, usando suas frotas de forma mais eficiente e garantindo a entrega da mercadoria de forma mais segura”, afirma o Dr. Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração do grupo Bosch mundial.
Em reconhecimento à essa solução telemática, a Bosch recebeu o prêmio de inovação CES 2018 na categoria “Tecnologia para um Mundo Melhor”. A Plataforma de Telemática Comum foi desenvolvida em parceira com a Daimler Trucks and Fleetboard, e é usada mundialmente nos veículos comerciais da fabricante como um banco de dados, atuando como base para os novos serviços digitais, como o Mercedes-Benz Uptime, por exemplo. A plataforma também verifica as condições mecânicas dos caminhões em tempo real e envia a informação aos gestores das frotas, permitindo que detectem as panes antes mesmo de acontecerem, além de poderem otimizar as visitas programadas à oficina, aumentar a confiabilidade do transporte e reduzir o tempo de inativiade do caminhão.
No futuro, a Plataforma de Telemática Comum possibilitará a atualização de softwares sem fio, o que permitirá manter os sistemas veiculares atualizados, diminuindo ainda mais o número de vísitas à oficina. Além disso, também será possível instalar funções novas e avançadas diretamente nos caminhões.
Um pequeno sensor torna casas ainda mais inteligentes
Pequeno, poderoso e com extrema eficiência energética: estas qualidades deram ao sensor de aceleração BMA400 da Bosch Sensortech o prêmio de Inovação CES 2018 na categoria “Tecnologias Integradas”. O sensor combina um consumo de energia muito baixo com alto desempenho, aumentando significativamente a vida útil das baterias nos dispositivos. Como resultado, elas precisam ser carregadas ou substituídas com menor frequência.
Além disso, o sensor também permite medição de ângulo altamente precisa e gravação de vibração, tornando o BMA400 particularmente interessante em aplicações na Internet das Coisas (IoT). Nas casas inteligentes, o sensor de aceleração pode reconhecer se as janelas estão abertas, entre abertas ou fechadas, por exemplo, possibilitando a instalação de sistemas de ar-condicionado ou de aquecimento de acordo com a necessidade, auxiliando na economia de energia. O BMA400, quando instalado em portas e janelas, também detecta movimentos e vibrações auxiliando na detecção de intrusos.
0 Comentários