Com tecnologia de ponta, anos
de pesquisa, várias medidas disponíveis e maior durabilidade, a Continental
apresenta um pneu campeão
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Continental Pneus
Como diziam nossos avós “nada nesta vida é fácil”, pior ainda
quando se tem uma concorrência ferrenha e sempre cheia de novidades que vez ou
outra abala a estrutura de grandes corporações preocupadas em criar produtos de
altíssima tecnologia e qualidade. Não é à toa que no mundo dos pneus essa briga
atinge níveis de desenvolvimento inimagináveis para nós
usuários, sempre considerados a ponta do iceberg.
Eu fui gentilmente convidado pela
Continental Pneus para conhecer uma
dessas obras da engenharia automóvel ou engenharia automotiva ou engenharia automobilística
(pode escolher, todas as formas são corretas!) que é a mais nova evolução da
maior invenção do homem, a roda. Sua origem data de 9500 a 6500 A .C. no período
Neolítico, que representou o final da Idade da Pedra quando o homem deixou de
ser nômade e se fixou.
Deixando a profundidade de lado, chegou
a hora de conhecer o PowerContact 2,
uma nova geração de sucesso de que vem somar forças ao seu antecessor. Como o
brasileiro gosta de beleza, esse novo pneu foi concebido pelos centros de tecnologia e vai agradar aos olhos, o bolso e será produzido na
fábrica da Continental em Camaçari,
na Bahia, eleva o nível de competitividade com seus concorrentes, ele tem maior
área de contato da banda de rodagem com o solo e uma durabilidade superior a
20%.
Isso não nasceu do nada, foram horas
e quilômetros de muitos testes para se chegar a um resultado pra lá de
excelente, segundo Elias Nogueira,
supervisor de desenvolvimento de produto da Continental Pneus “Os
constantes investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento permitiram
que o PowerContact 2 vencesse o
desafio de oferecer maior quilometragem, robustez, conforto e segurança, com
bons níveis de economia de combustível. Vale lembrar que uma maior
quilometragem representa um maior retorno para o investimento feito pelo
consumidor na compra dos pneus para o seu veículo”.
O uso das mais novas tecnologias
são fundamentais no desempenho:
- EcoPlus+: compostos de sílica de última geração e polímeros de cadeias curtas contribuindo para a absorção eficiente de energia e aumentando a aderência do pneu com o solo;
- Conti Shield: otimização da geometria da carcaça que garante quilometragem superior, maior resistência a cortes, impactos e picotamentos;
- Conti Noise Cancelling: exclusiva da Continental reduz a emissão de ruídos;
- Conti Safety System: tecnologia da banda de rodagem com 4 canais de escoamento e o exclusivo WWI (Wet Wear Indicator), um indicador de nível de desempenho em piso molhado e segurança em aquaplanagem.
Depois de saber as novidades que o PowerContact 2 tem, fui testar esse monte de tecnologia na pista, não é onde ele vai viver, mas será onde ele vai
sofrer! Será mesmo? Bom, melhor conferir, foram três testes para provar a
eficiência do novo pneu para carros de passeio.
O primeiro é o famoso “Teste do Alce”, aquele que você chega
acelerando e contorna o obstáculo sem pisar no freio com o Novo
Polo, um modelo que já conheço e que carrega um monte de eletrônica de
segurança, no caso, alguns dispositivos como o ESC foram desligados para dar
mais emoção e dar a real sensação que o pneu oferece sem ajuda de sistemas, isso tudo em pista molhada.
A segurança na manobra é
incontestável, sem a ajuda da eletrônica o movimento é realizado sem sustos ou
sobressaltos, o carro mantém a trajetória firme e de forma suave, em nenhum
momento ele pensou em mudar a direção que era determinada.
O segundo desafio é o da “Frenagem no Molhado”, feito com outro
modelo que eu também já conheço, o Novo
Golf Variant, um station wagon compacto que também tem muita tecnologia
de segurança embarcada. A avaliação consiste em atingir a velocidade de 70 km/h , acionar o Cruise
Control e iniciar a freada estancando o carro a partir dos cones pretos identificados em cada lado da também pista molhada.
Mesmo se tratando de um carro de
dimensões generosas, o momento da parada é muito firme e seguro, segundo
informações da engenharia da Continental,
nos testes realizados foi possível constatar que o PowerContact 2 tem antecipação de 2 a 4 metros em comparação com seu
concorrente direto, no caso, eu consegui ficar 2,5 metros antes.
Agora vem a parte legal, andar
pelo traçado completo do sempre bem cuidado e certamente uma das melhores pistas do
Brasil no Autódromo Velo Città, que
fica em Mogi Guaçú, interior de São Paulo. Como já conheço o traçado e seus
truques para punir os mais jovens e os desavisados, fiz o percurso novamente
com o Novo
Polo, agora com toda a eletrônica ligada, é uma maneira de testar o PowerContact 2 em condições extremas e
com um carro que vai exigir muito dos pneus, esse tipo de stress
não será encontrado nas ruas, avenidas ou estradas.
É impressionante a segurança que
o pneu transmite mesmo com um carro muito nervoso, sua maior aderência ao solo
não permite que, mesmo forçando, ele saia do traçado, isso com temperatura
muito alta e asfalto seco. Sabe aquela vontade de ficar rodando no circuito até
acabar a gasolina ou os pneus? Pois é, esse era o desejo, mas a única
certeza que tive é que a gasolina iria acabar muito antes do pneu dar pinta que
gastou alguma coisa da sua borracha.
O PowerContact 2 só tem um modo de montagem, não pode ser virado, já vai estar disponível a partir de dezembro com 14
opções que vão do aro 13 ao aro 16, vai custar 5% mais caro que seu antecessor,
está em conformidade com o Programa Brasileiro de Etiquetagem e é uma das
apostas da empresa que acredita muito no Brasil. A Continental tem mais de 230.000 funcionários no mundo e 49.000
trabalham com pneus, acredita que 2018 será um ano muito melhor e chega com
força para encarar o desafio desse quase fim de década, muito bem calçado.
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