Um carro confortĂ¡vel, econĂ´mico,
rĂ¡pido e cheio de tecnologia, o hatch da Fiat chegou para ficar
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Fiat
JĂ¡ faz tempo que a montadora
italiana precisava de um modelo que surpreendesse a concorrĂªncia e se tornasse o
objeto de desejo dos consumidores brasileiros, nĂ£o apenas para manter a
tradiĂ§Ă£o de carros econĂ´micos e eficientes nem pelas linhas mais redondas que
as obras italianas costumam apresentar tanto na arte quanto no design inovador,
muito mais pelo fato de ser algo completamente novo no lineup da marca. É interessante
saber que o nome de batismo do carro, Argo,
tem origem na mitologia grega, ela foi uma embarcaĂ§Ă£o construĂda
com ajuda da deusa Atena para
que JasĂ£o e os argonautas viajassem em suas
aventuras.
Durante uma semana eu me tornei
um “argonauta”, pude avaliar tudo de
bom que o novo modelo oferece aos seus consumidores e agora, porque nĂ£o,
admiradores, afinal de contas o Argo
Precision 1.8 nĂ£o Ă© apenas mais um carro bonito no congestionamento.
Claro que, por conta de minha
aproximaĂ§Ă£o com o cinema, foi difĂcil nĂ£o associar o carro ao filme
que tem o mesmo nome, Argo (GK Films, Smokehouse
Pictures, Warner Bros. Pictures) que conta uma aĂ§Ă£o da CIA em territĂ³rio iraniano durante a
RevoluĂ§Ă£o IslĂ¢mica, ganhou o Oscar® de melhor produĂ§Ă£o do ano de 2012 e fez
enorme sucesso no mundo, seria esse um bom pressĂ¡gio para o Argo Precision 1.8? Olha...
Ele Ă© bonito, tem linhas
suaves no desenho e dependendo do Ă¢ngulo que vocĂª olha, parece que se
transforma e fica com cara de bravo. O modelo que eu avaliei estava abastecido
com Etanol, equipado com o motor E.torQ
1.8 16V Evo VIS de 139 cv, 19,3 kgfm de torque e transmissĂ£o manual de
cinco marchas.
O diferencial para os outros
modelos da Fiat Ă© o acabamento
refinado, a quantidade de equipamentos e apĂªndices eletrĂ´nicos que ele traz, para se ter uma ideia, ele conta com Controle EletrĂ´nico de Estabilidade (ESC), Controle
de TraĂ§Ă£o (TC), Hill-Holder, Central multimĂdia de 7 polegadas touchscreen,
Quadro de instrumentos digital, Keyless Entry’N’ GO, Ar condicionado automĂ¡tico,
Retrovisores externos multifunĂ§Ă£o e interno eletrocrĂ´mico, Sistema
Start&Stop e DireĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, tudo isso colocado em uma cabine
muito bem desenhada, intuitiva, agradĂ¡vel aos olhos e prĂ¡tica.
Dirigir na cidade dĂ¡ a sensaĂ§Ă£o
de se tratar em um sedĂ£ tamanho Ă© o conforto que motorista e passageiros tĂªm, o
espaço interno generoso e os bancos onde as pessoas ficam “encaixadas” em
qualquer lugar no Argo Precision 1.8 sĂ£o uma grande diferença, ele nĂ£o faz muita força para se deslocar e o
silĂªncio interno permite conversar sem barulhos, sejam externos ou mesmo do
carro. Com trĂªs pessoas a bordo, andando em velocidades baixas, 50 km/h e geralmente em 4ª
marcha, atingi a média de consumo de 9,2 km/l, com dados do computador de
bordo.
O range do cĂ¢mbio Ă© bom, mas ao
contrĂ¡rio de outros modelos que avaliei, nĂ£o Ă© aconselhĂ¡vel e ele reclama andar
em velocidades entre 40 km/h
e 50 km/h
em 5ª marcha, ela Ă© especial para a estrada, na cidade sĂ³ vale a pena e auxilia
no consumo acima de 55 km/h ,
por outro lado, o sistema Start&Stop equilibra o gasto de combustĂvel quando
em perĂodos de anda-pĂ¡ra-anda. Desligar o sistema Ă© uma bobagem que muitos
fazem por se sentirem “incomodados”
com essa aĂ§Ă£o, se nĂ£o existe a preocupaĂ§Ă£o com a eficiĂªncia, tudo bem, fazer o
quĂª? O importante mesmo Ă© vocĂª se sentir bem dentro do carro e do jeito que
mais te agrade.
Agora é a hora boa! On The Road Again (clique no link e ouça
a mĂºsica)! O destino Ă© Porto Feliz,
interior de SĂ£o Paulo, Ă© uma Ă¡rea de preservaĂ§Ă£o tombada pelo Conselho de
Defesa do PatrimĂ´nio HistĂ³rico, ganhou esse nome pela opulĂªncia dos navios que
vinham de Mato Grosso com muito ouro, poaia, salsaparrilha e alguns
medicamentos de farmĂ¡cia caseira. E lĂ¡ vou eu, primeiro a Marginal Pinheiros e
depois a Rodovia Castelo Branco, que tem velocidade mĂ¡xima de 120 km/h em boa parte do
trajeto. Graças ao cĂ¢mbio do Argo
Precision 1.8 com uma 5ª marcha bem ajustada, o motor trabalha em um regime
de rotações baixo que é suficiente para manter a velocidade sem forçar o conjunto.
Sabe aquela coisa de nĂ£o utilizar
muito a 5ª marcha na cidade? Pois Ă©, na estrada vocĂª
praticamente sĂ³ a usa, o range Ă© longo e mesmo com variações que vĂ£o entre 70 km/h e 120 km/h nenhuma troca Ă©
necessĂ¡ria, as retomadas sĂ£o feitas com muita tranqĂ¼ilidade sem o motor reclamar. Fiz pouquĂssimas mudanças atĂ© chegar ao destino, a maioria nos
pedĂ¡gios ou quando algum veĂculo mais lento invadia a faixa da esquerda e eu
precisei de mais alguns cavalos para ultrapassar mais rapidamente, sempre com firmeza e segurança.
Com mais trĂªs passageiros, ar
condicionado ligado e sem aquela pressa que Ă© peculiar na maioria dos
motoristas, fiz uma média de consumo muito boa, segundo dados do computador de
bordo os 10,6 km/l conseguidos deixam o modelo entre os mais eficientes na
categoria mas, e sempre existe um mas, uma coisa me incomodou quando peguei uma
estrada vicinal. Com os vidros do Argo
Precision 1.8 fechados nĂ£o se escuta nenhum barulho, o silĂªncio impera,
porĂ©m com as janelas abertas para respirar um ar mais puro, o rodar no asfalto tĂªm
uma freqĂ¼Ăªncia que incomoda um pouco, nĂ£o consegui identificar a origem, acredito
que podem ser os pneus com calibraĂ§Ă£o errada que ocasionem esse tipo de
desconforto.
O Argo Precision 1.8 tem preço inicial sugerido de R$ 61.800, uma
enorme quantidade de acessĂ³rios e pacotes para personalizar o modelo, 3 anos de
garantia, serviços e revisões com preços especiais e programadas e a certeza
que vocĂª estĂ¡ colocando as mĂ£os em um carro que terĂ¡ um grande futuro pela
frente aqui no Brasil.
Ficha TĂ©cnica
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