A média diária de emplacamentos ficou em 3.249 unidades, volume 1,8% inferior ao registrado em setembro; contudo, na comparação com outubro do ano passado houve alta de 3,9%

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

Dados da ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, mostram que foram produzidas 77.076 motocicletas em outubro, o que representa estabilidade com relação às 76.668 unidades fabricadas em setembro. Contudo, na comparação com outubro de 2016 (71.520) houve alta de 7,8%. Já no acumulado dos dez meses deste ano foram fabricadas 729.268 unidades, o que demonstra recuo de 7% na comparação com igual período do ano passado (784.519). “A estabilidade no volume de produção confirma a tendência para a melhora do desempenho da indústria a partir do próximo ano”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.


Em outubro, o desempenho de vendas no atacado – para as concessionárias – foi superior a setembro, com 69.620 motos repassadas às lojas, o que representa alta de 9,8% sobre as 63.428 unidades comercializadas no mês anterior. Ainda de acordo com Fermanian, “a recuperação das vendas no atacado em outubro vai contribuir para refletir o aumento no varejo, pois em geral os estoques nas concessionárias se encontram bem controlados e em relação a alguns modelos estão abaixo do ideal”. Na comparação com o mesmo mês de 2016, o aumento foi de 17% (59.480). No acumulado do ano, a redução foi de 9,4%, com 672.971 em 2017 ante 742.933 no ano passado.
Já o desempenho das exportações caiu em outubro, quando foram enviadas a outros países 7.761 motocicletas, recuo de 30,8% sobre as 11.208 unidades embarcadas no mês anterior. No entanto, na comparação com outubro de 2016 houve aumento de 58% (4.911). Nos dez meses do ano o volume total de exportações foi de 67.005, alta de 37,7% sobre 48.663 unidades referentes a igual período de 2016. O principal destino das motocicletas exportadas ainda é a Argentina.

Emplacamentos
Com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, as vendas para o varejo totalizaram 68.236 unidades em outubro, alta de 3,1% sobre as 66.209 motocicletas emplacadas em setembro. Na comparação com outubro do ano passado* (62.554 unidades) foi verificado aumento de 9,1%. Mas nos dez meses do ano de 2017 houve redução de 5,5%: 708.299 licenciamentos em 2017 e 749.834 no ano passado.
A média diária de vendas em outubro ficou em 3.249 unidades, redução de 1,8% na comparação com as 3.310 motos licenciadas em setembro. Contudo, na comparação com outubro do ano passado (3.128) ocorreu um salto de 3,9%.

(*) Foram desconsiderados os ciclomotores usados, cujo licenciamento junto aos Detrans passou a ser obrigatório a partir da Lei nº 13.154, de 30/07/2015, e da Resolução Contran nº 555/15, de 17/09/2015.

PROJEÇÃO 2017

2016
2017
Qtde
Var %
Produção
887.653
885.000
- 2.653
-0,3%
Atacado
858.120
813.000
- 45.120
- 5,4%
Varejo
899.793
860.000
- 39.793
- 4,4%
Exportação
59.022
80.000
+ 20.978
35,5%
Fonte: Abraciclo / Associados

Salão Duas Rodas
A Abraciclo está presente na 14ª edição do Salão Duas Rodas, que ocorre entre os dias 14 e 19 de novembro, no São Paulo Expo (km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes), com um estande de 240 m², onde receberá convidados e autoridades.
Com expectativa de reunir um público de 260 mil pessoas, o evento ocorre no ano em que a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), que também estará presente com um estande no evento, completa 50 anos de existência. Todas as fabricantes de motocicletas associadas à Abraciclo têm produção no Polo Industrial de Manaus.


No evento, Abraciclo realiza também uma ação inovadora em conjunto com o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito): um “quiosque eletrônico” para a consulta gratuita de recalls pendentes de motocicletas. O objetivo desta iniciativa é aumentar a efetividade das campanhas de recall.
De acordo com Marcos Fermanian, o Salão Duas Rodas representa oportunidade para a apresentação dos mais recentes lançamentos das fabricantes de motocicletas e a realização de novos negócios. “Os associados investiram cerca de R$ 30 milhões em instalações, equipamentos e atrativos para que os visitantes possam ter uma excelente experiência neste evento, que é o principal da América Latina”, finaliza.