Uma combinação efervescente de atrações turísticas, beleza natural, história, cultura, artes, arquitetura, design, gastronomia e muitos outros fatores tornam a Finlândia um destino sem igual

Texto e fotos: Visit Finland

Localizado na Escandinávia, o país é de fácil acesso para brasileiros através das principais companhias aéreas europeias e tem todo o potencial para proporcionar férias inesquecíveis tanto para casais quanto famílias ou grupos de amigos.


Confira abaixo algumas das experiências que a Finlândia tem para oferecer


Cidades inspiradoras
Muitos provavelmente já ouviram falar de Helsinque, a capital da Finlândia. Com cerca de 650 mil habitantes, a cidade é a maior do país e atrai um grande número de turistas que curtem os seus parques, as belíssimas igrejas (como a Capela do Silêncio), os museus, os prédios históricos (como os da Praça do Senado), as compras, a gastronomia e a vida noturna. Mas a Finlândia possui diversas outras cidades de destaque, como a cênica Tampere, que embora seja a terceira maior do país, ainda mantém o estilo de cidade pequena e é cercada por dois belíssimos lagos, de  Näsijärvi e Pyhäjärvi. Já Turku é a cidade mais antiga do país e foi capital da Finlândia até o século XIX. Uma visita até lá é uma verdadeira aula de história.


Natureza extraordinária
A Finlândia é um país de grande extensão territorial, por isso abriga uma variedade de cenários, que mudam conforme a região e a estação do ano. Observar a migração dos pássaros na ilha de Utö, o azul do lago de Pielisjärvi do alto da montanha de Koli ou se perder na paisagem branca de neve da Lapônia, são experiências inesquecíveis. Isso sem falar no espetáculo da aurora boreal, que acontece durante o inverno, e do sol da meia-noite, durante o auge do verão.


A Finlândia também  tem 40 incríveis parques nacionais. O mais novo deles é o Hossa, inaugurado em 17 de junho de 2017, em homenagem aos 100 do país. Com belos lagos, florestas selvagens e relíquias pré-históricas, o local é perfeito para praticar canoagem, fazer trilhas, pescar, entre outras atividades ao ar livre.


Riqueza histórica
Na Finlândia, ainda é possível encontrar pequenas cidades que parecem ter saído de um túnel do tempo. As chamadas cidades de madeira são um ótimo passeio histórico, já que preservam construções de casas de madeira de décadas ou até mesmo séculos atrás. Outra atração imperdível para os amantes da história, é a visita ao castelo medieval da cidade de Turku, o mais antigo de todo o país, que foi construído entre os séculos XIII e XVI.


Cultura fascinante
O povo Sami, ou Lapão, é nativo da Escandinávia. Eles foram os primeiros habitantes da Finlândia e ainda hoje mantêm seus costumes e tradições. Em três municípios do país, o idioma lapão é até mesmo reconhecido como oficial. Em alguns locais, é possível que os turistas conheçam de perto essa cultura e realizem atividades com os lapões.
A música é outro aspecto muito importante na cultura finlandesa. Muitos grupos de metal que conquistaram o mundo saíram de lá, como o Nightwish. O país sedia uma quantidade inacreditável de festivais de música todos os verões, vale a pena se informar sobre o calendário.


Gastronomia diversificada
A gastronomia finlandesa é cheia de vida. Uma refeição tradicional inclui peixes frescos, além de verduras e frutas da estação. Alimentos locais e orgânicos são muito consumidos. Outra paixão nacional é a sopa de ervilha, que é servida pelos restaurantes finlandeses às quintas-feiras. No mesmo dia, a sopa também é servida nas escolas, sempre acompanhada de uma deliciosa panqueca de sobremesa. O pão de centeio também foi eleito a comida típica do país em 2017, sendo parte de uma época difícil da história da Finlândia, de crise econômica e escassez de alimentos. Nos dias sete e oito de novembro será realizada uma exposição de fotos e vídeos sobre a Finlândia no evento, com intuito de aproximar o país dos brasileiros e mostrar todo o seu potencial.

Feira Escandinava
Data e horário: 7 de novembro, das 11h às 22h e 8 de novembro, das 10h às 20h
Local: Esporte Clube Pinheiros (Rua Tucumã, 36 – esquina com a Av. Brigadeiro Faria Lima)
Entrada franca