Debutando na Fenatran, a Meritor mostrou
a cara, apresentou novos produtos e sentiu como se estivesse em casa
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Meritor
Sabe aquele seu amigo tĂmido da escola que
nunca vai ao baile? EntĂ£o, aquele mesmo que sempre Ă© motivo de comentĂ¡rios positivos e
admiraĂ§Ă£o dos outros colegas? Isso mesmo, aquele participa de todas as aulas, das
brincadeiras, Ă© o aluno mais inteligente e aplicado mas que sempre fica de fora
da parte mais divertida? Esse colega Ă© a Meritor, que agora resolveu colocar a roupa mais elegante e partir
para a festa, finalmente a empresa estreou na Fenatran!
E olha que chegou mesmo chegando,
grande parte das montadoras de caminhões de qualquer tamanho, Ă´nibus e mĂ¡quinas
que precisam de eixos fabricados com confiança levam a marca e seus produtos na
sua estrutura. Que maravilha estar em uma festa onde se conhece todos os
convidados!
Esses Norte Americanos acreditam
na recuperaĂ§Ă£o do mercado brasileiro ainda neste fim de ano e inicio do prĂ³ximo, continuam
fazendo grandes investimentos no desenvolvimento de uma das partes mais
fundamentais dos veĂculos pesados, os eixos. Se vocĂª nĂ£o faz ideia do que Ă©,
vou resumir: eixo é aquele mecanismo que transfere toda a força do motor e a
agilidade do cĂ¢mbio para as rodas, ele Ă© o elemento que faz as rodas rodarem,
entendeu?
Se entendeu, Ă³timo, Ă© nisso que
eles sĂ£o especialistas e para a maior feira do setor trouxeram muitas
novidades, sabe aquele convidado que resolve trazer todos os brinquedos para a
festa? Pois Ă©, nĂ£o ficou nada em casa, dĂ¡ uma olhada nisso, sĂ£o os chamados eixos
traseiros trativos (de traĂ§Ă£o!):
MS-10X: Ă© aplicado em comerciais leves com atĂ© 9 toneladas (veĂculos
de entrega urbana, micro-Ă´nibus, motorhome e step van);
MS-11X: para veĂculos de atĂ© 14 toneladas de carga combinada (aqueles
que realizam entregas urbanas entre cidades, micro-Ă´nibus e motorhome);
MS / MT-14X: capacidade de
carga combinada de atĂ© 56 toneladas, ele tem reservatĂ³rio de Ă³leo que mantĂ©m o
eixo de entrada constantemente lubrificado;
MS-17X: AplicaĂ§Ă£o RodoviĂ¡ria,
Caminhões & Ônibus, Entregas Urbanas, Construções, Lixeiro, capacidade de
carga combinada de atĂ© 45 toneladas, ele Ă© da nova geraĂ§Ă£o de eixos com solda a
laser, eliminando fixações parafusadas na caixa do diferencial e aumentando
a capacidade de carga de traĂ§Ă£o;
MS-18X: Eixo com versĂ£o
Solo com capacidade de carga combinada de até 60 toneladas, também é da nova
geraĂ§Ă£o de eixos com solda a laser, pode ser usado com freios a tambor ou a
disco e ABS opcional;
MS / MT-610: Esse é visualmente o mais impressionante, com versões Solo & Tandem tem capacidade
de carga combinada de até 120 toneladas, desenvolvido para atender as
necessidades de aplicações com severidade alta, com freios a tambor ou a disco
e sua utilizaĂ§Ă£o Ă© a mais dura (RodoviĂ¡rio Extra Pesado, Ă”nibus Articulado, Canavieiro, Madeireiro, MineraĂ§Ă£o,
ConstruĂ§Ă£o);
Cubo Unitizado: projeto desenvolvido pela Meritor tem sistema de rolamentos selado lubrificado para toda vida
Ăºtil do produto e Ă© livre de inspeĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o periĂ³dica, Ă© feito com graxa
especial aplicada sobre as Ă¡reas de contato, que contam com alta durabilidade e
sua vida Ăºtil Ă© aumentada em atĂ© 5 vezes em relaĂ§Ă£o ao sistema convencional;
As novidades nĂ£o ficam por aqui, para
o mercado de reposiĂ§Ă£o. Um dos destaques Ă© o CatĂ¡logo EletrĂ´nico MĂ³bile disponĂvel
nas plataformas Android e iOS. “A forma
de pesquisa ficou mais rĂ¡pida, alĂ©m de aceitar qualquer informaĂ§Ă£o que o
usuĂ¡rio possuir, como nĂºmero original, descriĂ§Ă£o do item, nome do fabricante,
entre outras”, explica Luis Marques,
gerente sĂªnior de Marketing e Aftermarket da Meritor.
Acha que acabou? Ainda tem a Universidade Meritor, uma plataforma de
cursos gratuitos Ă distĂ¢ncia divididos em trĂªs mĂ³dulos focados em perfis
distintos, a linha de Ă³leos destinada Ă lubrificaĂ§Ă£o de eixos diferenciais em
duas versões: sintĂ©tico (especificaĂ§Ă£o 75W90) e mineral (especificaĂ§Ă£o 85W140) e
muita gente feliz que conheceu pela primeira vez os produtos na Fenatran.
É para ficar na histĂ³ria e na memĂ³ria
de quem visita ou jĂ¡ visitou a feira, Ă© o começo de uma nova relaĂ§Ă£o com os
consumidores e admiradores dessas maravilhosas obras da engenharia de
mobilidade, Ă© sim para se comemorar muito, afinal de contas Ă© a primeira e inesquecĂvel
vez de uma festa que nĂ£o tem dia nem hora para acabar.
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