Debutando na Fenatran, a Meritor mostrou a cara, apresentou novos produtos e sentiu como se estivesse em casa

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Meritor

Sabe aquele seu amigo tĂ­mido da escola que nunca vai ao baile? EntĂ£o, aquele mesmo que sempre Ă© motivo de comentĂ¡rios positivos e admiraĂ§Ă£o dos outros colegas? Isso mesmo, aquele participa de todas as aulas, das brincadeiras, Ă© o aluno mais inteligente e aplicado mas que sempre fica de fora da parte mais divertida? Esse colega Ă© a Meritor, que agora resolveu colocar a roupa mais elegante e partir para a festa, finalmente a empresa estreou na Fenatran!


E olha que chegou mesmo chegando, grande parte das montadoras de caminhões de qualquer tamanho, Ă´nibus e mĂ¡quinas que precisam de eixos fabricados com confiança levam a marca e seus produtos na sua estrutura. Que maravilha estar em uma festa onde se conhece todos os convidados!


Esses Norte Americanos acreditam na recuperaĂ§Ă£o do mercado brasileiro ainda neste fim de ano e inicio do prĂ³ximo, continuam fazendo grandes investimentos no desenvolvimento de uma das partes mais fundamentais dos veĂ­culos pesados, os eixos. Se vocĂª nĂ£o faz ideia do que Ă©, vou resumir: eixo Ă© aquele mecanismo que transfere toda a força do motor e a agilidade do cĂ¢mbio para as rodas, ele Ă© o elemento que faz as rodas rodarem, entendeu?


Se entendeu, Ă³timo, Ă© nisso que eles sĂ£o especialistas e para a maior feira do setor trouxeram muitas novidades, sabe aquele convidado que resolve trazer todos os brinquedos para a festa? Pois Ă©, nĂ£o ficou nada em casa, dĂ¡ uma olhada nisso, sĂ£o os chamados eixos traseiros trativos (de traĂ§Ă£o!):


MS-10X: é aplicado em comerciais leves com até 9 toneladas (veículos de entrega urbana, micro-ônibus, motorhome e step van);


MS-11X: para veículos de até 14 toneladas de carga combinada (aqueles que realizam entregas urbanas entre cidades, micro-ônibus e motorhome);


MS / MT-14X: capacidade de carga combinada de atĂ© 56 toneladas, ele tem reservatĂ³rio de Ă³leo que mantĂ©m o eixo de entrada constantemente lubrificado;


MS-17X: AplicaĂ§Ă£o RodoviĂ¡ria, Caminhões & Ă”nibus, Entregas Urbanas, Construções, Lixeiro, capacidade de carga combinada de atĂ© 45 toneladas, ele Ă© da nova geraĂ§Ă£o de eixos com solda a laser, eliminando fixações parafusadas na caixa do diferencial e aumentando a capacidade de carga de traĂ§Ă£o;


MS-18X: Eixo com versĂ£o Solo com capacidade de carga combinada de atĂ© 60 toneladas, tambĂ©m Ă© da nova geraĂ§Ă£o de eixos com solda a laser, pode ser usado com freios a tambor ou a disco e ABS opcional;


MS / MT-610: Esse Ă© visualmente o mais impressionante, com versões Solo & Tandem tem capacidade de carga combinada de atĂ© 120 toneladas, desenvolvido para atender as necessidades de aplicações com severidade alta, com freios a tambor ou a disco e sua utilizaĂ§Ă£o Ă© a mais dura (RodoviĂ¡rio Extra Pesado, Ă”nibus Articulado, Canavieiro, Madeireiro, MineraĂ§Ă£o, ConstruĂ§Ă£o);


Cubo Unitizado: projeto desenvolvido pela Meritor tem sistema de rolamentos selado lubrificado para toda vida Ăºtil do produto e Ă© livre de inspeĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o periĂ³dica, Ă© feito com graxa especial aplicada sobre as Ă¡reas de contato, que contam com alta durabilidade e sua vida Ăºtil Ă© aumentada em atĂ© 5 vezes em relaĂ§Ă£o ao sistema convencional;


As novidades nĂ£o ficam por aqui, para o mercado de reposiĂ§Ă£o. Um dos destaques Ă© o CatĂ¡logo EletrĂ´nico MĂ³bile disponĂ­vel nas plataformas Android e iOS. “A forma de pesquisa ficou mais rĂ¡pida, alĂ©m de aceitar qualquer informaĂ§Ă£o que o usuĂ¡rio possuir, como nĂºmero original, descriĂ§Ă£o do item, nome do fabricante, entre outras”, explica Luis Marques, gerente sĂªnior de Marketing e Aftermarket da Meritor.


Acha que acabou? Ainda tem a Universidade Meritor, uma plataforma de cursos gratuitos Ă  distĂ¢ncia divididos em trĂªs mĂ³dulos focados em perfis distintos, a linha de Ă³leos destinada Ă  lubrificaĂ§Ă£o de eixos diferenciais em duas versões: sintĂ©tico (especificaĂ§Ă£o 75W90) e mineral (especificaĂ§Ă£o 85W140) e muita gente feliz que conheceu pela primeira vez os produtos na Fenatran.


É para ficar na histĂ³ria e na memĂ³ria de quem visita ou jĂ¡ visitou a feira, Ă© o começo de uma nova relaĂ§Ă£o com os consumidores e admiradores dessas maravilhosas obras da engenharia de mobilidade, Ă© sim para se comemorar muito, afinal de contas Ă© a primeira e inesquecĂ­vel vez de uma festa que nĂ£o tem dia nem hora para acabar.