A montadora chinesa apresentou o
veículo para transporte de carga urbano, colocando pressão nos
concorrentes
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira
Sempre ouvi que no mercado de
veículos comerciais a tradição quase sempre é garantia de qualidade. Com essa
máxima na cabeça, a JAC Motors tomou
uma decisão importante, ela volta a oferecer produtos para consumidores
que fazem do veículo seu trabalho. Mas por que a tradição? Ora, na verdade a JAC Motors na China é, desde os anos
60, uma tradicional fabricante de ônibus e caminhões, não sabia? Pois é, nem
eu, mas agora que estamos bem informados, é bom ter na cabeça que não se tratam de aventureiros e sim de tradicionalistas.
Eu fui convidado para
conhecer o lançamento de número 20 no Brasil: o VUC V260 é o mais novo membro da família que já teve em 2012 um
irmão, o T140 cuja vida mais curta não
foi menos gloriosa no nosso mercado, isso porque o Inovar Auto e a crise que se apresentou nos anos seguintes inibiram
esse promissor mercado, aquele que visa principalmente os trabalhadores
autônomos, agora, com a melhora da economia e o fim da medida governamental,
novos horizontes despontam.
Esse segmento é tradicionalíssimo
na JAC Motors, ela é uma das
principais fornecedoras do exército chinês há mais de 50 anos e um caso para
refletir: se ela fornece equipamento para os militares asiáticos, a última
coisa que iriam querer seria um general chinês enlouquecido no meio do deserto
reclamando que o caminhão quebrou. Claro que não existem relatos de ocorrências
desse tipo, portanto, confiar na qualidade desses veículos é quase uma
obrigação.
E lá vem ele, o JAC V260 chega com um motor que tem o
maior torque da categoria: Diesel, 1.910
cm³, 103 cv a 3.600 rpm e um torque respeitável de 260 Nm a 1.800 rpm com transmissão manual de 6 velocidades. Com o PBT de 3.200 kg (1.510 kg de carga útil), o
VUC chinês se apresenta como uma ótima opção para transporte de carga,
principalmente dentro da cidade.
O tamanho é generoso e bem
equilibrado, ele tem distância entre - eixos de 2,47 metros , que permite
o uso de carrocerias de metal, madeira ou baú de boas dimensões. O JAC V260 é robusto, as longarinas que
compõem o chassi são reforçadas, com perfil retangular de 100 mm de altura por 50 mm de largura e a chapa
tem espessura de 4,5 mm .
Por dentro, a cabine mostra um
diferencial positivo da marca, os veículos da JAC Motors agora se preocupam mais com o uso de materiais de
acabamento de qualidade superior, seu interior é clean e muito bem recortado em
todos os detalhes de junções das peças. Ele também carrega, e isso é uma
prática da montadora desde a chegada ao Brasil, uma série de equipamentos sem
custo adicional para o comprador, é o modelo completo e podemos encontrar neste
alarme, vidros e travas elétricas, rádio MP3 com entrada USB, direção
hidráulica, coluna de direção regulável na altura, airbag duplo, cintos de
segurança com pré-tensionadores, travamento automático das portas, regulagem de
altura dos faróis, porta-copos e freios ABS.
Nesse tipo de veículo, o
ar-condicionado sempre faz parte de um pacote de assessórios, no caso do JAC V260 ele é de série e não tem custo
adicional, bem como a exclusiva JAC
Connect Front Camera, que fica no retrovisor central e grava num cartão
de memória todas as imagens à frente do VUC, é a mesma que equipa o T40. Para se ter idéia de uma das
utilidades desse equipamento, além de monitorar e gravar tudo que acontece, em
muitos países elas são motivo da diminuição no valor do seguro, quem sabe aqui
também isso não aconteça um dia?
A JAC Motors não se preocupou apenas em lançar um novo modelo, que
tem expectativa de venda de 40
a 50 unidades até o fim do ano, ela mexeu também na
estrutura de pós-venda que sofreu mudanças e agora facilita muito a vida de
quem compra carros da marca. Neste caso, o baixo custo de manutenção está
dentro de um programa que visa atender o cliente no menor tempo possível, tanto
nas concessionárias quanto nos 26 postos de serviço espalhados pelo Brasil.
As revisões feitas na própria
rede autorizada contam com o Centro de Distribuição de Peças, que, nos
automóveis de passeio, é referência nacional na agilidade do fornecimento de
peças de reposição às concessionárias, com uma graduação de 95%
de “pronto-atendimento” (até 24 hs para a entrega dos componentes em um raio de
600 km
da Grande SP), já o cliente do VUC e que usa para o trabalho diário, a JAC vai aprimorar ainda mais esse
percentual e suprir rapidamente o concessionário com as peças solicitadas,
permitindo a imediata manutenção do veículo.
O JAC V260 já está nas 50 concessionárias da marca no Brasil, é
possível agendar um test drive e avaliar a compra deste utilitário que tem
valor fechado de R$ 69.990, garantia
total de 3 anos ou 100.000
km , assistência 24 horas, fornecedor de carroceria
homologado pela montadora (para Refrigerados, Basculante, Baú, Plataforma e
Cabritinha), revisões com preço fechado e a certeza que depois da hecatombe que quase arrasou o setor de importados nos últimos anos, quem resistiu terá mais e
melhores produtos, a nova era começa em 1º de janeiro, aguardem!
Ficha Técnica
0 Comentários