A montadora chinesa apresentou o veículo para transporte de carga urbano, colocando pressão nos concorrentes

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira

Sempre ouvi que no mercado de veículos comerciais a tradição quase sempre é garantia de qualidade. Com essa máxima na cabeça, a JAC Motors tomou uma decisão importante, ela volta a oferecer produtos para consumidores que fazem do veículo seu trabalho. Mas por que a tradição? Ora, na verdade a JAC Motors na China é, desde os anos 60, uma tradicional fabricante de ônibus e caminhões, não sabia? Pois é, nem eu, mas agora que estamos bem informados, é bom ter na cabeça que não se tratam de aventureiros e sim de tradicionalistas.


Eu fui convidado para conhecer o lançamento de número 20 no Brasil: o VUC V260 é o mais novo membro da família que já teve em 2012 um irmão, o T140 cuja vida mais curta não foi menos gloriosa no nosso mercado, isso porque o Inovar Auto e a crise que se apresentou nos anos seguintes inibiram esse promissor mercado, aquele que visa principalmente os trabalhadores autônomos, agora, com a melhora da economia e o fim da medida governamental, novos horizontes despontam.


Esse segmento é tradicionalíssimo na JAC Motors, ela é uma das principais fornecedoras do exército chinês há mais de 50 anos e um caso para refletir: se ela fornece equipamento para os militares asiáticos, a última coisa que iriam querer seria um general chinês enlouquecido no meio do deserto reclamando que o caminhão quebrou. Claro que não existem relatos de ocorrências desse tipo, portanto, confiar na qualidade desses veículos é quase uma obrigação.


E lá vem ele, o JAC V260 chega com um motor que tem o maior torque da categoria: Diesel, 1.910 cm³, 103 cv a 3.600 rpm e um torque respeitável de 260 Nm a 1.800 rpm com transmissão manual de 6 velocidades. Com o PBT de 3.200 kg (1.510 kg de carga útil), o VUC chinês se apresenta como uma ótima opção para transporte de carga, principalmente dentro da cidade.


O tamanho é generoso e bem equilibrado, ele tem distância entre - eixos de 2,47 metros, que permite o uso de carrocerias de metal, madeira ou baú de boas dimensões. O JAC V260 é robusto, as longarinas que compõem o chassi são reforçadas, com perfil retangular de 100 mm de altura por 50 mm de largura e a chapa tem espessura de 4,5 mm.


Por dentro, a cabine mostra um diferencial positivo da marca, os veículos da JAC Motors agora se preocupam mais com o uso de materiais de acabamento de qualidade superior, seu interior é clean e muito bem recortado em todos os detalhes de junções das peças. Ele também carrega, e isso é uma prática da montadora desde a chegada ao Brasil, uma série de equipamentos sem custo adicional para o comprador, é o modelo completo e podemos encontrar neste alarme, vidros e travas elétricas, rádio MP3 com entrada USB, direção hidráulica, coluna de direção regulável na altura, airbag duplo, cintos de segurança com pré-tensionadores, travamento automático das portas, regulagem de altura dos faróis, porta-copos e freios ABS.


Nesse tipo de veículo, o ar-condicionado sempre faz parte de um pacote de assessórios, no caso do JAC V260 ele é de série e não tem custo adicional, bem como a exclusiva JAC Connect Front Camera, que fica no retrovisor central e grava num cartão de memória todas as imagens à frente do VUC, é a mesma que equipa o T40. Para se ter idéia de uma das utilidades desse equipamento, além de monitorar e gravar tudo que acontece, em muitos países elas são motivo da diminuição no valor do seguro, quem sabe aqui também isso não aconteça um dia?


A JAC Motors não se preocupou apenas em lançar um novo modelo, que tem expectativa de venda de 40 a 50 unidades até o fim do ano, ela mexeu também na estrutura de pós-venda que sofreu mudanças e agora facilita muito a vida de quem compra carros da marca. Neste caso, o baixo custo de manutenção está dentro de um programa que visa atender o cliente no menor tempo possível, tanto nas concessionárias quanto nos 26 postos de serviço espalhados pelo Brasil.


As revisões feitas na própria rede autorizada contam com o Centro de Distribuição de Peças, que, nos automóveis de passeio, é referência nacional na agilidade do fornecimento de peças de reposição às concessionárias, com uma graduação de 95% de “pronto-atendimento” (até 24 hs para a entrega dos componentes em um raio de 600 km da Grande SP), já o cliente do VUC e que usa para o trabalho diário, a JAC vai aprimorar ainda mais esse percentual e suprir rapidamente o concessionário com as peças solicitadas, permitindo a imediata manutenção do veículo.


O JAC V260 já está nas 50 concessionárias da marca no Brasil, é possível agendar um test drive e avaliar a compra deste utilitário que tem valor fechado de R$ 69.990, garantia total de 3 anos ou 100.000 km, assistência 24 horas, fornecedor de carroceria homologado pela montadora (para Refrigerados, Basculante, Baú, Plataforma e Cabritinha), revisões com preço fechado e a certeza que depois da hecatombe que quase arrasou o setor de importados nos últimos anos, quem resistiu terá mais e melhores produtos, a nova era começa em 1º de janeiro, aguardem!


Ficha Técnica