Os novos modelos completam a MaxSeries ao lado dos pneus Citymax e KMax. Linha Armor Max é destinada ao uso misto, Fuel Max ao serviço rodoviário
Texto e fotos: Goodyear
A Goodyear, uma das maiores fabricantes globais de pneus e bandas de rodagem, apresenta na 21ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, quatro novos pneus: Armor Max MSS e MSD para o serviço misto, com foco em resistência, e Fuel Max LHS e LHD, para o serviço rodoviário, com foco em economia de combustível. Disponíveis em várias medidas, os lançamentos apresentam funcionalidades e benefícios ideais para frotistas e motoristas que procuram o melhor custo por quilômetro. Os novos modelos completam a MaxSeries, composta também pelos pneus Citymax, para o serviço urbano com foco em durabilidade, e KMax, para o serviço regional com foco em quilometragem.
Os novos pneus Goodyear Armor Max foram desenvolvidos para veículos que trafegam em serviço misto, que mesclam vias pavimentadas com vias de terra, como por exemplo, fazendas, construção civil, usinas de cana ou coleta de resíduos. Para atender a essa demanda, a resistência dos pneus é de extrema importância, uma vez que os percursos são bastante agressivos.
Para criar um produto com alta performance, a Goodyear emprega para a linha Armor Max uma carcaça com quatro cintas de aço, sendo a última construída com High Elongation Wire que consiste na aplicação de cordonéis de aço mais resistentes e construídos de forma a proporcionar maior elasticidade e maior aderência ao composto de borracha. Além disso, o modelo conta com uma banda de rodagem que utiliza um composto especial, extra resistente e com dupla camada de compostos.
“O pacote robusto de cintas com High Elongation Wire encontrado nos pneus Goodyear Armor Max garante uma carcaça mais resistente, possibilitando maior número de recapagens. Isso é uma grande vantagem, principalmente quando comparamos com modelos no mercado que possuem somente três cintas e que com frequência são descartados para recapagem devido às avarias sofridas”, explica Fabio Garcia, gerente sênior de marketing para pneus comerciais da Goodyear Brasil. O Goodyear Armor Max MSS é destinado aos eixos direcionais, livres ou de tração moderada. Já o modelo Armor Max MSD foi desenvolvido para atuar em eixos de tração. Além de máxima resistência, o novo pneu Armor Max MSS entrega até 9% mais quilometragem quando comparado ao seu antecessor, o Goodyear G686 MSS Plus.
Para o serviço rodoviário a Goodyear mostra na Fenatran 2017 o novo pneu Fuel Max LHS, desenvolvido com tecnologia exclusiva que garante até 6% de economia de combustível e até 9% a mais de quilometragem no serviço rodoviário, quando comparado ao seu antecessor, o G657. Ideal para longas distâncias em vias retas e planas, onde os veículos se mantém em velocidade constante por um longo período, o Fuel Max LHS é destinado aos eixos direcionais, livres ou de tração moderada e o Fuel Max LHD é destinado aos eixos de tração.
“A maior parte dos esforços para o desenvolvimento do Goodyear Fuel Max estiveram focados no desenvolvimento de compostos inovadores com baixa resistência ao rolamento e de alta quilometragem”, acrescenta Fabio. O Fuel Max LHS tem a melhor graduação em resistência ao rolamento do mercado, graduação B de acordo com as especificações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Já o Fuel Max LHD, elaborado para eixos de tração, apresenta graduação D, valor extremamente eficiente para eixos de tração.
“Utilizando o Fuel Max LHS em todos os eixos de um ônibus rodoviário, por exemplo, é possível obter até 10% a mais de economia de combustível, se a comparação for feita em um veículo montado com pneus de graduação D”, ressalta Garcia. Além de ser o melhor em resistência ao rolamento, o Fuel Max LHS também é superior em performance. Se comparado com o seu antecessor, o modelo apresentando na Fenatran 2017 oferece até 9% mais quilometragem.
- Levando mais – Os pneus Fuel Max têm a maior capacidade de carga do segmento. Com índice de carga 154/149, podem ser carregados com 3.750 kg em eixo simples e 3.250 em eixo duplo. Os modelos existentes no mercado têm índice de carga padrão, 152/148. Ou seja, a capacidade de carga do Fuel Max LHS é superior, garantindo mais resistência a carga para o transporte rodoviário de passageiros.
- Interligados – Tanto os pneus Fuel Max como Armor Max podem ser adquiridos opcionalmente com chip RFID integrado de fábrica. A utilização deste dispositivo combinada ao sistema Control Max permite um maior controle patrimonial da frota, reduzindo gastos com pneus e com combustível.
- Garantia – Os pneus Fuel Max e Armor Max, assim como toda a linha MaxSeries, têm sete anos de garantia para a vida total do pneu independentemente do número de recapagens.
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