Entre as marcas, Chevrolet mantém a liderança e Renault passa a ocupar a quarta posição

Texto e fotos: B3

Ao somar 6.582 unidades financiadas, o Kwid, lançamento da Renault, avançou da nona para a segunda posição no ranking dos modelos de automóveis leves novos mais financiados em setembro. Em primeiro lugar, o Ônix, da Chevrolet, manteve a liderança no levantamento, com 9.699 unidades negociadas em setembro.
O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBOVESPA, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas. Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio (contemplados e não quitados).
Em setembro, o Argo, lançamento da Fiat, caiu uma posição no ranking dos autos leves novos mais financiados e passou a ocupar a sétima posição, com 2.703 unidades negociadas. Já o Kicks, da Nissan, avançou da 17ª para 13ª posição do levantamento, com 1.974 carros novos vendidos a crédito.
Entre as marcas, o destaque do mês de setembro foi a Renault, que avançou da sexta para a quarta posição no ranking das mais financiadas, ao somar 10.408 autos leves novos mais financiados. No mês, a Chevrolet manteve a liderança no levantamento, com 19.461 unidades negociadas, seguida da Fiat, com 12.835 unidades vendidas a crédito.


Usados
No levantamento de autos leves usados mais financiados, o Gol, da Volkswagen, manteve a primeira posição em setembro. No período, o modelo totalizou 16.674 unidades financiadas. A segunda posição continuou com o Palio, da Fiat, que atingiu 11.624 autos leves vendidos a crédito.
Em setembro, o Corolla, da Toyota, avançou uma posição e passou a ocupar o nono lugar no ranking de autos leves usados mais financiados no Brasil, ao somar 5.912 unidades negociadas. Outro destaque foi o Ecosport, da Ford, que passou da 19ª para a 16ª posição, com 4.746 carros usados vendidos a crédito.


Participação dos financiamentos sobre as vendas
Apesar de ter avançado para a segunda posição no ranking dos automóveis leves novos mais financiados em setembro, em seu segundo mês após o lançamento, o Kwid, da Renault, caiu do primeiro para o terceiro lugar entre os carros novos com maior participação de financiamento sobre as vendas, totalizando 67,5% de suas unidades vendidas por meio de crédito.
Já o Fiesta, da Ford, avançou da segunda para a primeira posição no levantamento, com 76,2% de suas unidades financiadas. Enquanto o Argo, da Fiat, subiu da terceira para a segunda posição, com 70% de suas unidades vendidas a crédito.
O levantamento da B3 considera os 50 automóveis leves novos mais vendidos no acumulado do ano até setembro de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa o setor de distribuição de veículos no Brasil.
No acumulado do ano até setembro, o Prisma, da Chevrolet, que até agosto não aparecia no ranking, agora ocupa a nona posição, com 61,3% de suas unidades negociadas a prazo. Outro destaque foi o Up, da Volkswagen, que também passou a fazer parte do levantamento e ocupa o 10º lugar, com 61,3% de suas unidades financiadas.


Em setembro, foram financiados 345.222 automóveis leves no Brasil, sendo 98.615 unidades zero quilômetro e 246.607 usadas. No total, considerando autos leves, motos e pesados, foram financiados 419.996 veículos no país.