O novo objeto do desejo pra quem
procura um carro econômico e bem equipado também faz parte da história de outra
gigante japonesa
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota / NGK
A admiração pela determinação e a
garra do povo japonês não se resume, pelo menos para mim, nos seus produtos de
qualidade comprovada e na constante evolução, esse povo de olhos fechados e
mente aberta não dispensa o cuidado com seu semelhante, tudo que fazem é
voltado pra o bem estar do homem.
Certamente você nunca vai ver
alguma coisa mais ou menos ou até um “quebra
galho” feita por eles, tá certo que a perfeição não existe, mas trabalham muito próximos disso em todos os setores que se comprometem a fazer e
até mesmo criar. Foi pensando assim que nasceu o novo modelo
2018 de um automóvel que nasceu e alguns menos avisados torciam o nariz, mas agora ele começa a
agradar muito os consumidores exigentes e deixa seus
proprietários mais felizes: O Etios
nasceu compacto para ser grande!
Durante dez dias eu pude
desfrutar (sim, a palavra é essa!) de mais uma avaliação com o modelo topo de
linha que agora mais parece um Corolla
em versão compacta, o Etios XLS 1.5
Automático é um desses carros para se amar incondicionalmente. Ele está de
cara nova e design externo renovado, mostrou uma prévia nas versões Ready e Platinum e agora equipa toda a linha, tem um novo desenho na
frente, novos pára-choques dianteiros, traseiros e uma nova grade.
E lá vamos nós testar o valente
sedã nas ruas de São Paulo, a cidade vive aquele momento peculiar entre o fim
do outono e começo de inverno quando os carros abastecidos com etanol começam a
ficar mais chatos nas frias manhãs paulistanas.
No caso do Etios, essa dificuldade ou mau humor matinal não existe, o motor
1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a
5.600 rpm com etanol e 102 cv a 5.600 giros com gasolina, tecnologia de duplo
comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota
não precisa do tanquinho de gasolina, ele te informa no display do painel
quando está pronto para a partida sem crises nem demora, uma tecnologia que só
facilita a vida.
O conjunto mecânico é premiado
com o câmbio automático de 4 velocidades, aquele mesmo que o Corolla usava antigamente, mas o
diferencial dessa transmissão é o software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência
Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a
condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador
e assim selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de
condução.
Isso melhora muito o consumo,
quem acha que não dá pra esperar economia de combustível com carro automático desta vez quebrou a cara: segundo dados do computador de bordo, com três
pessoas, ar condicionado ligado e andando na velocidade das vias, fiz uma média
de 8,9 km/l dentro da cidade, lembre-se, estamos falando de um carro com motor
1.5!
Com seu tamanho compacto, fazer
manobras e andar pelas faixas nem sempre generosas nas avenidas da cidade não é
um grande desafio, a visibilidade externa é muito boa por causa dos vidros de
tamanho generoso, a posição do motorista permite um ajuste dos espelhos que
apenas com um leve movimento de cabeça te mostra toda a situação em volta do carro.
Dirigir é um prazer, a direção elétrica permite fazer as temidas balizas
facilmente, parar em uma vaga de shopping é muito fácil em qualquer sentido: de
frente ou de ré. E na hora de colocar as compras dá pra perceber quanto o
porta-malas é grande, os 562
litros de capacidade fazem muita diferença para quem tem
certa quantidade de bagagem ou gosta de fazer compra do mês.
Já na estrada a conversa é muito
diferente, dá para usar mais alguns penduricalhos eletrônicos e seu
comportamento varia bastante, hoje é um dia especial porque ele vai me levar
para conhecer outra empresa japonesa que chegou ao Brasil um ano depois que a Toyota resolveu atravessar o mundo para
se fixar no Brasil e responder pela America do Sul. O destino é a fábrica de
velas da NGK em Mogi das Cruzes, próximo
63 km da
capital paulista, que era no começo dos anos 60 um local onde a colônia
japonesa se instalou com mais pessoas, tanto que ela ganhou uma irmã no Japão:
Nagoia.
Resolvi fazer um trajeto menos
convencional no caminho para conhecer essa outra interessantíssima história e o
caminho para o interior de São Paulo foi um pouco diferente do convencional. Primeiro
usando a Rodovia Presidente Dutra, um trecho do Rodoanel Mario Covas e alguns
quilômetros da Ayrton Senna / Trabalhadores até a Mogi-Bertioga, esse trajeto
contempla rodovias antigas e modernas, com muitas surpresas no caminho para
quem utiliza o carro em viagens.
Com o controle de velocidade
ligado, o Etios XLS 1.5 Automático
chega rapidamente na velocidade limite da rodovia, as trocas de marchas são tão
suaves e precisas que nem parece que se trata de um cambio automático
convencional. A força do motor 1.5 evita trocas em velocidade cruzeiro, seja em
subida ou descida, seu range é grande e a variação que eventualmente acontece
quase nem é sentida, o conta-giros não fica variando indefinidamente.
O bom resultado disso é a
economia de combustível, nessas condições fiz uma média, segundo dados do
computador de bordo, de 11,4 km/l, com três pessoas e ar condicionado ligado. É
um sedã muito valente, em alguns momentos até lembra seu primo famoso, o Corolla, e parece que a Toyota agora acertou de vez, esse sim
pode ser chamado carinhosamente de Corollinha.
Chegamos ao destino, essa é uma
das 18 plantas que a fornecedora de componentes tem no mundo, aliás, uma
curiosidade com relação à Toyota: no
fim dos anos 50 quando chegaram ao Brasil, ambas eram as primeiras fábricas
fora do Japão, foi quase uma coisa daquele amigo que encara com você um novo
desafio: se você for eu vou também! A NGK
veio, ficou, trouxe a tecnologia da cerâmica que faz diferença entre os
concorrentes e para minha surpresa, não são só as velas de ignição que usam esse
know how, a empresa também produz revestimentos porcelanizados e cerâmicas
técnicas, além de comercializar, por meio da marca NTK, sensores de oxigênio, sensores de detonação e ferramentas de
corte.
É uma empresa para se ter orgulho
dos números e das grandes conquistas, segundo Marcos Mosso, chefe de marketing “nós crescemos na crise que está em curso no país, não somente pelo
fato das pessoas estarem demorando mais para trocarem seus carros e isso
demanda manutenção, mas pela qualidade do produto que fabricamos”. Essa
qualidade é reconhecida mundialmente, para se ter uma ideia, a NGK está a 50 anos na Fórmula 1 e nos últimos 20 anos é
patrocinadora da equipe Ferrari, que
está dando um trabalhão esse ano para as Mercedes e equipa as motos em todas as categorias da MotoGP, todos utilizam as velas feitas pelos
japoneses, é mole?
A fábrica deu seus primeiros
passos na cidade na região central de Mogi, mas em 1975 mudou para uma área de 625 mil m² às margens do rio
Tietê, de onde retira água para seus processos industriais e, segundo o consultor
técnico Hiromori Mori “devolvemos ela mais limpa do que retiramos,
isso faz parte da nossa política de preservação ambiental”. Nesse complexo
que tem a vida pulsante de uma cidade trabalham hoje 1.258 funcionários
diretos, 890 homens e 368 mulheres responsáveis pela produção de componentes
oferecidos ao mercado e que passam por aproximadamente por 150 processos, todos
intercalados por diversas checagens eletrônicas e visuais.
Durante o tour pela empresa, pude acompanhar como são fabricados os
componentes de ignição e sensores que são referencia no mercado tanto de carros
novos como de reposição. Segundo Hiromori
Mori, “a unidade brasileira é uma das
que também podem exportar inclusive para o Japão, fabricamos aqui 6.300.000
velas de ignição por ano além de outros componentes em máquinas e equipamentos que foram
desenvolvidos pelo setor de engenharia da NGK
para suprir as nossas necessidades na produção”.
A NGK é a fornecedora de componentes para quase todas as montadoras instaladas
no Brasil, tem uma forte presença no aftermarket e segundo Marcos Mosso, é um local onde as pessoas gostam de trabalhar: “fizemos um levantamento e constatamos que a
média de tempo que os empregados permanecem na empresa é de 11 anos, a média de
idade gira em torno dos 38 anos e isso é muito bom, significa que todos que
aqui trabalham estão empenhados em fazer o melhor durante os três turnos diários,
7 dias por semana, todos os dias do mês, 365 dias do ano, aqui não dá para
pensar em parar!”.
Com um lineup de produtos como cabos, sondas, bobinas, 5 tipos de velas
inclusive as moderníssimas de Iridium, a empresa se orgulha também de formar
profissionais fora de seus domínios. Um programa oferece a
distribuidores, varejistas e reparadores automotivos, cursos e palestras
técnicas presenciais e online, ao todo mais de 350 mil profissionais já foram
treinados pela empresa em seus 57 anos de atuação no País.
Depois de conhecer mais uma
empresa japonesa que marca fortemente sua presença no Brasil, hora de voltar
para casa e terminar a avaliação do Etios
XLS 1.5 Automático na estrada, agora fazendo um caminho mais rápido e que
vai exigir mais desempenho do modelo. Optei por usar a Rodovia dos
Trabalhadores / Ayrton Senna o tempo todo, a velocidade da via é mais alta e por isso posso sentir o comportamento do carro e se ele transfere algum
tipo de cansaço para quem dirige nessas condições durante muito tempo.
Evitei nesse caso o uso do
controle de velocidade, fiz o trajeto de mais de 60 km utilizando a
sensibilidade do pé no acelerador ficando sempre ligado no tráfego ao redor. Mesmo
nessas condições mais “manuais” quase não existe troca de marchas, o desempenho
é muito bom e quem dirige se sente muito seguro tanto nas manobras quanto nos
momentos críticos, quer seja em ultrapassagens ou mesmo quando algum motorista resolve cortar sua frente. Fiz a maior parte do trecho perto da velocidade
limite de 120 km/h ,
usei em algumas oportunidades fortemente os freios e pude sentir que o carro,
mesmo nessas condições, mantém as características de dirigibilidade como se
estivesse em velocidade menor.
O Etios XLS 1.5 Automático é mais um que faz parte do Ciclo Toyota, tem 3 anos de garantia, revisões
com preço fechado, assistência 24 horas, preço sugerido nessa versão de R$ 65.180
e a certeza de sossego quando se trata de veículos da marca, e pode ter certeza
que hoje está mais integrado ao Brasil, lugar onde as duas gigantes nipônicas que chegaram quase de mãos dadas resolveram
investir para se tornarem mais fortes. E deu certo!
Ficha Técnica
Motor/Performance
|
|||
Motorização:
|
1.5
|
||
Alimentação
|
Injeção multi ponto
|
||
Combustível
|
Álcool
|
Gasolina
|
|
Potência (cv)
|
107.0
|
102.0
|
|
Cilindrada (cm3)
|
1.496
|
N/D
|
|
Torque (Kgf.m)
|
14,7
|
14,3
|
|
Velocidade Máxima (Km/h)
|
186
|
N/D
|
|
Tempo 0-100 (Km/h)
|
11.3
|
N/D
|
|
Consumo cidade (Km/L)
|
8.4
|
12.2
|
|
Consumo estrada (Km/L)
|
10.4
|
14.9
|
Dimensões
|
|
Altura (mm)
|
1510
|
Largura (mm)
|
1695
|
Comprimento (mm)
|
4369
|
Entre-eixos (mm)
|
2550
|
Peso (kg)
|
1029
|
Tanque (L)
|
45.0
|
Porta-malas (L)
|
562
|
Ocupantes
|
5
|
Mecânica
|
|
Câmbio
|
Automática de 4
marchas
|
Tração
|
Dianteira
|
Direção
|
Elétrica
|
Suspensão dianteira
|
Suspensão tipo
McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e
molas helicoidal.
|
Suspensão traseira
|
Suspensão tipo eixo
de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e
molas helicoidal.
|
Freios
|
Dois freios à disco
com dois discos ventilados.
|
Itens de Série
|
Integração Móvel.
|
Airbags 2.
|
Navegação via
celular.
|
Controle de
aplicativos.
|
Tela com
multi-funções tela sensível ao toque e 1.
|
Conexão externa
para entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar, inclui conexão USB e
conexão HDMI frontal.
|
Bluetooth inclui
telefone.
|
Portas motorista,
atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
|
Chave ou cartão
inteligente manual.
|
Preparação isofix.
|
Consumo de
combustível secundário: 12,2 e 14,9.
|
Distribuição
eletrônica de frenagem EBD.
|
Estepe em ferro e
de tamanho reduzido.
|
Rodas dianteiras e
traseiras em liga leve 15 com 5,5pol de largura.
|
Vidros elétricos na
dianteira com acionamento em um só toque, vidros elétricos na traseira.
|
Limpador do
pára-brisa com intermitência fixa.
|
Vidros verdes.
|
Vidro traseiro fixo
com anti-embaçante.
|
Retrovisores das
portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado e luzes
indicadoras.
|
Retrovisor interno.
|
Ar condicionado.
|
Transmissão
automática com quatro velocidades no assoalho.
|
Suspensão tipo
McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e
molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra
estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
|
Compartimento
refrigerado porta luvas.
|
Direção Assistida
proporcional à velocidade e tipo.
|
Volante de direção
com ajuste de altura multifuncional.
|
Banco traseiro com
capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e
voltado para frente.
|
Bancos dianteiros
individuais, sem ajustes para motorista, manual, manual e manual, bancos
dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual e manual.
|
Descansa braço
dianteiro central.
|
Revestimento dos
bancos em material principal do banco.
|
Cintos de segurança
traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento
do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo 3-pontos no assento
central.
|
Cintos de seguranca
no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador.
|
Com ajuste na
altura nos bancos dianteiros, três apoios de cabeça com ajuste na altura nos
bancos traseiros.
|
Airbag dianteiro
para motorista e passageiro.
|
Pintura metálica.
|
Alarme.
|
Travamento central
remoto.
|
Pneus: dianteiros,
traseiros, 185 x 60 H e 88.
|
Faróis de neblina
dianteiros.
|
Faróis de
superfície complexa, lâmpada halógena e Halógeno.
|
Acabamento de luxo
com imitação de alumínio na alavanca de câmbio e piano preto no painel
nenhum.
|
Computador de bordo
com velocidade média e consumo médio de combustível.
|
Conta-giros.
|
Dois hodômetros
parciais.
|
Painel instrumentos
Tela TFT.
|
Tração dianteira.
|
Capacidade de
carga: banco traseiro normal - até altura dos vidros (litros): 562 e medida
do fabricante.
|
Espelho de cortesia
para motorista e passageiro.
|
Luz no porta malas.
|
Piloto automático.
|
Pára-choques
dianteiros e traseiros.
|
ABS.
|
Dois freios à disco
com dois discos ventilados.
|
Acabamento cromado.
|
Tomada com saída
12v dianteira.
|
Controle de áudio
montado no volante.
|
Equipamento de som
AM / FM, Tela Sensível ao Toque e Tela Colorida.
|
Quatro
alto-falantes.
|
5 assentos com
configuração 2+3.
|
Carroceria com
quatro portas tipo sedan entre eixos curto.
|
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