- No momento da troca Ă© possĂvel utilizar marcas e medidas diferentes?
- Todos os quatro pneus devem ser substituĂdos de uma vez?
- Continental responde as quatro principais dĂºvidas dos consumidores na hora de substituir os pneus de seu veĂculo.
Texto e fotos: Continental
NĂ£o faltam dĂºvidas na hora de trocar os pneus do carro. Quando eles atingem o limite de segurança ou sofrem algum dano irreparĂ¡vel, o consumidor se depara com uma sĂ©rie de questões. Devo comprar dois ou quatro pneus? Posso aqdquirir pneus de diferentes marcas? Os pneus novos devem ser colocados no eixo dianteiro ou traseiro? Devo utilizar o estepe?
Rafael Astolfi, gerente de assistĂªncia tĂ©cnica da Continental Pneus no Brasil, maior fabricante de pneus da Alemanha e um dos maiores grupos sistemistas do mundo, responde as quatro principais questões enfrentadas pelos consumidores no momento de escolher novos calçados para o seu veĂculo.
Como saber se jĂ¡ Ă© hora de substituir os pneus?
Pneus desgastados, que apresentem bolhas ou outras avarias devem ser substituĂdos para segurança do motorista. No Brasil, a resoluĂ§Ă£o n° 558/80 do CONTRAN em seu artigo 4, proĂbe a circulaĂ§Ă£o de veĂculos com um pneu com sulcos com profundidade inferior a 1,6 milĂmetros ou que tenha atingido seu indicador de desgaste mĂ¡ximo, ficando o condutor sujeito Ă s punições de lei. Na dĂºvida, busque ajuda de profissional.
Posso utilizar pneus diferentes dos originais de fĂ¡brica?
Como regra geral Ă© aconselhĂ¡vel utilizar pneus da mesma marca e modelo. Eles foram escolhidos como equipamento original pois auxiliam o veĂculo a entregar a sua melhor performance. É como um par de tĂªnis que se adapta perfeitamente ao pĂ© e ao estilo de pisada de um atleta.
Os motoristas devem evitar ao mĂ¡ximo utilizar bandas de rodagem com desenhos distintos ou medidas diferentes. Obviamente, os poucos veĂculos que empregam pneus diferentes no eixo traseiro e eixo dianteiro nĂ£o obedecem a essa regra.
“O uso de pneus idĂªnticos em todas as posições garante o melhor controle e estabilidade. Vale lembrar ainda que pneus runflat tambĂ©m nĂ£o podem rodar em parceria com modelos comuns”, alerta Rafael Astolfi, lembrando que cada pneu tem suas prĂ³prias caracterĂsticas e entregam nĂveis de performance distintos. “Isso fica evidente em testes comparativos de desempenho em diversos aspectos, tais como conforto, frenagem e dirigibilidade no seco e no molhado”, pondera.
Trocar apenas dois ou quatro pneus?
Infelizmente, nem sempre acontece de os quatro pneus chegarem ao fim de sua vida Ăºtil ao mesmo tempo. Ă€s vezes, variĂ¡veis como problemas na geometria da suspensĂ£o do veĂculo, o uso de medidas diferentes em cada eixo, a falta de manutenĂ§Ă£o e o estilo de direĂ§Ă£o conspiram para que isso nĂ£o aconteça.
Os motoristas sĂ£o, entĂ£o, forçados a adquirir um jogo de quatro pneus novos ou um par para substituiĂ§Ă£o. Enquanto trocar os quatro pneus ao mesmo tempo Ă© melhor para manter a dirigibilidade equilibrada, trocar apenas dois pneus ajuda a poupar um bom dinheiro.
“Ao optar por trocar apenas dois pneus, eles sempre devem ser montados no eixo traseiro, responsĂ¡vel pela estabilidade. Pneus gastos na traseira oferecem menor traĂ§Ă£o e resistĂªncia Ă aquaplanagem. Isso pode resultar em perda de aderĂªncia em pista molhada, fazendo o veĂculo sambar de um lado para o outro sem controle”, explica Rafael Astolfi.
Como escolher um pneu para reposiĂ§Ă£o?
É uma boa prĂ¡tica manter a mesma marca, modelo e medida do pneu original do veĂculo. Isso garante que o seu comportamento e performance fiquem dentro do que foi projetado pelo fabricante.
Mas, por preferĂªncias pessoais de desempenho e dirigibilidade, no momento da substituiĂ§Ă£o muitos consumidores optam por pneus de outra marca ou modelo. Nesse caso, Ă© essencial que ele leve em consideraĂ§Ă£o as demandas e o tipo de aplicaĂ§Ă£o, respeitando a regra de colocaĂ§Ă£o de pneus iguais no mesmo eixo do automĂ³vel. E nĂ£o apenas de modelos iguais, mas com as mesmas condições de desgaste. NĂ£o se pode misturar pneus novos e usados em um mesmo eixo.
“É fundamental respeitar a medida e os Ăndices de carga e velocidade demandadas pelo veĂculo, optando por pneus com Ăndices iguais ou superiores aos originais. A legislaĂ§Ă£o brasileira nĂ£o permite alteraĂ§Ă£o do diĂ¢metro total do pneu e, por isso, Ă© preciso atentar a esse detalhe no momento da troca”, conclui Astolfi.
Um exemplo prĂ¡tico: se vocĂª tem um carro que utiliza pneus com aro 14 e deseja substituĂ-los por modelos aro 16, o diĂ¢metro externo total do pneu deve ser rigorosamente o mesmo, de acordo com a ResoluĂ§Ă£o nº 292/2008 do CONTRAN, em seu artigo 8º.
Em caso de dĂºvidas, consulte sempre o manual de instruções do veĂculo ou um revendedor autorizado Continental Pneus acessando www.conti.com.br.
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