• No momento da troca Ă© possĂ­vel utilizar marcas e medidas diferentes?
  • Todos os quatro pneus devem ser substituĂ­dos de uma vez?
  • Continental responde as quatro principais dĂºvidas dos consumidores na hora de substituir os pneus de seu veĂ­culo.

Texto e fotos: Continental

NĂ£o faltam dĂºvidas na hora de trocar os pneus do carro. Quando eles atingem o limite de segurança ou sofrem algum dano irreparĂ¡vel, o consumidor se depara com uma sĂ©rie de questões.  Devo comprar dois ou quatro pneus? Posso aqdquirir pneus de diferentes marcas? Os pneus novos devem ser colocados no eixo dianteiro ou traseiro? Devo utilizar o estepe?


Rafael Astolfi, gerente de assistĂªncia tĂ©cnica da Continental Pneus no Brasil, maior fabricante de pneus da Alemanha e um dos maiores grupos sistemistas do mundo, responde as quatro principais questões enfrentadas pelos consumidores no momento de escolher novos calçados para o seu veĂ­culo.

Como saber se jĂ¡ Ă© hora de substituir os pneus?
Pneus desgastados, que apresentem bolhas ou outras avarias devem ser substituĂ­dos para segurança do motorista. No Brasil, a resoluĂ§Ă£o n° 558/80 do CONTRAN em seu artigo 4, proĂ­be a circulaĂ§Ă£o de veĂ­culos com um pneu com sulcos com profundidade inferior a 1,6 milĂ­metros ou que tenha atingido seu indicador de desgaste mĂ¡ximo, ficando o condutor sujeito Ă s punições de lei. Na dĂºvida, busque ajuda de profissional.

Posso utilizar pneus diferentes dos originais de fĂ¡brica?
Como regra geral Ă© aconselhĂ¡vel utilizar pneus da mesma marca e modelo. Eles foram escolhidos como equipamento original pois auxiliam o veĂ­culo a entregar a sua melhor performance. É como um par de tĂªnis que se adapta perfeitamente ao pĂ© e ao estilo de pisada de um atleta.
Os motoristas devem evitar ao mĂ¡ximo utilizar bandas de rodagem com desenhos distintos ou medidas diferentes. Obviamente, os poucos veĂ­culos que empregam pneus diferentes no eixo traseiro e eixo dianteiro nĂ£o obedecem a essa regra.
“O uso de pneus idĂªnticos em todas as posições garante o melhor controle e estabilidade. Vale lembrar ainda que pneus runflat tambĂ©m nĂ£o podem rodar em parceria com modelos comuns”, alerta Rafael Astolfi, lembrando que cada pneu tem suas prĂ³prias caracterĂ­sticas e entregam nĂ­veis de performance distintos. “Isso fica evidente em testes comparativos de desempenho em diversos aspectos, tais como conforto, frenagem e dirigibilidade no seco e no molhado”, pondera.

Trocar apenas dois ou quatro pneus?
Infelizmente, nem sempre acontece de os quatro pneus chegarem ao fim de sua vida Ăºtil ao mesmo tempo. Ă€s vezes, variĂ¡veis como problemas na geometria da suspensĂ£o do veĂ­culo, o uso de medidas diferentes em cada eixo, a falta de manutenĂ§Ă£o e o estilo de direĂ§Ă£o conspiram para que isso nĂ£o aconteça.
Os motoristas sĂ£o, entĂ£o, forçados a adquirir um jogo de quatro pneus novos ou um par para substituiĂ§Ă£o. Enquanto trocar os quatro pneus ao mesmo tempo Ă© melhor para manter a dirigibilidade equilibrada, trocar apenas dois pneus ajuda a poupar um bom dinheiro.
“Ao optar por trocar apenas dois pneus, eles sempre devem ser montados no eixo traseiro, responsĂ¡vel pela estabilidade. Pneus gastos na traseira oferecem menor traĂ§Ă£o e resistĂªncia Ă  aquaplanagem. Isso pode resultar em perda de aderĂªncia em pista molhada, fazendo o veĂ­culo sambar de um lado para o outro sem controle”, explica Rafael Astolfi.

Como escolher um pneu para reposiĂ§Ă£o?
É uma boa prĂ¡tica manter a mesma marca, modelo e medida do pneu original do veĂ­culo. Isso garante que o seu comportamento e performance fiquem dentro do que foi projetado pelo fabricante.
Mas, por preferĂªncias pessoais de desempenho e dirigibilidade, no momento da substituiĂ§Ă£o muitos consumidores optam por pneus de outra marca ou modelo. Nesse caso, Ă© essencial que ele leve em consideraĂ§Ă£o as demandas e o tipo de aplicaĂ§Ă£o, respeitando a regra de colocaĂ§Ă£o de pneus iguais no mesmo eixo do automĂ³vel. E nĂ£o apenas de modelos iguais, mas com as mesmas condições de desgaste. NĂ£o se pode misturar pneus novos e usados em um mesmo eixo.
“É fundamental respeitar a medida e os Ă­ndices de carga e velocidade demandadas pelo veĂ­culo, optando por pneus com Ă­ndices iguais ou superiores aos originais. A legislaĂ§Ă£o brasileira nĂ£o permite alteraĂ§Ă£o do diĂ¢metro total do pneu e, por isso, Ă© preciso atentar a esse detalhe no momento da troca”, conclui Astolfi.
Um exemplo prĂ¡tico: se vocĂª tem um carro que utiliza pneus com aro 14 e deseja substituĂ­-los por modelos aro 16, o diĂ¢metro externo total do pneu deve ser rigorosamente o mesmo, de acordo com a ResoluĂ§Ă£o nº 292/2008 do CONTRAN, em seu artigo 8º.

Em caso de dĂºvidas, consulte sempre o manual de instruções do veĂ­culo ou um revendedor autorizado Continental Pneus acessando www.conti.com.br.