Essa inglesa com sotaque indiano
chega ao Brasil com produtos bem feitos e preço muito competitivo
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Royal Enfield
Não é de hoje que as motocicletas
clássicas seduzem os apaixonados pelas duas rodas, é um misto de liberdade e
ousadia que se completa com uma bela máquina que é comandada por milhares de
pessoas no mundo. Claro que os itens de segurança são fundamentais e cada dia
mais necessários, mas veja, não se pode perder a razão de ser, o barulho e o
desenho atraente sempre devem prevalecer sobre a parafernália eletrônica que a
maioria dos veículos no mundo agora carrega.
Eu fui gentilmente convidado para
testemunhar a chegada da mais antiga marca de motocicletas com produção
continua que existe no mundo, é uma enorme honra pode fazer parte da nova fase
latino americana da Royal Enfield.
Na fábrica de munição surgiu a primeira motocicleta em 1901 na Inglaterra, suas
linhas retas e seu motor confiável foram responsáveis por equipar o exército inglês
nas duas guerras mundiais que se seguiram.
Nos anos 70 eles se mudaram para
a Índia onde estão até hoje em instalações modernas e de alta tecnologia, mas
não abandonaram aquela coisa artesanal que os modelos carregam, só para citar
um exemplo, os filetes do tanque de combustível ainda são pintados à mão. Após
116 anos de produção é surpreendente constatar que eles não utilizam plástico
ou seus derivados no acabamento, que é feito com chapas de metal, isso dá uma
impressão maior de robustez aos produtos.
Pois é, foi com essa pegada que
esse pessoal resolveu desembarcar oficialmente no Brasil usando uma prática
incomum: trabalhar cada cidade separadamente. O objetivo é concentrar esforços
na América Latina e São Paulo é a sede brasileira e local de sua primeira loja
no País. É uma honra a cidade ser a segunda representante direta da empresa
fora da Índia (a primeira está nos EUA, representando a América do Norte) e
ter a responsabilidade de distribuição a revendedores e desenvolvimento das
atividades de mercado e suporte, como marketing e pós-venda.
A apresentação contou com a
presença de Rudratej Singh (Rudy),
presidente da Royal Enfield que
afirmou: "a Royal Enfield está rapidamente se tornando um player muito
importante no mercado global de motocicletas de média cilindrada, reinventando
este segmento com modelos evocativos, envolventes e muito divertidos de
pilotar. Estamos muito satisfeitos por entrar oficialmente no Brasil e oferecer
nossos produtos para um novo grupo de clientes, que nos permitirá perceber
nosso potencial competitivo no quarto maior mercado de motocicletas do mundo e
o maior da América Latina".
São três modelos que chegam junto
com a marca:
O modelo urbano padrão da marca,
a Bullet 500, tem design atemporal,
icônico e artesanal, e está em produção contínua há oito décadas. Com sua
aparência inconfundível e seu escapamento distinto, este modelo oferece uma
experiência sensorial única em cada passeio;
A Classic 500, o modelo urbano retrô, é um tributo às motocicletas
britânicas da era pós-Segunda Guerra Mundial, preparada em um estilo
pós-guerra;
A Continental GT (535cc) reinventa as Café Racers em pleno século 21,
com inspiração em suas raízes - a Era Rocker dos anos 60. É a motocicleta mais
leve e ágil da marca, que possui uma posição de condução agressiva para
passeios emocionantes.
Para Claudio Giusti, diretor geral da Royal Enfield no Brasil “o
principal do motociclismo é o prazer de pilotar. Com essa ideologia, a Royal Enfield foi pioneira, ampliou e,
hoje, lidera o segmento de média cilindrada na Índia – um dos maiores mercados
de motocicletas no mundo. Vemos uma clara oportunidade de fazer o mesmo no
Brasil, com uma enorme base de pilotos procurando por verdadeiras aventuras e
experiências e buscando produtos mais apropriados que os permitam chegar a esse
objetivo. Ao mesmo tempo, temos máquinas práticas o suficiente para as
condições de condução na cidade. Os modelos da Royal Enfield também ajudarão o próprio segmento de média
cilindrada no País, que tem grande potencial".
E com essa filosofia de "Puro Motociclismo" na loja da marca
(Avenida República do Líbano, 2.070, em Moema) é possível encontrar também
acessórios e roupas da Royal Enfield
junto com as vendas e pós-vendas e outros produtos além de exposição de fotos
da marca, que chegou com um preço para o consumidor pra lá de interessante:
Tabela de preços
Linha 2017 de motocicletas Royal
Enfield no Brasil
LINHA
|
MODELO
|
PREÇO
|
BULLET 500
|
EFI
|
R$ 18.900
|
CLASSIC 500
|
Regular
|
R$ 19.900
|
Regular ABS
|
R$ 20.900
|
|
Desert Storm, Squadron Blue e Battle Green
|
R$ 21.000
|
|
Desert Storm, Squadron Blue e Battle Green ABS
|
R$ 22.000
|
|
Classic Chrome
|
R$ 21.900
|
|
Classic Chrome ABS
|
R$ 22.900
|
|
CONTINENTAL (535cc)
|
GT
|
R$ 23.000
|
GT ABS
|
R$ 24.500
|
Bonitas, fortes, bem montadas e
com acabamento cuidadoso, a Royal
Enfield chega para continuar sua vitoriosa história na América Latina,
tendo o Brasil com porta de entrada das centenárias motocicletas, que
certamente vão fazer parte da lista de desejo dos apaixonados pelas duas rodas.
Fichas Técnicas
0 Comentários