Mas ontem, dia 6, já anunciou o vencedor do Carro do Ano 2017 e hoje, dia 7, abre as portas para mais de 1000 credenciados da Imprensa que até amanhã, dia 8, têm acesso exclusivo

Texto: Carlos Lua
Fotos: Salon International de l'Auto


Desde que começou em 1905, o Salão de Automóveis de Genebra chega praticamente junto com a Primavera do Hemisfério Norte trazendo as novidades da indústria automotiva mundial. O seu Repórter Expo, que esteve lá pela primeira vez na 37ª Edição em 1967, vai trazer uma série de artigos exclusivos para cobrir a feira deste ano. Vamos nessa?


Em 1967 a cidade suíça tinha 160 mil habitantes e passou pela primeira vez a barreira dos 500 mil visitantes. Hoje com 200 mil habitantes, Genebra se prepara para receber mais de 700 mil pessoas entre os dias 9 e 19 de março. O custo do ingresso é de aproximadamente R$ 50,00 e ainda existem pacotes, que oferecem até mesmo uma noite de hotel, mais a entrada do Salão e o custo do transporte público por trem ou ônibus, por R$ 180,00. Para os habitantes dos países vizinhos (a França, lembrem-se fica a apenas 600 metros do Palexpo aonde se realiza a exposição) ou não (o Aeroporto de Genebra fica literalmente geminado ao Palexpo) uma mão na roda e uma ocasião imperdível para ver o que existe de mais novo na indústria.


Em 1967 as estrelas do Show foram (pelo menos para o Repórter Expo de confessas  origens nas competições) o Matra 530A, (a empresa francesa começava um caminho que a levou a ser campeã do Mundo de F1 em 1969 com Jackie Stewart), Vauxhall Viva versão Brabham (Jack Brabham campeão do Mundo de F1 em 1966), o Toyota GT 2000 (estrela no filme Só se Vive duas vezes de James Bond que estreou em 1967) e os lançamentos da Mercedes 250 SL e do Fiat Dino Coupe. Carro do Ano? O Fiat 124.


Bem, em um avanço rápido de 50 anos, chegamos ao dia de ontem quando o novo Peugeot 3008 foi eleito o carro do ano. Motivos? Estilo Inspirado, Tecnologia Inovativa e uma experiência melhorada de condução. O Peugeot foi votado pelos membros do júri:  58 jornalistas de 22 países  que votaram assim Peugeot 3008: 319 pontos; Alfa Romeo Giulia: 296 pontos Mercedes-Benz E-Class: 197 pontos; Volvo S90/V90: 172 pontos; Citroën C3: 166 pontos Toyota C-HR: 165 pontos e Nissan Micra: 135 pontos O Troféu Carro do Ano foi criado em 1964 pela revista alemã STERN  junto a mais 6 revistas:   Italia (Auto), França (L'Automobile), Espanha (Autopista), Reino Unido (Autocar), Holanda (Autovisie) e Suécia (Vi Bilägare).


E as novidades quais serão? Temos os suspeitos de sempre entre os Super minis da moda, os SUV com fermento, os Hiper carros pouco lógicos, alguns Carros Conceito Duvidosos e algumas atrações promissoras. O Alpine A110 e a Ferrari Superfast.


Os elétricos (apenas 0,7% do vlume de 93.5 milhões de carros produzidos mundialmente) ainda não pegaram como esperado por suas autonomias limitadas, necessidade de encontrar pontos de recarga, preços ainda mais altos, dúvidas sobre a durabilidade das baterias e um contra-ataque  forte da indústria do petróleo (mais barato) e da tecnologia (produzindo motores mais eficientes e menos poluentes) Nada decidido, os próximos rounds vão mostrar e nós aqui do Repórter Expo estamos prontos para manter a todos informados.


Até 5ª feira!