O surpreendente carro da
montadora coreana ganhou a versĂ£o turbinada no ano passado e acabou colocando
fogo na concorrĂªncia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai Brasil
Como Ă© bom testar um carro novo
nas ruas e estradas, principalmente este, o modelo de maior sucesso da Hyundai no Brasil agora equipado com um
motor turbo de Ăºltima geraĂ§Ă£o e que embaralhou ainda mais o disputado mercado
dos modelos compactos com motorizaĂ§Ă£o 1.0.
Durante uma semana eu pude sentir
o prazer de dirigir o HB20 1.0 Turbo
pelas ruas e avenidas de SĂ£o Paulo e na estrada, em uma curta viagem atĂ© a
baixada santista. Eu jĂ¡ havia testado o carro no seu lançamento em abril do ano
passado na pista de Interlagos, vocĂª pode lembrar aqui
como foi a primeira impressĂ£o, mas como jĂ¡ Ă© praxe, a motorizaĂ§Ă£o que utiliza a
tecnologia de downsizing surpreende mesmo Ă© no dia-a-dia.
Primeiro que esse modelo tem no
DNA e no sobrenome a enorme aceitaĂ§Ă£o por parte do pĂºblico consumidor, aqueles
que procuravam um veĂculo pequeno, econĂ´mico e que coubesse no bolso tanto na
hora de comprar quanto na de fazer as manutenções ou vender. O irmĂ£o mais velho
nĂ£o utiliza o auxilio da turbina, mesmo assim foi um dos responsĂ¡veis por
colocar a montadora entre as quatro que mais venderam em 2016 deixando seus
concorrentes diretos e alguns antigos com as mĂ£os na cabeça.
Mas vamos falar do carro, essa
belezinha nĂ£o tem novidades estĂ©ticas, apenas a adiĂ§Ă£o do emblema TURBO na tampa traseira, se apresenta
com um conjunto mecĂ¢nico novo e uma cavalaria de respeito. As principais
mudanças foram no ajuste da suspensĂ£o dianteira por conta do novo motor Hyundai
Kappa 1.0 Turbo
de 3 cilindros e 12 vĂ¡lvulas, o primeiro com tecnologia flex da Hyundai no
mundo, tem 105 cv de potĂªncia mĂ¡xima a 6.000 rpm e torque de 15,0 kgf.m
disponĂvel jĂ¡ a 1.550 rpm e tambĂ©m o cĂ¢mbio manual agora de 6 velocidades.
NĂ£o dĂ¡ para notar nenhuma
diferença entre os modelos com ou sem turbo, claro, enquanto estĂ£o estacionados
e com o motor desligado, porque depois que vocĂª aciona a chave, meu amigo, a
coisa começa a ficar diferente. Nesse novo modelo, as respostas sĂ£o muito mais
rĂ¡pidas e as trocas de marchas devem ser feitas em um menos espaço de tempo,
com isso vocĂª aproveita melhor o desempenho e altera consideravelmente o
consumo, claro, com marchas mais altas e rotações mais baixas o combustĂvel
passa a render muito mais.
Ele Ă© tĂ£o esperto quanto seu
irmĂ£o aspirado, nas ruas da cidade Ă© fĂ¡cil de dirigir e manobrar quando se
trata de estacionar em vagas até menos generosas que as de shopping. A grande
diferença é que mesmo andando em velocidades entre 40 km/h ou 50 km/h utilizei somente a
4ª e 5ª marchas, ficando as demais apenas para tomar embalo e a 6ª reservada
para vias mais rĂ¡pidas, como a Marginal Pinheiros, onde o limite Ă© de 70 km/h ou na estrada onde
as velocidades sĂ£o maiores. Isso impacta diretamente no consumo, abastecido com
etanol e com dados do computador de bordo, fiz uma média 9,5 km/l andando em
condições paulistanas: congestionamento, calor, ar condicionado ligado e
interminĂ¡veis anda e pĂ¡ra.
O carro tem itens de conformo
muito bons, embora ainda utilize direĂ§Ă£o
hidrĂ¡ulica, sua leveza Ă© bem prĂ³xima das elĂ©tricas usadas em modelos de outras
marcas, vidros elétricos nas 4 portas, travas e retrovisores também elétricos
com luz indicadora de direĂ§Ă£o e na parte de entretenimento blueAudio® com
comandos no volante e aquela maravilha que Ă© poder fazer o pareamento do
telefone, evitando multas e distrações quando se dirige, Ă© o mĂ¡ximo!
Da cidade para a estrada fica evidenciada a diferença no
desempenho, principalmente quando se precisa de mais cavalos, isso sempre
acontece naquela hora da ultrapassagem ou quando o trecho Ă© de subida. A
rodovia dos Imigrantes Ă© moderna, ampla e tem muitas faixas, mas, e sempre
existe um mas, alguns caminhões nĂ£o se contentam em ficar apenas nas faixas
destinadas a eles. Atingir a velocidade da rodovia Ă© algo muito fĂ¡cil e rĂ¡pido com
o HB20 1.0 Turbo e manter a velocidade
cruzeiro tambĂ©m nĂ£o Ă© nada complicado, mesmo em momentos de ultrapassagem ou
mesmo retomada de velocidade nĂ£o precisei mudar de marcha, tudo foi feito em
6ª.
Na volta o trajeto tem aquela
coisa da subida da serra, onde o regime de trabalho fica um pouco mais alto até
porque temos que sair do zero e ir atĂ© 750 metros em relaĂ§Ă£o ao
nĂvel do mar. A subida Ă© muito tranqĂ¼ila, apenas usei a 5ª marcha em momentos
de reduĂ§Ă£o de velocidade por conta de carros mais lentos Ă frente, mas em
grande parte da viagem e desde o começo da rodovia ainda em Santos, a força do
motor nĂ£o pediu nenhuma reduĂ§Ă£o. Com trĂªs pessoas no carro, andando na
velocidade da estrada que varia entre 100 km/h e 120 km/h a média de
consumo, segundo dados do computador de bordo e considerando descida e subida, foi
de 12,1 km/l nĂºmero atĂ© melhor que o avaliado pela montadora.
O carro tem preço inicial
sugerido pela Hyundai de R$49.830,00
com frete incluso, preço promocional reduzido vĂ¡lido para as concessionĂ¡rias HMB participantes, 5 anos de garantia,
revisões programadas, Before Service (inspeĂ§Ă£o prĂ³-ativa e gratuita promovida
pela Hyundai), agendamento online
de Test Drive, afinal de contas, nĂ£o Ă© a toa que esse coreanos espertinhos
começam a incomodar os americanos, alemĂ£es e italianos que concorrem com eles.
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