O surpreendente carro da montadora coreana ganhou a versĂ£o turbinada no ano passado e acabou colocando fogo na concorrĂªncia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai Brasil

Como Ă© bom testar um carro novo nas ruas e estradas, principalmente este, o modelo de maior sucesso da Hyundai no Brasil agora equipado com um motor turbo de Ăºltima geraĂ§Ă£o e que embaralhou ainda mais o disputado mercado dos modelos compactos com motorizaĂ§Ă£o 1.0.


Durante uma semana eu pude sentir o prazer de dirigir o HB20 1.0 Turbo pelas ruas e avenidas de SĂ£o Paulo e na estrada, em uma curta viagem atĂ© a baixada santista. Eu jĂ¡ havia testado o carro no seu lançamento em abril do ano passado na pista de Interlagos, vocĂª pode lembrar aqui como foi a primeira impressĂ£o, mas como jĂ¡ Ă© praxe, a motorizaĂ§Ă£o que utiliza a tecnologia de downsizing surpreende mesmo Ă© no dia-a-dia.


Primeiro que esse modelo tem no DNA e no sobrenome a enorme aceitaĂ§Ă£o por parte do pĂºblico consumidor, aqueles que procuravam um veĂ­culo pequeno, econĂ´mico e que coubesse no bolso tanto na hora de comprar quanto na de fazer as manutenções ou vender. O irmĂ£o mais velho nĂ£o utiliza o auxilio da turbina, mesmo assim foi um dos responsĂ¡veis por colocar a montadora entre as quatro que mais venderam em 2016 deixando seus concorrentes diretos e alguns antigos com as mĂ£os na cabeça.


Mas vamos falar do carro, essa belezinha nĂ£o tem novidades estĂ©ticas, apenas a adiĂ§Ă£o do emblema TURBO na tampa traseira, se apresenta com um conjunto mecĂ¢nico novo e uma cavalaria de respeito. As principais mudanças foram no ajuste da suspensĂ£o dianteira por conta do novo motor Hyundai Kappa 1.0 Turbo de 3 cilindros e 12 vĂ¡lvulas, o primeiro com tecnologia flex da Hyundai no mundo, tem 105 cv de potĂªncia mĂ¡xima a 6.000 rpm e torque de 15,0 kgf.m disponĂ­vel jĂ¡ a 1.550 rpm e tambĂ©m o cĂ¢mbio manual agora de 6 velocidades.


NĂ£o dĂ¡ para notar nenhuma diferença entre os modelos com ou sem turbo, claro, enquanto estĂ£o estacionados e com o motor desligado, porque depois que vocĂª aciona a chave, meu amigo, a coisa começa a ficar diferente. Nesse novo modelo, as respostas sĂ£o muito mais rĂ¡pidas e as trocas de marchas devem ser feitas em um menos espaço de tempo, com isso vocĂª aproveita melhor o desempenho e altera consideravelmente o consumo, claro, com marchas mais altas e rotações mais baixas o combustĂ­vel passa a render muito mais.


Ele Ă© tĂ£o esperto quanto seu irmĂ£o aspirado, nas ruas da cidade Ă© fĂ¡cil de dirigir e manobrar quando se trata de estacionar em vagas atĂ© menos generosas que as de shopping. A grande diferença Ă© que mesmo andando em velocidades entre 40 km/h ou 50 km/h utilizei somente a 4ª e 5ª marchas, ficando as demais apenas para tomar embalo e a 6ª reservada para vias mais rĂ¡pidas, como a Marginal Pinheiros, onde o limite Ă© de 70 km/h ou na estrada onde as velocidades sĂ£o maiores. Isso impacta diretamente no consumo, abastecido com etanol e com dados do computador de bordo, fiz uma mĂ©dia 9,5 km/l andando em condições paulistanas: congestionamento, calor, ar condicionado ligado e interminĂ¡veis anda e pĂ¡ra.


O carro tem itens de conformo muito bons, embora ainda utilize direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, sua leveza Ă© bem prĂ³xima das elĂ©tricas usadas em modelos de outras marcas, vidros elĂ©tricos nas 4 portas, travas e retrovisores tambĂ©m elĂ©tricos com luz indicadora de direĂ§Ă£o e na parte de entretenimento blueAudio® com comandos no volante e aquela maravilha que Ă© poder fazer o pareamento do telefone, evitando multas e distrações quando se dirige, Ă© o mĂ¡ximo!


Da cidade para a estrada fica evidenciada a diferença no desempenho, principalmente quando se precisa de mais cavalos, isso sempre acontece naquela hora da ultrapassagem ou quando o trecho Ă© de subida. A rodovia dos Imigrantes Ă© moderna, ampla e tem muitas faixas, mas, e sempre existe um mas, alguns caminhões nĂ£o se contentam em ficar apenas nas faixas destinadas a eles. Atingir a velocidade da rodovia Ă© algo muito fĂ¡cil e rĂ¡pido com o HB20 1.0 Turbo e manter a velocidade cruzeiro tambĂ©m nĂ£o Ă© nada complicado, mesmo em momentos de ultrapassagem ou mesmo retomada de velocidade nĂ£o precisei mudar de marcha, tudo foi feito em 6ª.


Na volta o trajeto tem aquela coisa da subida da serra, onde o regime de trabalho fica um pouco mais alto atĂ© porque temos que sair do zero e ir atĂ© 750 metros em relaĂ§Ă£o ao nĂ­vel do mar. A subida Ă© muito tranqĂ¼ila, apenas usei a 5ª marcha em momentos de reduĂ§Ă£o de velocidade por conta de carros mais lentos Ă  frente, mas em grande parte da viagem e desde o começo da rodovia ainda em Santos, a força do motor nĂ£o pediu nenhuma reduĂ§Ă£o. Com trĂªs pessoas no carro, andando na velocidade da estrada que varia entre 100 km/h e 120 km/h a mĂ©dia de consumo, segundo dados do computador de bordo e considerando descida e subida, foi de 12,1 km/l nĂºmero atĂ© melhor que o avaliado pela montadora.


O carro tem preço inicial sugerido pela Hyundai de R$49.830,00 com frete incluso, preço promocional reduzido vĂ¡lido para as concessionĂ¡rias HMB participantes, 5 anos de garantia, revisões programadas, Before Service (inspeĂ§Ă£o prĂ³-ativa e gratuita promovida pela Hyundai), agendamento online de Test Drive, afinal de contas, nĂ£o Ă© a toa que esse coreanos espertinhos começam a incomodar os americanos, alemĂ£es e italianos que concorrem com eles.


Ficha TĂ©cnica