O modelo tem motor forte,
cĂ¢mbio de 6 marchas e muita tecnologia embarcada, falta o quĂª?
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Quem diria que aquele que um dia
foi considerado um “patinho feio”
iria reverter a situaĂ§Ă£o dessa maneira? Pois Ă©, o Etios entrou definitivamente no rol dos carros mais desejados do paĂs,
nĂ£o Ă© Ă toa que ele representa hoje para a Toyota
uma das mais bem sucedidas incursões em carros de volume e que, convenhamos,
faz por merecer.
Os nĂºmeros nĂ£o mentem, as vendas
do Etios no ano passado foram de 67.768 unidades, isso representa 5,8% de todas
as vendas no segmento de Hatch compacto e seu irmĂ£o, o SedĂ£, 10,3% do total
vendido de sedĂ£s compactos, nas ruas Ă© figura fĂ¡cil, jĂ¡ se vocĂª procurar para
comprar vai ter certo trabalho, quem tem nĂ£o quer vender.
Resolvi testar entĂ£o uma versĂ£o meio
diferentona, nĂ£o Ă© certamente a mais procurada, mas Ă© provavelmente a mais
equilibrada: modelo Hatch, motor 1.5 e cĂ¢mbio manual de 6 marchas e por quĂª? Simples,
a versatilidade e as combinações que a Toyota
oferece na montagem do modelo sugerem que muitas surpresas podem ocorrer se
fugir um pouco do bĂ¡sico ou mesmo do extremo, lĂ¡ no meio a coisa tambĂ©m fica
muito interessante.
Muito bem, vamos lĂ¡! Abastecido com
etanol e sendo a versĂ£o XLS de
acabamento, decidi testar 90% em trecho urbano e apenas 10% em rodovia, isso porque o
motor mais forte na cidade pode significar tambĂ©m mais consumo, jĂ¡ na estrada
ele Ă© potente e econĂ´mico, vocĂª pode lembrar o teste que fiz no lançamento AQUI,
e essa duvida sempre fica na cabeça do comprador.
Ele Ă© equipado com o motor 1.5L
Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 vĂ¡lvulas, que rende 107 cv de com etanol e 102
cv com gasolina, sua transmissĂ£o manual de 6 velocidades Ă© acompanhada do IMT –
Monitor Inteligente de AceleraĂ§Ă£o -, que funciona como um auxiliar de arranque,
evitando que o motor “apague” assim
que o motorista tira o pé da embreagem. Com toda a força que o motor tem e o
perfeito sincronismo com a caixa de mudanças quase nĂ£o Ă© preciso trocar de
marcha mesmo dentro da cidade.
O impressionante Ă© range do cĂ¢mbio, acredite, vocĂª anda entre 30
km/h e 60
km/h em 5ª, a 6ª Ă© para velocidades maiores e permite um
rodar suave com rotaĂ§Ă£o muito baixa. O consumo Ă© baixo, fiz a mĂ©dia, segundo
dados do computador de bordo, de 9,7 km/l, isso com ar condicionado ligado, duas
ou trĂªs pessoas no carro e sem me preocupar muito se estava gastando ou nĂ£o (na
verdade, em alguns momentos até esquecia de trocar as marchas para uma mais alta...),
usei como deverĂ¡ ser usado pelo comprador.
Essa Ă© a versĂ£o mais
completa em termos de acessĂ³rios: Toyota Smart Screen, computador de bordo, direĂ§Ă£o
eletroassistida progressiva (EPS), ar condicionado, vidros dianteiros e
traseiros com acionamento elĂ©trico, travas elĂ©tricas, controles (Ă¡udio e computador
de bordo) no volante, rodas de liga leve de 15 polegadas , tela
touch screen com MP3 e Bluetooth®, aliĂ¡s, Ă© muito simples de se fazer o
pareamento e evitar dolorosas multas para quem fala ao telefone sem usar o
viva-voz.
Ele Ă© um veĂculo, pelo seu desenho
e dimensões, de fĂ¡cil manobra e cabe seguramente em qualquer vaga, o prazer de
dirigir Ă© Ăºnico e poder controlar todos os elementos do carro Ă© Ă³timo, o novo
painel Ă© um grande responsĂ¡vel pela ambientaĂ§Ă£o dentro da cabine. Eu gosto de
monitorar todos os recursos, o velocĂmetro digital Ă© de fĂ¡cil leitura, o
conta-giros (analĂ³gico virtual) estĂ¡ sempre presente e as demais funções podem
ser acessadas do volante, dĂ¡ pra saber quanto se estĂ¡ gastando no momento e no
plano final, na verdade ele segue um padrĂ£o que encontrei no Prius, nota-se que a Toyota unifica seus recursos em todos
os modelos, dos mais simples aos mais sofisticados.
E esses japoneses sĂ£o muito
espertinhos e nĂ£o dormem no ponto, agora em janeiro jĂ¡ anunciara o novo design
do carro (nem esperaram eu publicar a matĂ©ria, mas as fotos jĂ¡ sĂ£o do novo modelo!) e mais algumas vantagens: Financiamento
pelo Banco Toyota, Ciclo Toyota, IPVA 2017 total grĂ¡tis, preço inicial do modelo testado R$ 51.190
com frete incluso, aquela enormidade de serviços oferecidos que podem te render
outro Etios e a garantia de 3 anos. TĂ¡ vendo como Ă s vezes dar um passo
diferente pode virar um caminho melhor?
Ficha TĂ©cnica
0 ComentĂ¡rios