O modelo 2017 é o mais completo,
mais conectado e traz a lembrança dos bons momentos do primeiro teste
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Lá se vão 12 anos desde o
primeiro contato com esse menino de rosto calmo e temperamento nervoso, o CrossFox foi uma grata surpresa desde o
primeiro encontro em 2005, ano de seu lançamento e que por insistência do então
diretor de Vendas e Marketing Paulo Kakinoff pediu que eu avaliasse o modelo,
na época ele me disse: “você vai adorar esse
carro, é um dos melhores veículos da marca”. Assim foi, testei, aprovei e
só não divulguei por conta do meu cargo na TV
Globo que não permitia que executivos pudessem opinar sobre produtos de
possíveis anunciantes. Foi pena poder não revelar as impressões, mas o impacto
causado pelo teste está presente até hoje.
O tempo passou, ele já não está
mais na Volkswagen e eu não faço
mais parte da emissora, meu relacionamento com a montadora é excelente, claro
que por conta da ótima parceria que tenho com a marca e a gentileza das
pessoas que lá trabalham, mas e o CrossFox?
Ah, esse não mudou seu jeito de ser, continua surpreendendo cada vez que eu
tenho a oportunidade de testar.
Desta vez foram 10 dias, muitas
ruas e avenidas e um pouco de estrada porque ninguém é de ferro e carro sem ir
pra rodovia é teste incompleto! Desde o primeiro modelo, muita coisa mudou,
ficou mais parrudo e tecnológico, agora tem rodas de liga leve de 16 polegadas , sistema
de infotainment Discover Media, controle eletrônico de estabilidade com função
“off road” e assistente de partida em aclives, além do motor EA-211 1.6I MSI 16V com bloco de alumínio,
têm potência máxima de 120 cv a 5.750 rpm com etanol e de 110 cv com gasolina e
câmbio de 6 marchas.
Na cidade é uma imensa tranqüilidade,
o carro é leve, rápido e muito econômico, isso por causa do seu motor forte e
câmbio com marchas de range longo, permitindo que mesmo em velocidades
reduzidas (40 km/h )
possa trafegar em 5ª sem muita necessidade de redução, ele estava abastecido
com gasolina e fez a média de 10,3 km/l, segundo dados do computador de bordo.
O que realmente ficou genial no carro foram os apoios eletrônicos para
estacionar, os sensores dianteiros e traseiros em conjunto com a câmera de ré
permitem manobras fáceis e perfeitas, claro que a direção elétrica ajuda muito
nessas horas, as vagas estreitas não suportaram tanta tecnologia!
Uma das características do carro,
que é uma enorme vantagem para seus concorrentes, é a generosa altura que
permite entrar e sair sem grande esforço, e em situações inusitadas, como ruas
cheias d água, ele se comporta como uma lancha terrestre, sem grandes sustos ou
situação de desespero. Dirigir é muito prazeroso e graças a um isolamento
acústico muito bom o silêncio impera, só é quebrado quando se liga o rádio ou
toca o telefone que é facilmente pareado e permite todos os ajustes no volante.
Na estrada ele é meio diferentão
dos seus irmãos mais baixinhos, a maior quantidade de ar que passa sob o CrossFox o torna um pouco menos arisco
que o FOX normal, porém a velocidade
final é, em alguns casos, até maior. Fui de São Paulo até Jundiaí pela rodovia
Anhanguera, o destino era o restaurante Skina
da Picanha, local para a avaliação de outro segmento do BORRACHATV ON LINE, o de comidas e
bebidas. Estávamos em três pessoas no carro, ar condicionado ligado e
velocidade máxima de 100
km/h cravado na 6ª marcha e utilizando o cruise control,
ele rapidamente atingiu a velocidade solicitada e fez a impressionante média de
14,7 km/l, segundo o computador de bordo.
No caminho de volta já de noite,
pude notar a melhoria no sistema de iluminação com os novos faróis que deixam
tudo claro à frente, por dentro, a cor do painel de instrumentos não atrapalha
a condução, é discreta e ao mesmo tempo clara, procurar qualquer informação é
rápido, fácil e não é necessário sequer tirar as mãos do volante, a não ser para mudar as marchas.
Ele tem um interior confortável e
funcional, tem uma eletrônica avançada com sistema TC (M-ABS) Traction Control,
volante multifuncional revestido de couro, Park Pilot, tela sensível ao toque
de 5,5 polegadas ,
Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA, slot para
SD-cards, faróis com sistema “coming
& leaving home”, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno
eletrocrômico, luz de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering
light”), teto solar elétrico, HHC (Hill Hold Control) e a já famosa sopa de
letras: BAS, ESC, ABS, ASR, ele é o mais completo da família.
A Volkswagen está com uma promoção até o fim do mês de janeiro, o CrossFox tem um desconto de R$3.000,00
à vista no preço sugerido de R$ 68.990,00, ele sai por R$ 65.990,00, garantia
de 3 anos, revisões planejadas que podem ser pagas à vista ou diluída em
parcelas mensais, atualização dos mapas do sistema GPS via Home Page,
financiamento através do Banco Volkswagen, tudo isso facilita a compra e
manutenção desse carro que vive deixando saudade cada vez que eu avalio e desta
vez não foi diferente...
Ficha Técnica
DESEMPENHO
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Aceleração de
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10,7s (G) / 10,2s (E)
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Velocidade máximo
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MOTOR
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Cilindrada
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1.598
cm³
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Potência líquida máxima
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110cv (G) / 120cv (E) - 5.750 rpm
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Torque líquido máximo
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15,8kgfm (G) / 16,8 (E)- 4.000 rpm
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FREIOS
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Dianteiros
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Disco ventilado
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Traseiro
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Tambor
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PRINCÍPAIS DIMENSSÕES
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Comprimento
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4.053
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Distância entre eixos
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2.469
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Largura (sem / com espelho retrovisor)
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1.663 / 1.904
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Altura
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1.600
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PESOS
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Em ordem de marcha
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Carga útil máxima
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COMPARTIMENTO DE CARGA
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Compartimento de carga
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280 -
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DIREÇÃO
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Direção
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Elétrica
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TRANSMISSÃO
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Transmissão
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Manual de 6 velocidades
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RODAS E PNEUS
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Rodas
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6,Jx15
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Pneus
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205/60 R15
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RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
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Reservatório de combustível
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50
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NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS
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Número máximo de passageiros
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5
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