O SUV da montadora japonesa Ă©
ideal para cidade e estrada pela opĂ§Ă£o do combustĂvel
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Tem gente que sonha em ter um SUV , mas um de verdade, nĂ£o adaptaĂ§Ă£o de um
modelo dando a ele uma cara nova, um que tenha nascido com essa funĂ§Ă£o e que
tenha a base de um veĂculo forte e com caracterĂsticas off – road. Na verdade
sĂ£o poucos no mercado, a grande maioria Ă© uma versĂ£o mais alta de modelos de
luxo e que nĂ£o sĂ£o preparados para uma vida de trabalho enfrentando trilhas.
Esse modelo da Toyota nĂ£o, ele aproveita o chassi e a
mecĂ¢nica da pickup Hilux, Ă© colocada
uma carroceria de SUV
transformando-o assim em um veĂculo de trabalho e lazer. Durante uma semana eu
testei nas ruas e rodovias a versĂ£o Flex,
mais voltada ao pĂºblico que vai utilizar em vias asfaltadas, mas que pode se
atirar com tudo em estradas de terra sem medo de ser feliz.
A SW4 2017 Flex foi lançada em agosto deste ano, vocĂª pode lembrar aqui,
para ser uma opĂ§Ă£o na utilizaĂ§Ă£o de outro tipo de combustĂvel e mesmo no preço,
essa versĂ£o custa quase R$ 80.000 menos que sua irmĂ£ Diesel, tem traĂ§Ă£o 4x2 e
opĂ§Ă£o de 5 ou 7 lugares. A melhor notĂcia Ă© que agora ela tambĂ©m faz parte do Ciclo Toyota, aquela modalidade de
compra que Ă© um sucesso e ajudou a alavancar as vendas da montadora em 2016.
Andando com ela na cidade, sua
imponĂªncia prevalece sobre os outros carros menores, ela Ă© grande e tem o
tamanho certo das faixas das avenidas, dĂ¡ atĂ© para os motoqueiros ultrapassarem
sem grandes problemas. Com Ă³tima visibilidade por conta da grande Ă¡rea
envidraçada e dos generosos retrovisores externos, nada escapa Ă visĂ£o do
motorista, Ă© fĂ¡cil de manobrar e estacionar em vagas apertadas, auxiliado pelos
sensores e cĂ¢mera de rĂ©.
O que Ă© um pouco baixa Ă© a
autonomia, mas nada que assuste, afinal de contas o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC foi projetado especialmente para o
mercado brasileiro, produz 163 cv de potĂªncia a 5.000 rpm com etanol, e 159 cv
a 5.000 giros com gasolina. O torque mĂ¡ximo Ă© de 25 kgfm (com Ă¡lcool e
gasolina), sempre a 4.000 rpm, ele tem a ajuda da transmissĂ£o automĂ¡tica seqĂ¼encial
de seis velocidades com controle eletrĂ´nico, opções de direĂ§Ă£o ECO e POWER.
SĂ£o Paulo Ă© uma cidade de
velocidades baixas nas ruas e avenidas, isso faz com que o conjunto trabalhe
sempre em rotações menores e pude em grande parte dos trajetos usar o cruise control. O carro estava
abastecido com Etanol e pude fazer uma média de 5,4 km/l, segundo dados do
computador de bordo, Ă© excelente e fica acima da verificada pela prĂ³pria
montadora nos testes de homologaĂ§Ă£o e etiquetagem.
Na estrada Ă© onde a coisa fica
boa mesmo! Apesar do projeto ser mais urbano, a postura em rodovias Ă© sempre
muito boa. Eu testei a irmĂ£ Diesel durante o lançamento, vocĂª pode lembrar aqui,
e notei que a diferença entre ambas é muito pequena, apenas a autonomia
diferencia uma da outra, ela tem o mesmo conforto e respostas rĂ¡pidas quando
exigida.
Fui atĂ© Itu, interior de SĂ£o
Paulo, utilizando a rodovia Castelo Branco, uma estrada com velocidade mĂ¡xima
de 100 km/h
com trechos bem desenhados, curvas sĂ£o suaves e retas generosas. A boa
quantidade de equipamentos da SW4
permite uma viagem tranqĂ¼ila e confortĂ¡vel, os itens embarcados como coluna de
direĂ§Ă£o com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, Sistema
MultimĂdia Toyota Play com tela de 7”
touchscreen, GPS integrado, TV Digital, leitor de DVD, CD Player/MP3,
Bluetooth® que podem ser comandados atravĂ©s de botões no volante e o
ar-condicionado integrado, que atua sobre todas as fileiras de bancos elevam o
modelo a outro nĂvel de acabamento.
A atuaĂ§Ă£o conjunta do motor e
cĂ¢mbio permite que se tenha um desempenho linear e seguro, em alguns trechos
foi preciso utilizar a 4ª marcha para fazer uma ultrapassagem, mas em grande
parte do deslocamento o sistema variava entre a 5ª e 6ª. Claro que isso impacta
no consumo, que ficou em 7,1 km/l segundo o computador de bordo, mesmo assim a
autonomia Ă© grande e o desempenho compensa.
O modelo bĂ¡sico tem preço
sugerido nas concessionĂ¡rias da Toyota
de R$ 159.600, jĂ¡ estĂ¡ fazendo parte do Ciclo
Toyota, 5 cores para escolher, 3 anos de garantia, revisões a preço fixo,
assistĂªncia 24 horas e acessĂ³rios originais com garantia, tĂ¡ faltando
alguma coisa, mas isso sĂ³ vocĂª testando para saber!
Ficha TĂ©cnica
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