A tradicional marca italiana de
scooters desembarca no Brasil com um novo conceito de lojas e vendas
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Grupo Piaggio
Esse pessoal não chegou para
brincar, seguindo rigorosamente um cronograma pré-estabelecido e após dois
meses do lançamento da Vespa, que
você pode lembrar aqui,
agora chegou a vez de inaugurar uma espetacular loja conceito, o Motoplex, situada no bairro do
Brooklin, zona sul de São Paulo, onde vão ser encontrados todos os produtos do Grupo Piaggio.
O Motoplex concept store é um projeto pioneiro e exclusivo no setor
automotivo, existem apenas nove delas no mundo e os clientes podem
experimentar, tocar ou subir nos produtos, que estão à disposição para serem
manuseados. Com 800 m²
entre o showroom, o Podium Experience, também tem espaço para expor os
acessórios, vestuários e capacetes.
E não é só isso, de quebra
chegaram também as scooters Piaggio,
uma das mais importantes marcas do grupo, com quatro modelos
mundiais para o line up da Piaggio no Brasil, são scooters modernas, tecnologicamente avançadas, com design
altamente apurado, inovadores e elegantes.
De acordo com Giuseppe De Paola, vice-presidente da Asset Beclly, representante da Piaggio no Brasil, “já vimos esse movimento na Europa, o Brasil agora passa agora por um
processo de ‘scooterização’, ela é uma das melhores soluções para o
deslocamento diário, é um veículo prático, ágil, confortável, econômico, leve e
fácil de pilotar.”.
São três modelos tradicionais:
A Liberty 150 cilindradas tem o motor i-get, com tecnologia Euro 4,
freios ABS de série e injeção eletrônica com o novo injetor de oito aberturas,
que fornece combustível por meio de um spray fino, otimizando a combustão e tem
preço de R$ 15.900,00;
A Medley 150 cilindradas tem linhas imponentes, modernas e elegantes
da Beverly, sua irmã mais robusta,
também equipada com o motor i-get, ainda conta com a tecnologia “Start &
Stop”, vem com ABS nas duas rodas e injeção eletrônica de combustível de série,
e seu preço é de R$ 26.900,00;
A Beverly de 300 cilindradas chega por R$ 34.900,00 e com diversas
tecnologias de série, como os sistemas ABS e ASR (controle de tração), injeção
eletrônica, comando à distância para abertura do banco e localização do veículo
além de entrada USB para recarregar dispositivos eletrônicos.
Chegou também uma novidade que
faz sucesso nas ruas da Europa, a MP3
de 300 cilindradas, a primeira scooter de três rodas do mundo. Ela é
apresentada em duas plataformas, uma longa e outra curta.
Na plataforma longa, as versões Sport e Business têm carroceria de 2,22 metros , os modelos
Yourban e Yourban Sport, 2,04
metros de comprimento, todas possuem motor de 300
cilindradas, injeção eletrônica de série, ABS e ASR. Os preços de cada MP3:
- Yourban LT Sport - R$ 38.800,00
- Yourban LT – R$ 39.800,00
- LT Sport – R$ 47.800,00
- LT Business – R$ 49.800,00
Conhecidas como La
Mamma Piaggio , as scooters vão dividir o espaço do Motoplex com as tradicionais Vespa, seguindo o mesmo conceito de showroom,
pós-venda e oficina para todos os modelos. A empresa já inovou não tendo
concessionárias e sim boutiques de shopping (hoje no JK Iguatemi e no Iguatemi
Campinas), um forte investimento no e-commerce e apresenta algumas
exclusividades aos compradores
Em todos os casos, as scooters
vão ser entregues na casa do comprador através de um sistema de vans
especialmente projetadas, existe ainda o Vespa Home Service, uma forma de
manutenção que pode ser feita na casa do proprietário, a primeira visita é
grátis e as demais tem preço abaixo do praticado pela concorrência em
concessionárias.
Perguntei ao Giuseppe De Paola: “existe
para os produtos algum tipo de financiamento e se eles sugerem algum tipo de
companhia de seguro para os proprietários das scooters?”. Segundo De Paola, “no caso do seguro em breve iremos anunciar um parceiro que iremos
sugerir aos proprietários, já no caso do financiamento, existem algumas formas
de parcelar o pagamento e podem ser encontradas no site vespabrasil.com.br”.
O Grupo Piaggio, é o maior fabricante europeu de veículos
motorizados de duas rodas e espera atingir no Brasil 10% do mercado de
scooters, um número ousado e ao mesmo tempo desafiador. Seus diretores
acreditam que com seu novo conceito de vender e apresentar os produtos em
locais mais segmentados, o seu line up deve representar nas vendas 50% Piaggio,
40% Vespa e 10% MP3, é esperar para conferir o que esses artesãos italianos ainda preparam para nós.
Fichas Técnicas
Dados
Técnicos - LIBERTY 150 IGET ABS
|
||
Característica
|
Descrição/Valor
|
|
Motor
|
Monocilíndrico, I-GET, 4
tempos.
|
|
Capacidade do motor
|
155 cc.
|
|
Diâmetro por curso
|
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Potência Max
|
9.6 kW - 13 CV a 7.750 rpm.
|
|
Torque Max
|
13 Nm a 5.250 rpm.
|
|
Distribuição
|
Comando de válvulas simples
no cabeçote (SOHC) - 3 válvulas.
|
|
Consumo de Combustível
|
Aproximadamente 36,76 km/l
|
|
Emissões de CO2
|
65g/km
|
|
Alimentação
|
Injeção Eletrônica.
|
|
Refrigeração
|
Ventilação forçada.
|
|
Lubrificação
|
Bomba submersa em banho de
óleo.
|
|
Sistema de Partida
|
Elétrica.
|
|
Transmissão
|
Automática CVT -
Continuamente variável com polias expansíveis.
|
|
Embreagem
|
Automática, centrífuga à
seco.
|
|
Chassis
|
Berço único em aço, com
estrutura tubular e reforços prensados.
|
|
Suspensão dianteira
|
Garfo telescópico de dupla
ação, curso de
|
|
Suspensão traseira
|
Hidráulica monoamortecida de
dupla ação com ajuste de pré carga em 5 posições,
|
|
Sistema de freio
|
ABS de série.
|
|
Freio dianteiro
|
A disco Ø
|
|
Freio traseiro
|
Tambor Ø
|
|
Pneu dianteiro
|
Sem câmara 90/80 - 16"
|
|
Pneu traseiro
|
Sem câmara 100/80 - 14"
|
|
Comprimento/largura/Distância
entre eixos
|
1.945/690/1.340 mm
|
|
Altura assento
|
||
Capacidade do tanque de
combustível
|
||
Peso
|
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Norma de Emissões
|
Euro 4.
|
Dados Técnicos - MEDLEY 150 IGET ABS
| ||
Característica
|
Descrição/Valor
| |
Motor
|
Monocilíndrico, 4 tempos Piaggio I-GET com sistema "Start Stop".
| |
Capacidade do motor
|
155 cc.
| |
Diâmetro por curso
| ||
Potência Max
|
11kW - 15 CV a 7.750 rpm.
| |
Torque Max
|
14.4 Nm/6.500 rpm.
| |
Distribuição
|
Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) - 4 válvulas.
| |
Consumo de Combustível
|
Aproximadamente 45,9 km/l.
| |
Emissões de CO2
|
55g/km
| |
Alimentação
|
Injeção Eletrônica
| |
Refrigeração
|
Líquida.
| |
Lubrificação
|
Bomba submersa em banho de óleo.
| |
Sistema de Partida
|
Elétrica.
| |
Transmissão
|
Automática CVT, continuamente variável com polias expansivas.
| |
Embreagem
|
Automática, centrífuga à seco.
| |
Chassis
|
Berço único em aço, com estrutura tubular e reforços prensados.
| |
Suspensão dianteira
|
Garfo telescópico de dupla ação com
| |
Suspensão traseira
|
Amortecedores hidráulicos de dupla ação c/ ajuste de pré carga e
| |
Sistema de Freio
|
ABS de dois canais.
| |
Freio dianteiro
|
Disco Ø
| |
Freio traseiro
| Disco Ø | |
Pneu dianteiro
|
Sem câmara 100/80 - 16"
| |
Pneu traseiro
|
Sem câmara 110/80 - 14"
| |
Comprimento/largura/Distância entre eixos
|
2.020/705/1.390 mm
| |
Altura assento
| ||
Capacidade do tanque de combustível
| ||
Normas de Emissões
|
Euro 4
|
Dados Técnicos - BEVERLY 300
| ||
Característica
|
Descrição/Valor
| |
Motor
|
Monocilíndrico, 4 tempos.
| |
Capacidade do motor
|
278 cc.
| |
Diâmetro por curso
|
75mm x
| |
Potência Max
|
15.5 kW - 21 CV a 7.250 rpm.
| |
Torque Max
|
22.5 Nm at 5.750 rpm.
| |
Distribuição
|
Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC).
| |
Consumo de Combustível
|
Aproximadamente 31,3 km/l.
| |
Emissões de CO2
|
78g/km
| |
Alimentação
|
Injeção Eletrônica.
| |
Refrigeração
|
Líquida.
| |
Lubrificação
|
Bomba de óleo submersa em banho de óleo.
| |
Sistema de Partida
|
Elétrica.
| |
Transmissão
|
CVT com variador automático e polias expansíveis.
| |
Embreagem
|
Automática, centrífuga à seco.
| |
Chassis
|
Berço duplo em aço de alta resistência.
| |
Suspensão dianteira
|
Garfo telescópico hidráulico com Ø
| |
Suspensão traseira
|
Duplo amortecedor hidráulico com ajuste de pré carga em 4 posições.
| |
Sistema de Freio
|
ABS/ASR standard.
| |
Freio dianteiro
|
Disco Ø 300mm com pinça dulpa e cáliper flutuante.
| |
Freio traseiro
|
Disco Ø 240mm com pinça dulpa e cáliper flutuante.
| |
Roda Dianteira
|
Liga de alumínio 16" x 3.00.
| |
Roda Traseira
|
Liga de alumínio 14" x 3.50.
| |
Pneu dianteiro
|
Sem câmara 110/70 - 16".
| |
Pneu traseiro
|
Sem câmara 140/70 - 14".
| |
Comprimento/largura/Distância entre eixos
|
2.190 mm/780 mm/1.535 mm.
| |
Altura assento
| ||
Capacidade do tanque de combustível
| ||
Peso
| ||
Normas de Emissões
|
Euro 4
|
Dados Técnicos - MP3 300 LT BUSINESS e MP3 300 LT SPORT
| ||
Motor
|
Monocilíndrico, 4 tempos.
| |
Capacidade do motor
|
278 cc.
| |
Diâmetro por curso
| ||
Potência Max
|
15,5 kW - 21 CV a 7.250 rpm
| |
Torque Max
|
22,5 Nm a 6.000 rpm.
| |
Distribuição
|
Comando de válvua simples no cabeçote (SOHC) com 4 válvulas e balancins roletados.
| |
Alimentação
|
Injeção Eletrônica.
| |
Ignição
|
Eletrônica indutiva de alta resistência e integrada com unidade de injeção. Sistema fechado, monitorado por sonda lambda. Sistema imobilizado integrado para monitorar a bomba com o veículo inclinado. Função controle de tração (ASR).
| |
Refrigeração
|
Líquida.
| |
Lubrificação
|
Bomba de óleo submersa em banho de óleo.
| |
Sistema de Partida
|
Elétrica.
| |
Transmissão
|
CVT com variador automático e polias expansíveis.
| |
Embreagem
|
Automática, centrífuga à seco.
| |
Chassis
|
Berço duplo em aço de alta resistência.
| |
Suspensão dianteira
|
Articulada, quadrilateral. Curso de
| |
Suspensão traseira
|
Amortecedores duplos de dupla ação com ajuste de pré carga em 4 posições. Curso de
| |
Sistema de Freio
|
ABS com pedal de freio integrado.
| |
Freio dianteiro
|
Disco duplo Ø
| |
Freio traseiro
|
Disco Ø
| |
Roda Dianteira
|
Liga de alumínio 13" x 3.00.
| |
Roda Traseira
|
Liga de alumínio 14" x 3.75.
| |
Pneu dianteiro
|
Sem câmara 110/70 - 13".
| |
Pneu traseiro
|
Sem câmara 140/60 -14".
| |
Comprimento/largura/Distância entre eixos
|
2225 mm/800 mm/1.500 mm.
| |
Altura assento
| ||
Capacidade do tanque de combustível
| ||
Normas de Emissões
|
Euro 4.
|
Dados Técnicos - MP3 300 YOURBAN LT e MP3 300 YOURBAN SPORT
| ||
Característica
|
Descrição/Valor
| |
Motor
|
Monocilíndrico, 4 tempos.
| |
Capacidade do motor
|
278 cc.
| |
Diâmetro por curso
| ||
Potência Max
|
16,7 kW - 23 CV a 7.750 rpm.
| |
Torque Max
|
24 Nm a 5.750 rpm.
| |
Distribuição
|
Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) - 4 válvulas.
| |
Alimentação
|
Injeção Eletrônica.
| |
Refrigeração
|
Líquida.
| |
Lubrificação
|
Bomba submersa em banho de óleo.
| |
Sistema de Partida
|
Elétrica.
| |
Transmissão
|
Automática CVT - continuamente variável com polias expansíveis.
| |
Embreagem
|
Automática, centrífuga à seco.
| |
Chassis
|
Berço duplo em aço tubular de alta resistência.
| |
Suspensão dianteira
|
Articulada, quadrilateral com braços em alumínio fundido.
| |
Suspensão traseira
|
Amortecedores hidráulicos de dupla ação com ajuste de pré-carga.
| |
Sistema de Freio
|
Freio combinado.
| |
Freio dianteiro
| Disco duplo com Ø | |
Freio traseiro
|
Disco de Ø
| |
Roda Dianteira
|
Liga de alumínio 13" x 3.00.
| |
Roda Traseira
|
Liga de alumínio 14" x 3.75.
| |
Pneu dianteiro
|
Sem câmara 110/70 - 13".
| |
Pneu traseiro
|
Sem câmara 140/60 - 14".
| |
Comprimento/largura/Distância entre eixos
| ||
Altura assento
| ||
Capacidade do tanque de combustível
|
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