Uma das pickups mais bonitas do
mercado assume definitivamente seu lado tecnológico e conectado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen / Pedro Danthas
Tem certas coisas na vida que não
podem mudar: o amor pela natureza e seres que habitam o planeta, os sonhos que
queremos realizar e a experiência que devemos adquirir, isso se chama evolução,
isso tem como objetivo nos tornar pessoas melhores, respeitar o próximo e criar
nossa sociedade sempre procurando a harmonia com tudo e com todos.
Nossa jornada foi assim até hoje e
agora no século XXI, quando a conectividade resolveu sair das trevas e assumir
sua real importância nas nossas vidas, essa evolução mostrou que não tem volta,
retroceder não é opção. Mais que criar carros e torná-los mais eficientes o
desafio da Volkswagen é fazer com
que eles estejam mais perto das nossas vidas, sejam parte importante e
complementar, até porque em alguns casos, passamos mais tempo dentro deles do
que com a família.
Parece louco, mas é verdade, já marcou
quantas horas você fica dentro de uma caixa de aço se deslocando em uma cidade
grande? Por que essa viagem não deve ser a mais prazerosa possível? Essa introdução
tão grande é para apresentar um automóvel que tem características de trabalho,
mas que ganha as ruas com sua imponência e enorme conforto. Desde o surgimento
em 1925, as pickups não haviam sido pensadas como automóveis urbanos e hoje
ganham status de objeto do desejo, seria óbvio evoluir.
Ela foi uma das novidades
apresentadas pela Volkswagen no
Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, é produzida na unidade de General Pacheco, na Argentina e já está
nas concessionárias para deleite dos que adoram o modelo. A Nova Amarok chegou para impressionar o
mais crítico adorador de carros de passeio, até porque o novo modelo tem tudo o
que a montadora alemã coloca em seus modelos mais caros e sofisticados.
Seu novo design externo é mais
leve e menos marcado, nos seus 5,25 metros de comprimento e 2,23 metros de largura,
ela tem novo pára-choque dianteiro com linhas retilíneas e tomadas de ar em
formato de colméia, grade do radiador com frisos e rodas de liga leve, mostram uma
mudança que deixou a menina mais bonita.
Eu fui convidado para conhecer a Nova Amarok em um evento de três etapas:
Teste do Alce, Off - Road e estrada. Os dois primeiros aconteceram no campo de
provas do Haras Tuiuti, interior de São
Paulo, o outro na rodovia Fernão Dias, que liga a capital paulista à mineira.
No Teste do Alce, a velocidade
sugerida era de 60 km/h ,
consistia em determinado momento se fazer um rápido movimento à esquerda,
desviando-se dos cones, com uma rápida volta à direita para novamente apontar
no sentido que estávamos indo, isso sem colocar o pé o freio, apenas
controlando no acelerador. O comportamento surpreende, os sistemas eletrônicos ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do
Diferencial) e ESC (Controle
Eletrônico de Estabilidade) permitem a manobra sem sustos, o pênalti de se
tocar nos cones não existiu!
Do asfalto para a terra, antes do
teste da subida tem aquele dos buracos intercalados, onde a suspensão trabalha
de forma independente e a tração nas 4 rodas auxilia na transposição dos obstáculos
de forma calma e tranqüila. Na seqüência uma freada forte, onde o sistema de freios
com ABS “off road” otimizam a ação em solo solto (pedriscos e areia).
Agora vem a parte divertida, ficar
parado em um ponto da subida e deixar o carro solto. O HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida) atua
mantendo a Nova Amarok estática,
passado o tempo e sem nenhuma ação no acelerador, ela retorna até o começo da
ladeira de marcha ré, com velocidade segura e possível de se manobrar.
Depois do pêndulo vem a descida
do morro, mais uma vez sem a necessidade de se pisar no freio nem acelerador. A
atuação do HDC (Hill Descent Control
ou Controle Automático de Descida) é perfeita e garante uma chegada ao ponto
plano de forma calma e segura.
Todos os testes foram feitos com
a versão Extreme que tem motor 2.0
diesel com dois turbocompressores, potência de 180 cv e torque de 42,8 kgfm
(420 Nm) e transmissão automática de oito velocidades, é a versão topo de linha
da pickup. Mesmo nas outras versões a tração 4x4 é utilizada em 100% do tempo,
o próprio veículo analisa e prioriza o que é necessário para o momento da utilização,
ela reconhece automaticamente o solo que está agindo.
Depois da alegria na terra, hora
de pegar a estrada. Por dentro o carro é todo novo e geometricamente mais agradável,
o painel agora tem mais linhas horizontais, lembra os sedãs de luxo da marca. As
saídas são retangulares, os comandos do ar-condicionado, a disposição da régua
central dos controles no painel, o novo instrumento combinado com tela colorida
3D de 3,5”
e o conforto dos bancos dianteiros realmente impressionam.
Os novos bancos têm ajustes
elétricos, foram certificados pelo instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken - AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na
categoria “bancos de veículos comerciais
leves”, são como aqueles utilizados em modelos esportivos, eles “abraçam” o motorista e o carona na
altura das costas e na região das coxas e nádegas. Você se encaixa no banco,
dando maior conforto e segurança, afinal de contas é um carro alto e ações nem
sempre tão justas, ficar preso é muito importante.
Vamos para o asfalto? Borá lá! Visto
de fora, é uma pickup, mas de dentro a impressão é completamente outra, está
mais para carro de passeio. Os itens de conforto e segurança são de primeira
linha e com conexão das mais avançadas.
O Discover Media espelha o celular diretamente na tela de alta
resolução do sistema de infotainment, navegação que se interage com o painel de
instrumentos, “MapCare” que é a atualização
da base de mapas, leitor de CD, entradas para SD-Card, Aux in e porta USB, é
possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente, permite a locução
de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes e é possível
responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.
Esse modo de se pensar dos carros
da Volkswagen vem de encontro a
aquilo que se quer em termos de segurança veicular, não tirar as mãos do
volante e não desviar a atenção da estrada, o conceito é simples: o que não puder
fazer com suas mãos o sistema de reconhecimento de voz complementa.
Na estrada é um automóvel muito
bom, a Nova Amarok logo chega à
velocidade máxima permitida sem muito esforço, a dirigibilidade é ótima e o
carro está sempre nas mãos, mesmo com seu tamanho generoso e sua caçamba aberta.
Usando o controle de velocidade cruzeiro o aumento do conforto é significante,
ela faz automaticamente as correções necessárias e seleciona a melhor marcha
para uma ultrapassagem, por exemplo, onde invariavelmente se usa o acelerador
para dar um “gás”.
Além dos sistemas, ela ainda tem Park
Pilot com sensores na dianteira e traseira, imagem da câmera de ré, freios
“Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão), sistemas
ISOFIX, as cores Branco Cristal, Preto Mystic, as novas Cinza Indium, Prata
Mojave, Prata Sirius e Azul Ravenna (exclusiva Extreme) e seis opções de configuração
com os preços sugeridos:
- S Cabine Simples R$ 113.990
- S cabine dupla R$ 126.990
- SE R$ 130.990
- Trendline R$ 148.990
- Highline R$ 167.990
- Highline Série Extreme R$ 177.990
O grande lobo da Volkswagen (Amarok é o nome de um lobo gigantesco da mitologia Inuit) se prepara para entrar no novo
ano cheia de vitalidade, tecnologia, mais conectada, mais bela e inspirando
todos os seus instintos, tá na hora de conhecer!
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