- Notas mĂ¡ximas para segurança passiva e ativa, incluindo proteĂ§Ă£o de pedestres;
- AssistĂªncia de frenagem de emergĂªncia de sĂ©rie no Q2;
- ExcelĂªncia em segurança no A5 graças ao pre sense city.
Texto e fotos: Audi
Os novos modelos da Audi A5 e Q2 conquistaram notas mĂ¡ximas no teste Euro NCAP, confirmando posições entre os veĂculos mais seguros avaliados. Isso Ă© vĂ¡lido tanto para segurança no transporte de crianças e adultos, bem como para proteĂ§Ă£o de pedestres.
Sistemas emergenciais de freio foram introduzidos nos quesitos avaliados em 2016. O Audi Q2 vem equipado de sĂ©rie com esse mecanismo como parte do Audi pre sense front. O sistema examina se outros veĂculos ou pedestres estĂ£o no caminho do veĂculo. Se uma colisĂ£o Ă© iminente, ele alerta o condutor e, se necessĂ¡rio, inicia automaticamente a frenagem emergencial.
O novo Audi A5 CoupĂ© e o A5 Sportback tambĂ©m conquistaram a nota mĂ¡xima de cinco estrelas. Os dois modelos oferecem altos nĂveis de segurança no transporte de adultos e crianças, assim como boa proteĂ§Ă£o para pedestres. O Audi pre sense city auxilia os dois modelos a evitar acidentes.
Na velocidade acima de 85 km/h, o sistema mapeia a via, identificando outros veĂculos e pedestres, por meio de uma cĂ¢mera localizada no para-brisas, que tem o alcance de 100 metros. Ao detectar uma possĂvel colisĂ£o, o motorista recebe uma sĂ©rie de alertas e, se necessĂ¡rio, o carro inicia a frenagem mĂ¡xima. Na velocidade acima de 40 km/h, acidentes podem ser completamente evitados dentro dos limites do sistema. Em velocidades mais altas (acima de 85 km/h), alertas e intervenções por meio de frenagem reduzem os impactos que poderiam ser causados pela velocidade.
O Audi A5 oferece ainda uma extensa lista de sistemas de auxĂlio Ă conduĂ§Ă£o, como o collision avoidance assist e o turn assist (sistema auxiliar para evitar acidentes e sistema auxiliar para manobras de cruzamento a trĂ¢nsito contrĂ¡rio). Enquanto o primeiro auxilia o motorista a contornar um obstĂ¡culo, o outro monitora o trĂ¡fego no sentido contrĂ¡rio quando o carro faz uma conversĂ£o em velocidade baixa. Em uma situaĂ§Ă£o de perigo, ele freia completamente o veĂculo, evitando uma conversĂ£o perigosa em caso da existĂªncia de carros no sentido contrĂ¡rio.
O Euro NCAP (sigla em inglĂªs para New Car Assessment Program) tem avaliado desde 1997 a segurança de veĂculos por meio de testes de colisĂ£o. Com o objetivo de simular um acidente em condições reais, ele tem contribuĂdo para melhorar continuamente os requisitos de segurança dos carros.
0 ComentĂ¡rios