- BUDD-e revoluciona com novos sistemas de operação interativa
- T-Cross Breeze apresenta conceito de design de um novo SUV Volkswagen
- Gol GT Concept interpreta cultura esportiva da marca
- Tiguan Glass Model, feito em grande parte de vidro, demonstra os destaques tecnológicos do veículo
- Nova Amarok chega para ser a picape média mais conectada no mercado brasileiro
- Golf GTE Sport, esportivo híbrido plug-in, projeta o conceito GT para o futuro
- Novo Gol Track tem desenho exclusivo e dianteira inédita na linha
- Volkswagen apresenta inédita versão up! Track
- CrossFox “Urban White” traz aventura e robustez com design exclusivo e conteúdo tecnológico
- Golf Comfortline TSI Total Flex com motor de 125 cv chega para revolucionar o mercado
- Tiguan passa a contar com motor 1.4 TSI de 150 cv, que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível
- Golf Variant chega à linha 2017 com motor mais potente e novos equipamentos
Texto e fotos: Volkswagen
A Volkswagen será uma das empresas com o maior número de novidades expostas na 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que ocorre entre 10 e 20 de novembro, em São Paulo. Serão 12 novidades, em um total de 30 veículos em exposição.
Com área de 4.500 m2 – o maior espaço no Salão –, o estande da Volkswagen é ainda mais interativo que nos anos anteriores. O espaço reservado à marca seguirá a filosofia “Inspirada na sua vida” e os veículos expostos estarão distribuídos entre os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”.
Outro ponto alto no estande é que os visitantes terão acesso a praticamente todos os modelos, inclusive aos lançamentos, exceto aos carros conceito que serão expostos.
Golf GTE Sport
Esse Golf com a mais alta tecnologia é feito em grande parte de fibra carbono e movimentado por um conjunto de três motores, combinados em um sistema de propulsão híbrido com potência de 400 cv (295 kW). O conceito traz sistema híbrido progressivo, em combinação com a tração integral, carroceira leve, ótimo desempenho aerodinâmico e chassi baseado no design do atual Golf GTE, novo cockpit de competição e um conceito de assentos não-usual (duas áreas internas tipo monocoque). No modo elétrico, o carro-conceito tem autonomia de até 50 quilômetros com emissão zero. O motor 1,6-litro TSI é semelhante ao do Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali. Ele entrega 299 cv e tem torque máximo de 40,8 kgfm (400 Nm). No Golf GTE Sport, ele é assistido por dois motores elétricos: o primeiro (à frente) desenvolve 115 cv (85 kW) e tem torque de 33,6 kgfm (330 Nm); o segundo fica na traseira e tem a mesma potência, porém com torque de 27,5 kgfm (270 Nm). O torque total do sistema de propulsão é de 68,31 kgfm (670 Nm). No modo esportivo “GTE”, todos os três motores trabalham juntos, possibilitando ao Golf GTE Sport acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 s e chegar a 280 km/h de velocidade máxima.
Três Pilares
Conectividade – A Volkswagen foi a primeira marca no Brasil a oferecer um veículo equipado com sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que permite o espelhamento de celulares com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Além disso, a marca – em linha com a mais alta tecnologia – foi pioneira no segmento de automóveis a oferecer aos consumidores o Virtual Experience: uma experiência imersiva no formato de “realidade virtual”, que proporciona ao usuário realizar uma visita com vista de 360 graus a um showroom virtual – pelo celular, tablet ou acessório VR (Realidade Virtual). Em seguida, a Volkswagen lançou uma segunda experiência com vista de 360º - desta vez, testando o Jetta 1.4 TSI na companhia do piloto Rubens Barrichello, outra ação inovadora no segmento no Brasil. O tema conectividade terá um espaço específico no estande da marca, com várias atrações para o público, que poderá entrar nos carros equipados com os sistemas de infotainment e testar uma das tecnologias mais avançadas de espelhamento de celular disponível no mercado nacional.
Performance e eficiência – A Volkswagen é a fabricante com a maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor – recursos que formam a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. E para provar na prática essa tecnologia, a Volkswagen preparou a “Arrancada TSI”, uma área na parte externa para exercícios com modelos com a tecnologia TSI, entre nacionais e importados – como up!, Jetta, Golf, entre outros – nos quais os convidados poderão pisar fundo e acelerar o carro em uma reta.
Robustez – Uma das picapes médias mais avançadas no mercado, a Amarok terá destaque no Salão do Automóvel. Na “Estação da Amarok” contará com uma estrutura especialmente montada para testar a sua robustez e tecnologia. O primeiro exercício ocorre em uma rampa, testando os ângulos de entrada e de saída, além do amplo vão livre da picape. Nesse exercício será testado também o assistente de partida em rampa (HHC), recurso que, em aclives acima de 5%, mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Na estação “Iron Track” também haverá um segundo exercício, que faz com que duas rodas da Amarok fiquem suspensas, mostrando a eficiência da tração 4MOTION, a rigidez torcional da carroceria e o funcionamento do bloqueio do diferencial.
Acompanhe os outros destaques nas próximas postagens.
0 Comentários