• Conceito do crossover C-HR faz sua primeira aparição no Brasil e na América Latina;
  • Marca reforça sua liderança e pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias para a mobilidade do futuro;
  • Exposição dos modelos Prius e Mirai ilustram o funcionamento das tecnologias de propulsão híbrida e por célula de combustível;
  • Entre as novidades para o mercado brasileiro, Toyota apresenta a nova RAV4 2017;
  • Visitantes do estande poderão concorrer a um Etios Ready.

Texto e fotos: Toyota

Inovação, liderança no desenvolvimento de tecnologias, transparência, conveniência e hospitalidade no relacionamento com seus clientes. É com base nestes pilares que a Toyota apresenta suas novidades no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece de 10 a 20 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.


Em um estande com 2.200 m², que segue o conceito global de design da marca, a Toyota apresenta seu portfólio de produtos vendidos no Brasil, já reconhecidos pelo DNA de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade. Exibe também conceitos que demonstram o caminho que a fabricante está adotando quando os assuntos são design automotivo e futuro mais sustentável.
A exemplo da edição 2014, a Toyota adota a divisão por zonas no estande, possibilitando aos visitantes conhecerem suas novidades em espaços como “Inovação e Tecnologia”, “Design”, “Qualidade”, “Segurança”, “Inspiração” e o “Espaço Toyota Mais”, criado para transmitir ao público os benefícios que oferece aos clientes durante a experiência de compra, posse e recompra de um veículo da marca.
Entre as atrações inéditas da Toyota, no País e na América Latina, estão o C-HR, conceito do crossover compacto, e a nova RAV4, que chega ao mercado nacional a partir do primeiro trimestre de 2017.
Os visitantes poderão conhecer melhor a proposta da Toyota para a mobilidade do futuro, com foco em seu desafio ambiental global que, dentre outros objetivos, pretende diminuir em 90% as emissões de CO2 de seus veículos novos, até 2050. Dentro dessa realidade, o novo Prius, lançado no mercado nacional em junho, está exposto de forma inusitada. O modelo teve os principais componentes de seu sistema híbrido desmembrados do chassi e suspensos no estande.
O Mirai, primeiro veículo movido a hidrogênio produzido e comercializado em escala no mundo e que emite apenas vapor d’água, foi cortado ao meio. Com a proposta, o público poderá compreender melhor o funcionamento da célula de combustível que o coloca em movimento.


O estande conta também com diversas opções de entretenimento para os visitantes interagirem com o melhor do DNA Toyota. Entre os destaques, simuladores de condução e experiência híbrida por meio de realidade virtual, de colisão frontal a bordo de um Corolla e o simulador Hilux Rali Dakar.
Completa o cenário, uma área exclusiva com a linha do tempo de atividades da Toyota no Brasil e no mundo. A mostra inclui as ações e projetos ambientais que contam com o suporte da Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora, cuja missão principal é promover a sustentabilidade por meio de atividades de preservação ambiental e formação de cidadãos.


Os visitantes do estande Toyota poderão concorrer a brindes instantâneos e participar do sorteio de um Etios Ready 0 Km. Além disso, pela primeira vez, haverá uma boutique com itens da marca para venda.

1.    Zona de Design
A grande estrela deste espaço é o C-HR, o mais novo representante da Toyota no segmento de crossovers compactos, e que promete ser uma das principais atrações do Salão de São Paulo. O modelo, sem confirmação de vendas no Brasil, será exibido em sua versão conceitual e lidera uma inédita e revolucionária direção no design da Toyota.


Assim como a quarta geração do híbrido Prius, o C-HR faz uso da nova plataforma global da marca, a TNGA (Toyota New Global Architecture), que proporciona maior rigidez do chassi, aumenta o silêncio a bordo, garante melhor dirigibilidade e elevado nível de conforto.
As linhas agressivas do C-HR expressam uma personalidade forte, e seu estilo é inspirado em um diamante, com detalhes e vincos esculpidos para ressaltar as superfícies como uma pedra preciosa. Seu estilo resulta em excelente desempenho aerodinâmico e privilegia a segurança dos pedestres, com base nos elementos-chave de design da Toyota – Keen Look e Under Priority.
O Keen Look é uma expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento, antes da competição. Desta forma, dianteira, traseira e lateral mesclam formatos côncavos e convexos, criando um desenho elegante e arrojado. O Under Priority tem como característica o posicionamento mais baixo da grade frontal, que se converte em ganhos de eficiência aerodinâmica e menos risco aos pedestres, em casos de acidente.
A primeira aparição do C-HR foi no Salão de Paris 2014, como estudo de design. Em 2015, um conceito atualizado foi exposto no Salão de Frankfurt. A versão de produção do veículo foi apresentada em março deste ano, durante o Salão de Genebra, e a versão definitiva fez sua estreia recentemente, no Salão de Paris.

2.    Zona de Inovação e Tecnologia
A Toyota convida os visitantes a fazerem uma imersão ao futuro da mobilidade limpa, apresentando, nesta área, modelos, recursos e atrações que reforçam seu pioneirismo e liderança global no desenvolvimento de tecnologias de propulsão.
A Zona de Inovação e Tecnologia representa o compromisso da Toyota em cumprir o seu desafio ambiental global, lançado no ano passado, que prevê, dentre outros objetivos, reduzir em 90% as emissões de CO2 geradas por seus veículos novos, até 2050. Isso significa que, até lá, todos os modelos comercializados globalmente pela Toyota serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível.

Prius, o pioneiro híbrido de maior sucesso da história
O novo Prius simboliza todo o esforço e comprometimento da Toyota com a sustentabilidade do planeta, e é um dos representantes da visão da marca sobre como será a mobilidade no futuro. A quarta geração do híbrido mais vendido do mundo foi lançada no mercado nacional em junho deste ano, com a missão de disseminar esta tecnologia no Brasil.


A nova geração do Prius marca o começo de uma Era no desenvolvimento da Toyota. É o primeiro veículo montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), o que resultou em maior rigidez do chassi, melhor performance e baixo consumo de combustível, melhorando ainda mais o conforto e a dirigibilidade do modelo.
Com design único, ousado e atraente, o Prius possui 0,24 Cx, o menor coeficiente aerodinâmico do mundo em sua categoria, o que aprimora o desempenho e o consumo de combustível. Neste quesito, vale destacar que o novo Prius ostenta o título de veículo mais econômico do Brasil, segundo dados do Inmetro, registrando 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
O modelo utiliza o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota, e combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i de ciclo Atkinson e um elétrico, abastecido por uma bateria. Esta é recarregada pela energia cinética gerada pelas desacelerações e frenagens. Os dois motores trabalham em conjunto, gerando potência combinada de 123 cv e fazendo da quarta geração do Prius uma referência mundial em baixa emissão de poluentes, já que o modelo híbrido emite cerca de 40% menos CO2, comparado a um veículo convencional.
Desde que foi lançado no mercado nacional, em junho, o Prius vem conquistando cada vez mais os consumidores brasileiros. As vendas de janeiro a setembro atingiram 220 unidades, incremento de 33% em relação ao mesmo período de 2015.
Para exemplificar o funcionamento de seu sistema híbrido, a Toyota preparou uma atração inédita. O Prius foi desmontado e suspenso, para que o público possa ver onde estão localizados todos os componentes do sistema, como bateria, motor elétrico e a combustão.

Mirai, o veículo movido a hidrogênio, que emite somente vapor d’água

O Mirai, que significa futuro em japonês, representa o início de novos tempos para o futuro da mobilidade do planeta. É o primeiro veículo da história movido a hidrogênio produzido em larga escala no mundo. Ele não emite CO2 ou substâncias nocivas ao meio ambiente, pois seu sistema de exaustão expele apenas vapor d’água.


No início de 2016, o modelo foi eleito o Carro Verde Global do Ano nos Estados Unidos.
No Salão do Automóvel de 2014, a Toyota apresentou a versão conceitual do Mirai, ainda chamada de FCV (Fuel Cell Vehicle), em sua primeira aparição na América Latina.
Neste ano, a marca traz o modelo final de produção cortado ao meio. Os visitantes conhecerão melhor a disposição de seu sistema de abastecimento de hidrogênio e o funcionamento da tecnologia de célula de combustível, que marca uma nova Era no segmento automotivo.
O desempenho do Mirai se assemelha ao de um carro a gasolina, e sua autonomia é de cerca de 650 km, antes de precisar ser reabastecido, processo que demora apenas cerca de três minutos.
O Mirai é movido tanto pela tecnologia de célula de combustível quanto pela tecnologia híbrida. O modelo possui um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 Mpa, um conversor de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio, onde ocorre a reação química que coloca o veículo em movimento.
O sistema Toyota Fuel Cell System capta o oxigênio da atmosfera através da entrada de ar frontal do Mirai, e o leva até a estação onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Ali, a célula de combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do Mirai, e o vapor d’água é expelido pela válvula de escape.
Assim como no sistema híbrido do Prius, o seu propulsor também é alimentado pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pelas desacelerações e frenagens realizadas durante a condução.
Além do Japão, o Mirai é vendido nos Estados Unidos, Suécia, Noruega, Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, Bélgica e Holanda. A Toyota estima o aumento gradativo das vendas até chegar a aproximadamente 30 mil unidades em todo o mundo, em 2020.

Simuladores de condução híbrida
Nesta divisão, a Toyota montou simuladores para a interação com o público interessado em conhecer melhor a tecnologia híbrida.
  • Teatro Híbrido: A estrutura foi elaborada para que os visitantes possam experimentar e entender um pouco mais sobre a performance e o funcionamento do sistema híbrido em centros urbanos. Em um simulador com formato de automóvel, e utilizando óculos de realidade virtual, eles podem vivenciar a experiência de estar a bordo de um veículo híbrido, rodando por ruas de uma cidade ilusória.
  • Teste Híbrido: Um game desenvolvido pela Toyota desafia os visitantes a priorizarem a eficiência durante a condução de um modelo híbrido. Ao final do jogo, os participantes que mantiverem elevado o nível da bateria do veículo ganharão um brinde exclusivo.

Zona de Qualidade
Na área de Qualidade, os visitantes poderão conferir o que a Toyota tem feito no mundo para manter e aprimorar o seu DNA, baseado em padrões superiores de qualidade, durabilidade e confiabilidade, pilares considerados fundamentais para a marca no desenvolvimento de carros cada vez melhores.

Hilux e o projeto 5 Continents Drive
Uma das picapes Hilux utilizadas na etapa brasileira do projeto Toyota 5 Continents Drive está exposta nesta zona. O projeto, que teve início em 2014, é parte fundamental do compromisso global da Toyota de fabricar veículos cada vez melhores.


O objetivo do projeto é permitir que engenheiros e colaboradores da Toyota no Japão, em parceria com funcionários dos países visitados, conheçam, na prática, as mais diversas condições de rodovias e pavimentações ao redor do mundo. Com base na experiência adquirida após a rodagem, eles iniciam uma série de estudos técnicos para delinear os desafios em prol de uma melhoria substancial em cada veículo fabricado nos cinco continentes do planeta.
O projeto já passou pela Austrália e América do Norte, em 2014 e 2015, respectivamente. Na América Latina, o 5 Continents Drive teve o Brasil como ponto de largada, em agosto deste ano, e passou por Paraguai, Chile, Peru e Bolívia. Até o início de dezembro, o projeto percorrerá o Uruguai e terminará na Argentina.
A 8ª geração da Hilux, exemplo da força e robustez da Toyota, está disponível no mercado nacional em seis versões, com motor diesel 2.8L de quatro cilindros com turbo compressor de geometria variável e intercooler e tração 4x4. Em agosto deste ano, a Toyota lançou também três versões com motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, com opções de tração 4x2 ou 4x4 e câmbio automático. Vale ressaltar que a Hilux é a única no segmento flex a contar com este tipo de transmissão, privilegiando o conforto de seus passageiros.
Além de uma lista de equipamentos recheada, design renovado, excelente conforto ao dirigir, motores e transmissão inéditos, chassi mais resistente e melhor capacidade fora de estrada, esta geração da Toyota Hilux obteve nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP. O modelo conquistou cinco estrelas para passageiros dos bancos dianteiros e traseiros, estabelecendo novos parâmetros no segmento de picapes médias.
A Hilux traz, de série, três airbags (dois frontais e um de joelho para motorista) nas versões de entrada até a versão SRV, e sete airbags para a topo de linha SRX (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, um de joelho para o motorista e duas bolsas do tipo cortina).
Todas as versões são equipadas com sistemas de freios ABS e EBD nas quatro rodas. As versões SRV e SRX ainda contam com BAS (sistema de assistência de frenagem de emergência), A-TRC (controle de tração ativo), TSC (assistente de reboque) e VSC (controle de estabilidade).

Chassi Hilux
O chassi da Hilux, enrijecido em 20% na nova geração, foi outro ponto fundamental para garantir o excelente desempenho da picape nos testes do Latin NCAP. Em algumas partes específicas, o chassi teve incremento de 3 mm em sua espessura.
Os pontos de solda aumentaram em 44%, com a utilização de aço de alta resistência, com propriedades anticorrosão de excelente qualidade, reforçando a rigidez, durabilidade e aprimorando a precisão da direção.
Para chamar a atenção do público para a estrutura da nova Hilux, um chassi separado da carroceria, com toda a estrutura de motor, transmissão e suspensão está à mostra. Com o auxílio de uma tela de LED, a exposição do chassi garante aos visitantes mais informações sobre o que faz a Hilux ser reconhecida por sua robustez, e um exemplo do DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

Simuladores Hilux
O público também encontra opções de entretenimento nesta área do estande, com duas opções de simuladores.
  • 5 Continents Drive: Os visitantes podem simular as diversas condições de condução em trajetos percorridos pelo projeto 5 Continents Drive no mundo.
  • Rali Dakar: Um game permite conferir, a bordo da Hilux, uma das etapas do Rali Dakar, a mais dura competição terrestre que, neste ano, passou por percursos entre Argentina e Bolívia. Em 2017, o Paraguai entrará na rota da competição.

A Toyota é fornecedora oficial do Rali Dakar, com unidades da picape Hilux e do utilitário SW4 para o deslocamento da organização do rali.

4.    Zona de Segurança
Esta área é destinada à linha de produtos Toyota que se destacam em testes de segurança, conferindo o alto nível de confiabilidade da marca.


As estrelas do espaço são o sedã médio Corolla, líder de vendas em seu segmento, a Hilux, o utilitário SW4 e o sedã compacto Etios em sua versão Platinum, com design exclusivo e renovado, apresentada ao mercado nacional em agosto.
A grande atração, no entanto, é a nova RAV4, que faz sua primeira aparição ao público brasileiro, antes de ser lançada no mercado nacional, no primeiro trimestre de 2017.

Nova RAV4 2017
Na edição 2016 do Salão do Automóvel de São Paulo, o público pode conhecer de perto os aprimoramentos realizados no design da RAV4 2017, modelo pioneiro na linha Toyota por unir características de uso misto, sendo ideal tanto para os ambientes urbanos quanto para off-road.


As novidades mais sensíveis estão em seu desenho, que entrega um aspecto ainda mais forte e dinâmico, reforçado por um novo formato no acabamento da grade frontal e para-choque dianteiro, de linha mais fina e que envolve desde o emblema até os faróis.
O novo design reflete, de maneira acentuada, dois conceitos primordiais da Toyota para seus veículos: Keen Look e Under Priority. No modelo, a expressão tridimensional da frente é ressaltada pela forma trapezoidal da grelha inferior, que envolve até o para-choque, criando um aspecto mais largo e forte para a parte frontal do veículo. Nas laterais, as saias conduzem um traço mais inclinado a partir da frente até a traseira do veículo, além de ter adotado um formato convexo.
Além disso, o para-choque traseiro passa a ser pintado na cor do veículo, oferecendo uma sensação maior de requinte. A traseira da RAV4 nesta versão 2017 recebeu um novo aplique na tampa do porta-malas, a fim de diminuir precisamente os ruídos ocasionados em arrancadas e retomadas, melhorando ainda mais o conforto ao dirigir.
Outro grande destaque da linha 2017 da RAV4 exibida no Salão de São Paulo está nos faróis integrados no para-lama, que passaram a contar com luzes diurnas em LED. Aliás, todas as funções de iluminação do modelo 2017 adotaram tecnologia full-LED.
Em seu interior, a RAV4 2017 ganhou um novo painel de TFT colorido, bem como um novo porta-copos no console central, aumentando ainda mais sua sofisticação e conforto.
A linha 2017 da RAV4 comercializada no Brasil contará apenas com a versão CVT TOP com tração 4x2, motorização Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros e transmissão automática CVT, que simula até sete velocidades no modo manual sequencial. O conjunto mecânico gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm.

Simulador de Crash Test
O sedã médio Corolla, premiado no Latin NCAP com cinco estrelas para passageiros dos bancos dianteiros e quatro para os do banco traseiro, recebe uma atração inédita no Salão de São Paulo: um simulador de Crash Test.
Até dois visitantes por vez, dentro de um Corolla Altis e utilizando óculos de realidade virtual, terão a sensação de vivenciar uma colisão frontal, e a experiência quase real de segurança proposta pelo carro da Toyota. Os visitantes serão fotografados durante a simulação e incentivados a publicarem a imagem em suas redes sociais.

5.    Zona de Inspiração
Os destaques desta área do estande são os novos Corolla Dynamic e Etios Ready, edições especiais dos modelos fabricados pela Toyota nas plantas de Indaiatuba e Sorocaba, respectivamente, e recém-lançados no mercado nacional.


A proposta da divisão é apresentar ao público a participação da engenharia brasileira da Toyota no desenvolvimento de produtos e acessórios, visando a plena satisfação dos consumidores.
As duas versões, exclusivas para o País, foram criadas com suporte do Centro de Pesquisa Aplicada da Toyota do Brasil, inaugurado em agosto, na unidade de São Bernardo do Campo (SP).

Corolla Dynamic
O Corolla Dynamic possui itens genuínos de fábrica, que entregam um design diferenciado, com acabamentos e cores que elevam a sensação de prestígio e exclusividade.
A série especial do sedã médio mais vendido no Brasil, e no mundo, está posicionada entre a versão intermediária XEi e a topo de linha Altis. Entre seus itens exclusivos estão luzes diurnas de LED, acabamento em preto das rodas de liga leve 16’’, espelhos retrovisores externos pintados na cor Preto Eclipse e emblema Dynamic na traseira. Internamente, destaque para o revestimento das portas e assentos em padrão couro na cor preta e tapetes personalizados.

Etios Ready
A edição especial Ready, baseada na versão XS hatchback automática do compacto Etios, está disponível nas concessionárias Toyota desde o início de outubro.
O Etios Ready tem acabamentos externos únicos e acessórios internos que tornam o compacto mais prático e funcional para a rotina de motorista e passageiros.
Entre os itens exclusivos, destacam-se a bolsa organizadora e tapetes para porta-malas, suporte para bolsas/mochilas, sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play.
O modelo possui para-choques dianteiros e traseiros com design diferenciado e grade frontal exclusiva, herdados da versão topo de linha Platinum, além de frisos laterais na cor do carro e adesivo lateral com a nomenclatura Ready.

6.    Espaço Toyota Mais
O Espaço Toyota Mais proporciona aos visitantes maior conhecimento sobre os benefícios oferecidos pela marca, para garantir a plena satisfação dos clientes com os produtos e serviços de Vendas e Pós-Vendas.
A área foi desenvolvida para transmitir ao público a experiência Toyota como um todo, considerando o relacionamento com o consumidor desde a compra, posse até a nova compra de um veículo da marca.
Com base nos pilares de Transparência, Conveniência e Hospitalidade, a Toyota demonstra neste espaço alguns dos benefícios exclusivos, como, por exemplo:
  • Experiência diferenciada de test drive, garantindo que o cliente faça uma compra assertiva;
  • Transparência total dos consultores Toyota na avaliação de carros usados;
  • Condições de financiamento com foco no Ciclo Toyota;
  • Mais de 150 acessórios que podem ser financiados junto com o veículo, para que os clientes personalizem seus carros conforme suas necessidades e preferências;
  • Serviço de Revisão e Pintura Expressa;
  • Agendamento Ativo de Revisão Periódica;
  • Serviço de Boas-Vindas após dois meses da compra, no qual o cliente recebe o suporte Toyota na verificação e diagnóstico gratuito de até seis itens e uma lavagem;
  • Seguro Toyota;
  • Assistência 24 horas durante o período de garantia do veículo, em casos de pane elétrica, falta de combustível ou bateria, pneu furado, quebra/perda da chave ou colisão.

7. Zona Institucional / Meio ambiente
O estande possui uma área exclusiva, reservada para as ações institucionais da Toyota. Uma linha do tempo revela os principais passos e fatos marcantes da história da fabricante, no Brasil e no mundo.
As ações ambientais da Toyota também ganham destaque, com ações desenvolvidas e apoiadas pela Fundação Toyota do Brasil, braço social da empresa no País. Entre os principais projetos:
APA Costa dos Corais: Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2009, o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho, em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.
Projeto Arara Azul: No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio da Toyota em mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul, nas atividades de proteção e monitoramento da espécie, retirou a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, em 2014. Na década de 1990, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 araras-azuis naquela região. Hoje, com o apoio da Fundação Toyota, estima-se uma população de cinco mil.
Atividades ambientais locais: A Fundação Toyota agrega as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas em www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Sorteio Etios Ready e brindes instantâneos
Os visitantes do Salão do Automóvel de São Paulo poderão concorrer a um Etios Ready 0 km e participar do sorteio de brindes instantâneos. Basta se cadastrar no estande da Toyota.
Após o cadastro, eles receberão uma identificação individual e terão de fazer check-in em totens interativos em cada zona do estande da Toyota e da Lexus, marca de luxo pertencente à Toyota.
Os brindes instantâneos serão sorteados diariamente, durante toda a exposição. O sorteio do Etios Ready será em 26 de novembro, pela Caixa Econômica Federal.