Sedã de luxo da marca prioriza desempenho e refinamento, além de garantir segurança para todos os ocupantes. No Salão, a versão GDI

Texto e fotos: Textofinal Comunicação

Sob a direção do chefe de Design e presidente da Kia Motors Corporation, Peter Schreyer, a equipe de design responsável pelo sedã Cadenza estava determinada a apresentar um veículo esportivo e elegante, com desempenho ágil e dinâmico, e que projetasse conforto e refinamento. Nesta 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Kia Motors do Brasil apresenta a versão GDI, injeção direta de alimentação do motor.


O nome Cadenza é derivado de um termo musical italiano usado para descrever um som elaborado e ornamentado para um concerto ou uma ária. Ele simboliza o desenho marcante e a imagem exclusiva do sedã de grande porte da Kia.
O objetivo da marca era criar um visual moderno que incorporasse o DNA de design da Kia. "Hoje, as pessoas reconhecem um Kia à primeira vista. Proporções equilibradas, grande área envidraçada, desenho dinâmico das janelas e rodas grandes dão a esse carro uma postura confiante. O Kia Cadenza é um grande passo para o futuro – e um salto gigantesco para Kia", ressaltava Peter Schreyer à época de seu lançamento.


Com seus 4.965 mm de comprimento, o Cadenza assume também o papel de sedã de luxo da marca. O sedã ganhou um desenho fluido, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,29. O tratamento da luz também é um tema constante no design do Cadenza: as lanternas dianteiras com LED são usadas para definir a dimensão do carro e o formato dos faróis. Na traseira, o conjunto de lâmpadas também dispõe de luzes em LED, que aprimoram a aparência esportiva do Cadenza.
“Ao lado do Quoris, o Cadenza é referência de tecnologia, design, acabamento e itens de conforto. Esses modelos estabelecem um novo padrão em suas respectivas categorias e novo posicionamento de marca no mercado internacional”, avalia o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini.


Motorização e desempenho – O Cadenza está disponível com motorização de 3.5 litros V6 de 290 cv a 6.600 rpm e torque máximo de 34,5 kgfm a 5.000 rpm, à gasolina, com transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e paddle shift. A versão GDI tem motor de 3.3 litros V6 de 290 cv a 6.400 rpm e torque máximo de 35 kgfm a 5.200 rpm, também à gasolina, com transmissão automática de oito velocidades.
Os engenheiros da Kia começaram o desenvolvimento do Cadenza a partir da base, com uma folha de papel em branco. A plataforma com tração dianteira da Kia faz sua primeira aparição no Cadenza. Após criar as bases, os engenheiros se concentraram em áreas de desenvolvimento diversas, como desempenho, economia de combustível, emissões reduzidas, aumento de resposta na condução, direção aprimorada e conforto da cabine, maior segurança e introdução de novas tecnologias.


A carroceria do sedã foi desenvolvida juntamente com novos desenhos dos subchassis da frente e da traseira. Os engenheiros isolaram a cabine e os seus ocupantes contra choques na estrada e contra vibrações geradas por esses componentes. Os subchassis também permitem que o motor, a transmissão e as suspensões dianteira e traseira sejam precisamente instalados por baixo do veículo durante a montagem.


Conforto e conveniência – Por dentro, o Cadenza é tão elegante e sofisticado quanto é o seu exterior. O interior é dominado pela abordagem futurista e inovadora do painel ‘flutuante’. Um sistema de 'boas-vindas' acende as luzes interiores para ‘saudar’ o proprietário do carro, criando uma atmosfera acolhedora dentro do veículo.
O ar-condicionado automático digital Dual Zone é de série, assim como os bancos revestidos em couro, sendo os dianteiros com regulagem elétrica e porta-revistas no encosto. Entre os itens high-tech de conforto e conveniência estão chave Smart Key para abertura das portas e acionamento do alarme; botão Start/Stop; iluminação especial no teto para console central e alavanca de câmbio; indicador de marchas no conjunto de mostradores; luz interna com temporizador e efeito fade out; rádio CD/MP3 player com controle no volante, entrada auxiliar USB e cabo para iPod; sistema remoto de travamento das portas e abertura do porta-malas; travamento elétrico central das portas e porta-malas; e vidros elétricos com comando nas quatro portas.


Segurança – Para garantir que o Cadenza seja um veículo seguro para todos os seus ocupantes, os itens de segurança presentes de série no veículo são, entre outros, acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; air bags frontais, laterais e de cortina; alarme com antifurto; barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas; câmera de ré com visor de LCD de 3,5’’ no espelho retrovisor interno; espelho eletrocrômico; computador de bordo com controles no volante; cintos de segurança traseiros de três pontos e cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de altura.
O modelo conta também com controle eletrônico de estabilidade (ESP); direção com assistência hidráulica progressiva; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; piloto automático com controles no volante (Cruise Control); sensores de aproximação no para-choque traseiro; sistema de proteção contra descarga de bateria e travamento automático das portas com o veículo em movimento.
A garantia do Kia Cadenza é de cinco anos ou 100 mil km – uma das maiores oferecidas no País –, o que ocorre com todos os veículos da marca, com exceção do comercial leve Bongo.