Chery revela sua nova trajetória global e nacional, com a apresentação de duas novas plataformas de produtos, que estreiam em 2017 no mercado brasileiro

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

Com o conceito “New Generation is coming”, a participação da Chery na edição 2016 do Salão do Automóvel é marcada por uma nova fase em sua trajetória em solo brasileiro. A primeira e única fábrica de origem chinesa a se instalar no País apresenta um novo conceito de design de seus produtos, com o desenvolvimento de novos modelos e alto investimento em Pesquisa & Desenvolvimento, resultando em designs arrojados, alto índice de tecnologia e conectividade embarcada.


Baseada na estratégia internacional da companhia, esta nova geração da Chery Brasil está totalmente alinhada com o time de CTCS (CheryTechnical Center Shangai) e com o “Dream Team” da Chery International, composto por renomados profissionais como Hakan Saracoglu, James Hope e Sergio Loureiro, com experiências em montadoras como Porsche, Fiat, Ford, Mercedes-Benz, Daimler Chrysler e GM. Trata-se de uma nova estratégia da empresa, que ficou entre as cinco melhores no ranking de performance e qualidade da China em 2015, e investe cerca de 7% de sua receita anual de vendas em P&D. Com isso, a Chery torna-se uma marca cada vez mais global, trazendo tendências e inovações para o mercado nacional, com veículos com alto índice de qualidade, segurança e estilo, atendendo às expectativas dos brasileiros.


Este novo conceito se traduz em duas novas plataformas de produtos, compostas pelas novas gerações da linha SUV Tiggo e do sedan Arrizo, ambas com seus modelos de estreia – Tiggo 2 e Arrizo 5 – previstos para 2017.


Com planos para o futuro, a Chery pretende aumentar sua gama de produtos focada nestas duas novas plataformas, com os lançamentos de mais duas versões de SUVs, Tiggo 7 e Tiggo 9, bem como do Arrizo 7.

Família Tiggo
O terceiro modelo a ser produzido na unidade industrial da Chery em Jacareí, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2017, é o SUV urbano Tiggo 2, o primeiro da nova geração da família Tiggo no Brasil.


Ainda seguindo a orientação global da empresa, o Tiggo 2 será lançado praticamente ao mesmo tempo que no mercado chinês, onde é batizado de Tiggo 3x. O modelo contribui para aumento do “line up” da Chery para o segmento de utilitários esportivos.


O SUV urbano da Chery tem seu DNA marcado por estilo e design muito agressivos. Sua suspensão foi projetada especificamente para um SUV urbano, os faróis de bloco elíptico unido aos faróis diurnos de LEDs (DRL) se complementam e entregam um visual imponente. É equipado com motor 1.5 VVT associado ao câmbio manual de cinco marchas, com o novo sistema ECSS (Electronic Cold Start System) de galeria de combustível aquecida, que reduz os níveis de álcool não queimado no ciclo de emissões, melhorando o desempenho de consumo e emissões de poluentes. Já estão em desenvolvimento as versões com câmbio automático.


Entre os equipamentos, o Tiggo 2 dispõe de airbags laterais e frontais, freios ABS com EBD, controle de estabilidade (ESP), direção hidráulica assistida, ar-condicionado, trio elétrico, teto solar, sistema Chery I-Connect (multimídia com conectividade), rodas de liga leve diamantadas, sensor de estacionamento, entre outros.


Para completar a família Tiggo, a Chery prevê os lançamentos de mais duas versões de utilitários esportivos, entre eles o Tiggo 7, a concretização do conceito TX, apresentado no Salão do Automóvel em 2012 e detentor de diversos prêmios, entre eles, o melhor carro conceito do Salão de Genebra deste mesmo ano.

Arrizo
Escolhido como o modelo estreante da família de sedans Arrizo a ser apresentado no Brasil, o Arrizo 5 é o primeiro produto da nova geração da Chery que desperta elegância, estilo, design, conectividade e tecnologia a bordo.


Com previsão de chegar às lojas no segundo semestre de 2017, o sedan médio é um produto chave para a nova geração da Chery Brasil, agregando mais tecnologia e com um novo conceito de estilo. Lançado na China em março deste ano, o Arrizo 5 é o primeiro modelo estratégico global da Chery e já conta com mais de 74.300 mil unidades comercializadas no mercado chinês, registrando sucesso de vendas no país.


Apresentado como o carro conceito Alfa no Salão do Automóvel de 2014, o modelo foi 100% desenvolvido pelo “dream team” de designers da Chery, e é equipado com o sistema de infotainment batizado de Cloudrive, formado por um banco de dados de sensoriamento inteligente, baseado em uma plataforma na nuvem, unindo tecnologia e interatividade para atender às necessidades diárias do condutor.


O projeto tem uma proposta agressiva de configuração com itens como: transmissão CVT com simulação de sete velocidades, sistema start-stop, Hill Assist (auxilia na partida em aclives e declives), sistema de entrada key less, teto solar, controle de estabilidade (ESP), freios ABS com EBD, luzes de LED diurnas (DRL), sistema multimídia com bluetooth, função mobile maping, tela sensível ao toque de 7 polegadas, entre outros.


Ainda na família Arrizo, composta por mais dois modelos de sedan (Arrizo 3 e Arrizo 7), a Chery planeja a chegada do Novo Arrizo 7, que também está em exposição no estande da montadora no Salão do Automóvel.


Assim como o Arrizo 5, o sedan médio tem ajustes elétricos no banco do motorista e volante com regulagem de altura, ar condicionado automático e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas. A Chery ainda não definiu a motorização da versão nacional do Arrizo 7.

New QQ – o Subcompacto da Chery Agora é Nacional e um dos Carros Mais Econômicos do Brasil
A versão brasileira do Chery New QQ também está em exposição no estande da empresa. Contemplado com a nota mais alta (A) em sua categoria no selo Conpet, concedido pelo Inmetro, o modelo de entrada da Chery é o mais econômico na categoria de subcompactos, tendo alcançado os níveis mais baixos de emissão, além de ser classificado como um dos automóveis mais eficientes no ranking geral da avaliação feita pelo órgão.


O New QQ também carrega o título de primeiro carro de uma montadora chinesa a fazer parte do ranking Car Group do Cesvi Brasil, que lista os modelos com os melhores índices de reparabilidade, ou seja, os automóveis que oferecem a melhor relação entre custo e facilidade de reparos, que impactam diretamente não só no bolso do consumidor, como também no momento do cálculo do seguro, pelas empresas seguradoras, assim como o Celer, o primeiro modelo produzido pela Chery em Jacareí (SP).