Um motor novo e eficiente em um
carro admirado pelas linhas e acabamento Ă© o que faltava para a montadora
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Peugeot
Parece que a indĂºstria
automobilĂstica entrou em uma nova era, aquela coisa de se dar um passo para
trĂ¡s para dar dois para frente, hoje dificilmente nos deparamos com motores
grandes, devoradores de combustĂvel e com enorme cavalagem que faz com que
cheguemos de 0 a
100 km/h
em poucos segundos.
Uma palavra domina os centros de
engenharia e desenvolvimento de novos propulsores, Ă© o tal Downsizing, que Ă© a prĂ¡tica de utilizar motorizações de menor
capacidade volumétrica e muitas vezes menor quantidade de cilindros do motor,
mais modernos e eficientes, virou a menina dos olhos das montadoras e
surpreendem cada dia mais os consumidores e jornalistas especializados, eu
mesmo sempre me espanto quando um “motorzinho”
desses mostra uma cavalaria maior que aquelas dos filmes do John Ford.
Durante uma semana eu testei o Peugeot 208 na versĂ£o Allure com o novo motor 1,2l PureTech, considerado o mais
econĂ´mico do Brasil, que com trĂªs cilindros e bicombustĂvel gera 90 cavalos de
potĂªncia, com o cĂ¢mbio manual de 5 velocidades ele nĂ£o fica te pedindo pra
trocar as marchas, seja na cidade ou na estrada, com isso, a economia Ă© a
grande parceira, o carro abastecido com etanol praticamente nĂ£o gasta nada!
É um prazer dirigir esse carro,
ele tem em toda a linha o i-Cockpit®,
um conceito inovador do posto de conduĂ§Ă£o, Ă© como se estivesse em um carro de
corrida. O painel de instrumentos Ă© elevado e permite a leitura por cima do
volante tem uma central multimĂdia das mais modernas e todos os controles estĂ£o
prĂ³ximos das mĂ£os. Desviar a atenĂ§Ă£o Ă© completamente desnecessĂ¡rio, isso
garante segurança e mais conforto, mesmo no estressante trĂ¢nsito de SĂ£o Paulo.
Por falar em trĂ¢nsito, na cidade
ele Ă© muito bom, Ă© um tĂpico urban car, tem o tamanho certo para as vagas de
estacionamento, Ă© fĂ¡cil de manobrar e cabe em qualquer lugar. Na
cidade a velocidade Ă© baixa, sĂ£o raras as vias acima de 50 km/h , sendo que as ruas
sĂ£o em sua maioria de 40
km/h onde o Peugeot
208 anda praticamente em 4ª marcha, as reduções sĂ³ em casos extremos, se
aumentar um pouco a velocidade, se pode colocar a 5ª sem susto.
Isso acarreta em um menor consumo
de combustĂvel em situaĂ§Ă£o urbana, pelos dados do computador de bordo consegui
fazer 10,2 km/l, um nĂºmero muito bom se considerar que o ar condicionado estava
ligado o tempo todo e vĂ¡rias vezes fiquei preso em engarrafamentos. Essa “conversa” entre motor e cĂ¢mbio Ă© a chave
da equaĂ§Ă£o, um nĂ£o roda demais, outro nĂ£o força demais, ambos tem uma excelente
calibragem.
E na estrada? Pois Ă©, nĂ£o dĂ¡ pra
esquecer que se trata de um motor de cilindrada pequena, mas, e sempre existe
um mas, a tecnologia embarcada supre essa “diferença”
e o Peugeot 208 até parece um carro
de motor maior. Fiz uso constante do cruise
control, acessĂ³rio dos mais importantes nos dias de hoje, com ele dĂ¡ para
se fazer viagens maravilhosas sem o risco de ultrapassar os limites de
velocidade das rodovias nem os de desempenho do automĂ³vel.
LĂ¡ fui eu em direĂ§Ă£o Ă Atibaia ,
terra onde tem a festa do morango, uma das frutas mais bem elaboradas da
natureza e de origem francesa, ela faz muito sucesso por aqui. A rodovia FernĂ£o
Dias Ă© uma estrada com todas as variações necessĂ¡rias para se avaliar um carro:
tĂªm subidas e descidas longas, retas generosas, curvas de raio curto e longo e
uma enorme variaĂ§Ă£o de velocidades.
Viajar com o Peugeot 208 Ă© um enorme prazer por causa do conforto e do que ele
oferece em equipamentos de segurança e entretenimento: luz diurna em LED, multimĂdia com tela colorida
sensĂvel ao toque de 7” ,
Bluetooth, Jukebox com 16 Gb de
memĂ³ria, MirrorScreen, telefone com
reconhecimento de voz, computador de bordo, GPS, ar-condicionado automĂ¡tico digital bizone, sensor de
obstĂ¡culos dianteiro e traseiro, piloto automĂ¡tico, limitador de velocidade,
sensores de chuva e de luminosidade, cĂ¢mera de rĂ© e bancos que praticamente
abraçam o motorista e passageiro carona.
A direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva
garante uma dirigibilidade muito boa, agora o que espanta Ă© o desempenho,
sempre muito firme e decidido em momentos de ultrapassagem ou mesmo de retomada
de velocidade nas subidas. Em pouco mais de 40 km de estrada, eu apenas
tive que fazer uma reduĂ§Ă£o de marcha em um momento de ultrapassagem de um
veĂculo muito lento, fora isso, fiz praticamente todo o percurso em 5ª.
O desempenho Ă© linear em qualquer
velocidade e na manutenĂ§Ă£o da mesma, afinal de contas o cĂ¢mbio Ă© manual e ele
nĂ£o pediu para trocar nenhuma marcha. A rodovia tem trechos de 60, 80, 90 e 110 km/h , trĂ¡fego intenso
e uma diversidade de situações de conduĂ§Ă£o, com todas essas variantes consegui
fazer, segundo dados do computador de bordo 14,7 km/l, Ă© de se espantar ou nĂ£o?
Isso sem ser “tiozĂ£o” no volante,
andando sempre na velocidade que o trecho permitia.
Com sete cores para escolher,
trĂªs anos de garantia total, revisões com Preços Fixos, Peugeot Assistance em todo o paĂs 24 horas por dia, o Peugeot 208 tem preço inicial sugerido
de R$ 51.190 e planos de financiamento direto com a montadora, Ă© um carro
bonito, econĂ´mico, muito confortĂ¡vel e chegou para definitivamente abalar a
concorrĂªncia.
Ficha TĂ©cnica
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