O SUV da montadora chinesa chega em clima de Black
Friday para o consumidor brasileiro
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira / JAC Motors
Parece que o consumidor
brasileiro finalmente se rendeu a comodidade e facilidade que somente um câmbio
automático consegue proporcionar, depois de décadas achando que, ter um carro
que troca sozinho as marchas era coisa de gente que não sabia dirigir, a nova geração
de motoristas entendeu que existem coisas mais importantes para prestar a atenção
que ficar “cambiando” um veículo.
Claro que isso se deve ao atual
momento, e porque não dizer modismo, de se optar por carros que aliam vários segmentos
em um chassi, os SUV (do inglês Sport Utility Vehicle ou Veículo Utilitário Esportivo) é um tipo
de automóvel com características de passeio e off - road, são confortáveis,
espaçosos, versáteis e objeto do desejo de homens e mulheres que preferem um
carro alto, onde se pode entrar ou sair sem muito esforço ou fazer qualquer
tipo de ginástica.
O T5 foi lançado em março deste ano no Brasil, a reportagem você pode
acompanhar aqui
e eu fiz um test drive no mês passado com o modelo com câmbio manual, você pode
lembrar aqui,
justamente para ter fresca na memória a lembrança da versão manual e poder
comparar com a nova que chega na versão automática e vai brigar com os
concorrentes mais diretos com muitas armas.
A primeira delas é saber que o
novo JAC T5 CVT é o primeiro carro
da montadora equipado com transmissão automática no Brasil, um marco para a empresa
chinesa e seu importador, mesmo depois da avassaladora crise que atingiu o
setor, ainda resiste bravamente com 22 concessionárias próprias no país. Claro que
isso tem influência direta com o consumidor, a tratamento é direto com quem
importa, não existem intermediários e a conversa, digamos, é mais fácil.
A segunda é aproveitar o momento
de acomodação do mercado e apresentar para o público, que tem uma demanda represada,
a renovação do portfólio e nele se insere o SUV compacto com câmbio automático, que pasme, no segmento onde está
inserido, 75% das vendas são de versões automáticas, mostrando assim que a
montadora está alinhada com o desejo de seus consumidores.
Por fim o preço quase imbatível se
comparado com seus concorrentes diretos, brincado com o fato de estar chegando
a Black Friday, a SHC resolveu vender o JAC T5 CVT por R$ 69.990, muito abaixo dos iniciais R$ 74.990 que será o valor cobrado após terminar o estoque das
primeiras unidades.
Eu fui convidado para conhecer e
testar esse novo modelo, o seu antecessor com câmbio manual já havia deixado
uma impressão muito positiva faltava apenas (e isso era um pedido de todos)
oferecer a transmissão automática para encarar melhor seus concorrentes. Ele é
equipado com uma caixa de câmbio desenvolvida pela Punch Power Train da Bélgica, o JAC T5 CVT possui três modos de uso:
- “D” – Drive, ou modo de condução normal, objetivando conforto e economia de combustível;
- “S” – Sport, ou modo esportivo, que conta com “trocas de marchas” em altas rotações, presumindo um melhor desempenho;
- “Seqüencial ou Manual” – Nesse modo, o condutor comanda o instante em que quer realizar as trocas de marchas.
Em compensação ele tem a função WIN, que melhora as arrancadas em pisos
escorregadios e o cruise control que
em alguns modelos da concorrência é item opcional. O que não mudou é a proposta
da marca, ela oferece um carro com maior número de equipamentos, os chamados
carros completos, que fizeram da JAC
a pioneira nesse tipo de apresentação de seus modelos no Brasil, um sucesso e
uma exigência de seus consumidores.
Parti para o test drive me
dividindo em três situações: passageiro atrás, banco do carona e dirigindo o
novo modelo. Para quem viaja atrás o conforto é muito grande, a distância para
os bancos da frente é generosa e, em alguns momentos dá até para cruzar as
pernas. O conforto dos assentos e a altura generosa do modelo garantem uma
viagem muito tranqüila e confortável na seção traseira.
No banco do carona não é
diferente, é confortável, o espaço para as pernas é amplo e o grande lance é
que dá para aproveitar mais os equipamentos de entretenimento que o carro
possui. O kit multimídia, fornecido pela Foxconn,
tem mirror link e tela de 8 polegadas , conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3,
entradas USB e SD Card e oferece a função “Link”,
que espelha alguns modelos de smartphones ou tablets através do touchscreen da
tela HD.
Mesmo com três pessoas no carro,
o ar-condicionado digital automático rapidamente deixou o ambiente refrigerado,
aliás, essa é uma característica muito marcante dos carros da JAC, a climatização é muito rápida, o
compressor é forte e eficiente.
Chegou a hora de dirigir, agora
eu vou encarar um trecho da Rodovia dos Bandeirantes e urbano, em direção ao Memorial
da América Latina, dá para se ter uma idéia das duas situações que o carro vai
estar sujeito na sua vida de trabalho. O motor é o mesmo da versão manual, 1.5
16V, comando de admissão (VVT)
potência de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm e torque de 152
Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm.
No trecho rodoviário ele se
comporta muito bem, rapidamente chega à velocidade limite da estrada trocando
as marchas suavemente, é quase imperceptível e tem um bom desempenho se
consideramos que se trata de um motor 1.5 sem auxilio de turbo compressor. Uma vantagem
é poder usar o cruise control, que
tem indicação no painel da velocidade escolhida e faz com que o conjunto mecânico
(motor e câmbio) logo atinja o ponto desejado.
Ele tem aquela famosa sopa de letras:
ESP (controle eletrônico de
estabilidade), TCS (controle
eletrônico tração), assistente de partida em rampas (HSA ), EBD
(distribuidor eletrônico de frenagem), BAS
(assistente para frenagens de pânico), BOS
(pedal “inteligente” de freio), que auxiliam em curvas e reta, subidas e
descidas dando uma postura diferente dos outros modelos da marca.
É um carro confortável para se
dirigir mesmo no trânsito pesado da cidade, sua altura generosa impõe respeito
e as janelas com vidros generosos facilitam a visão ao redor. Entre os
equipamentos de série ainda têm luzes diurnas de LED, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das
portas, retrovisores com acionamento elétrico, alarme antifurto, TPMS (Tyre Pressure Monitoring System),
sensor de estacionamento, direção com assistência elétrica, computador de bordo,
freios a disco nas quatro rodas.
É bom de estrada e de cidade, tem
a grande vantagem de ser Flex, a adição do cambio automático de boa origem
garante conforto maior para quem enfrenta engarrafamentos ou simplesmente não quer
ser incomodado com trocas de marchas, é silencioso, espaçoso e tem um preço de lançamento
pra lá de sedutor, tá na hora de testar a novidade!
Ficha Técnica
Itens
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Modelo
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JAC T5 CVT
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Versão
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1.5 VVT 16V JetFlex
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Dimensões
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Comp./ Larg. / Alt.(mm)
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4.325 × 1.765 × 1.625
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Entre eixos (mm)
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2.560
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Bitola Diant. / Tras. (mm)
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1.480 / 1.475
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Peso em ordem de marcha (kg)
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1.220
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Capacidade do porta-malas (L)
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600
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Capacidade do tanque de combustível (l)
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45
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Motorização
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Tipo de motor
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4 cilindros em linha
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Deslocamento volumétrico (cm3)
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1.499
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Diâmetro (mm)
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75
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Curso (mm)
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84,8
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Comando de válvulas
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DOHC 16V VVT
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Potência Máxima (cv/rpm)
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125/6.000 (Gasolina) 127/6.000
(Etanol)
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Torque Máximo (Nm/rpm)
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152/4.000 (Gasolina)
154/4.000 (Etanol)
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Taxa de compressão
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10:1
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Transmissão
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Tipo CVT, com 6 marchas virtuais
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Suspensões
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Dianteira
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Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra
estabilizadora
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Traseira
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Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra
estabilizadora
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Freios
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Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
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Rodas
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Pneus
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205/55 R16
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Rodas
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Em liga de alumínio 16"
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Performance
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Velocidade máxima
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192 km/h
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Aceleração de 0 a 100 km/h
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