- LEWIS HAMILTON FOI O MAIS RÁPIDO NO TL2 USANDO O PNEU ULTRAMACIO QUE ESTREIA EM ABU DHABI;
- CERCA DE 0,8S SEPARA O DESEMPENHO ENTRE OS PNEUS ULTRAMACIO E SUPERMACIO E 1,4S ENTRE A OPÇÃO MAIS MACIA E DURA DISPONÍVEL.
Texto e fotos: Pirelli
Houve uma grande evolução da pista no circuito de Yas Marina, especialmente durante o TL1. Isso significou que vários pilotos fizeram suas melhores voltas com os compostos mais duros, em relação aos mais macios usados anteriormente, conforme as condições foram melhorando. Entretanto, com o entardecer, quando o TL2 aconteceu em um horário similar ao do classificatório deste sábado, e da corrida, de domingo, a pista estabilizou, o que significa que os tempos feitos com cada composto são representativos.
A sessão do TL2 aconteceu às 17h locais, com a pista perdendo cerca de três graus centígrados durante o treino e mais de dez graus se compararmos com o TL1. Como esperado, o pneu ultramacio provou ser o mais rápido, ao fazer a melhor volta do dia com Lewis Hamilton, da Mercedes. A marca de 1min40s861 é mais de um segundo mais rápida do que a alcançada em 2015, na mesma sessão, porém com pneus supermacios.
A natureza lisa da superfície do traçado e as condições que variavam com o passar do tempo resultaram em um cenário no qual as diferenças de velocidade entre cada tipo de composto fosse pequena, isso se compararmos com outras pistas. Até o momento, cerca de 0,8 segundo separa os pneus supermacios dos ultramacio. As equipes completaram simulações de corrida e classificatório, com as duas Mercedes separadas apenas por 0.079s.
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Como estávamos esperando, o consumo e a degradação dos pneus é mais elevada nos compostos mais macios, graças as altas acelerações longitudinais e as fortes zonas de freada. Entretanto, o padrão depende muito do estado da pista, que mudou muito durante todo o dia graças a evolução natural e a queda da temperatura durante o TL2. Como resultado, os pilotos estão buscando acertar um alvo móvel quando esperam definir a estratégia e o acerto dos carros, o que acrescenta um elemento extra para o desafio imposto nesta final do campeonato. Hoje, nós já vimos alguns dos planos feitos pelas equipes sendo influenciados pelas escolhas de pneus feitas antes do evento para cada piloto, o que nos ajuda um pouco a entender suas estratégias individuais.”
Treino Livre 1
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Treino Livre 2
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1.Hamilton
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1m42s869
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Macio novo
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1.Hamilton
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1m40s861
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Ultramacio novo
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2.Rosberg
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1m43s243
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Ultramacio novo
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2.Rosberg
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1m40s940
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Ultramacio novo
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3.Verstappen
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1m43s297
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Macio novo
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3.Vettel
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1m41s130
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Ultramacio novo
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Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto
Macio
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Hamilton
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1m42s869
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Supermacio
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Perez
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1m44s155
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Ultramacio
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Hamilton
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1m43s051
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Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto
Macio
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Rosberg
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1m42s294
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Supermacio
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Raikkonen
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1m42s257
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Ultramacio
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Hamilton
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1m40s861
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Stints mais longos do dia por composto
Macio
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Wehrlein
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28 voltas
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Supermacio
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Bottas
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22 voltas
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Ultramacio
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Gutierrez
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20 voltas
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Estatísticas de hoje dos pneus:
Macio
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Supermacio
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Ultramacio
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kms percorridos *
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3631
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988
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1815
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Jogos de pneus usados **
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47
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14
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25
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Maior número de voltas **
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28
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22
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20
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