• LEWIS HAMILTON FOI O MAIS RÁPIDO NO TL2 USANDO O PNEU ULTRAMACIO QUE ESTREIA EM ABU DHABI;
  • CERCA DE 0,8S SEPARA O DESEMPENHO ENTRE OS PNEUS ULTRAMACIO E SUPERMACIO E 1,4S ENTRE A OPÇÃO MAIS MACIA E DURA DISPONÍVEL.

Texto e fotos: Pirelli

Houve uma grande evolução da pista no circuito de Yas Marina, especialmente durante o TL1. Isso significou que vários pilotos fizeram suas melhores voltas com os compostos mais duros, em relação aos mais macios usados anteriormente, conforme as condições foram melhorando. Entretanto, com o entardecer, quando o TL2 aconteceu em um horário similar ao do classificatório deste sábado, e da corrida, de domingo, a pista estabilizou, o que significa que os tempos feitos com cada composto são representativos.


A sessão do TL2 aconteceu às 17h locais, com a pista perdendo cerca de três graus centígrados durante o treino e mais de dez graus se compararmos com o TL1. Como esperado, o pneu ultramacio provou ser o mais rápido, ao fazer a melhor volta do dia com Lewis Hamilton, da Mercedes. A marca de 1min40s861 é mais de um segundo mais rápida do que a alcançada em 2015, na mesma sessão, porém com pneus supermacios.
A natureza lisa da superfície do traçado e as condições que variavam com o passar do tempo resultaram em um cenário no qual as diferenças de velocidade entre cada tipo de composto fosse pequena, isso se compararmos com outras pistas. Até o momento, cerca de 0,8 segundo separa os pneus supermacios dos ultramacio. As equipes completaram simulações de corrida e classificatório, com as duas Mercedes separadas apenas por 0.079s.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Como estávamos esperando, o consumo e a degradação dos pneus é mais elevada nos compostos mais macios, graças as altas acelerações longitudinais e as fortes zonas de freada. Entretanto, o padrão depende muito do estado da pista, que mudou muito durante todo o dia graças a evolução natural e a queda da temperatura durante o TL2. Como resultado, os pilotos estão buscando acertar um alvo móvel quando esperam definir a estratégia e o acerto dos carros, o que acrescenta um elemento extra para o desafio imposto nesta final do campeonato. Hoje, nós já vimos alguns dos planos feitos pelas equipes sendo influenciados pelas escolhas de pneus feitas antes do evento para cada piloto, o que nos ajuda um pouco a entender suas estratégias individuais.”

Treino Livre 1


Treino Livre 2


1.Hamilton
 1m42s869
Macio novo
1.Hamilton
 1m40s861
Ultramacio novo
2.Rosberg
 1m43s243
Ultramacio novo
2.Rosberg
 1m40s940
Ultramacio novo
3.Verstappen
 1m43s297
Macio novo
3.Vettel
 1m41s130
Ultramacio novo
Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto
Macio
Hamilton
1m42s869
Supermacio
Perez
1m44s155
Ultramacio
Hamilton
1m43s051
Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto
Macio
Rosberg
1m42s294
Supermacio
Raikkonen
1m42s257
Ultramacio
Hamilton
1m40s861
Stints mais longos do dia por composto
Macio
Wehrlein
28 voltas
Supermacio
Bottas
22 voltas
Ultramacio
Gutierrez
20 voltas



Estatísticas de hoje dos pneus:
Macio
Supermacio
Ultramacio        
kms percorridos *
3631
988
1815
Jogos de pneus usados **
47
14
25
Maior número de voltas **
28
22
20