Os novos produtos para carros, caminhões, ônibus e recapagem atualizam o portfólio da gigante americana

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Goodyear

As três palavras que norteiam os novos tempos em que vivemos são eficiência energética, reutilização de recursos e segurança. Hoje em dia não se pode sequer pensar em apresentar um novo produto sem essa trinca inserida na sua fabricação e principalmente na vida útil.


Vivemos uma era que tenta consertar os erros e a gastança do passado, temos obrigação de consumir apenas o que usamos de forma consciente, sem exageros, jogar fora não existe até porque o fora é aqui mesmo. Durabilidade é uma obrigação principalmente se tratando de pneus, eles usam muitos recursos naturais e nem sempre são descartados corretamente no fim de seu ciclo de aproveitamento.


A Goodyear, uma gigante mundial quando se fala em pneumáticos, vive pensando e desenvolvendo seus produtos sempre com a preocupação de fazer o melhor, com preço justo e sempre procurando evoluir tecnologicamente em todos os sentidos, um bom exemplo disso é a atual prática que a maioria das empresas ligadas ao setor de mobilidade adotou: testar em condições reais, as pistas de corridas já não servem mais de parâmetro para se fabricar um pneu que será usado nas ruas e estradas do mundo, cada lugar é um lugar.


Foi pensando desta maneira ecológica e profissionalmente correta que os novos produtos apresentados chegam com os melhores índices de exigidos na legislação brasileira, afinal de contas, eles foram testados e aprovados onde realmente serão usados nas mais diversas condições e nos veículos específicos para os quais foram projetados. Eu fui convidado para conhecer essa nova linha de pneus para carros de passeio, off - road, alta performance e comerciais, de uso em ônibus e caminhões, claro que com os carros tivemos a oportunidade de fazer um agradável test drive na pista da Goodyear em Americana, interior de São Paulo.


Antes da diversão de dirigir em condições mais extremas que o habitual, vou falar dos novos pneus para a linha comercial, que são voltados para uso urbano em ônibus e caminhões da família Max Series. Eles têm maior quilometragem, sete anos de garantia e chip integrado, o Citymax Plus chega cheio de tecnologia e pode ser recapado 2 vezes.


O modelo apresenta um novo desenho dos sulcos externos, quatro cintas estabilizadoras de aço que protegem a carcaça, tecnologia Waffle Blade que otimiza sua movimentação e permite que se acomode de forma eficaz ao piso.


Os pneus Citymax Plus apresentam a opção de chip RFID (identificação por radiofreqüência) integrado para ser usado em conjunto com a solução Control Max, composta por software e ferramentas de última geração. O sistema permite o monitoramento do uso dos pneus dos veículos, emitindo relatórios analíticos fundamentais para o controle do estoque, montagens, rodízios, reparos e trocas além da coleta de dados de pressão de ar e profundidade de sulcos.


Para garantir a reutilização dos produtos, o que a Goodyear chama de Ciclo Completo do Pneu, foram apresentadas também as novas bandas Kmax AP e Kmax D, que garantem a originalidade e a continuidade dos benefícios das bandas originais que equipam os pneus tanto os de tração quanto aos de direção, garantindo assim uma continuidade da qualidade originais dos produtos.


Saindo dos comerciais e indo em direção aos carros, a Goodyear lançou pneus para carros de passeio com diversos tipos de uso, são três categorias que complementam praticamente toda faixa de automóveis que são utilizados no Brasil:
  • Wrangler AT Adventure é um pneu de uso misto dirigido a picapes e utilitários esportivos;
  • Eagle F1 Asymmetric 3, que já é equipamento original de vários superesportivos e automóveis Premium;
  • Kelly Edge Touring é voltado os segmentos de hatches e sedans pequenos e possui três modelos: Touring para veículos normais, Sport destinado a veículos com visual mais esportivo e SUV para picapes médias e station wagons.

Todos eles representam o que há mais de mais inovador em performance, durabilidade e segurança em seus segmentos, são construídos com a mais nova tecnologia da Goodyear e permitem ao usuário desfrutar ao máximo das inovações.


O test drive oferecido pela fabricante contemplava experimentar em solo molhado e utilizando um Audi A3 o Eagle F1 Asymmetric 3 que é equipamento original de vários superesportivos e automóveis premium, como, Chevrolet Camaro, Jaguar XF, Porsche 911/Boxter/Caymen, Audi A1/A3/A8, Mercedes-Benz Classe E, BMW Serie 3 e 5, Volkswagen Golf, em situação de slalon, freada brusca e aceleração em curva, tudo isso com velocidade controlada.


Na verdade achei o limite um pouco baixo demais, 50 km/h tanto no slalon quanto na aceleração em curva (poderíamos chegar a 70 km/h no máximo) em pista de teste deixa um gosto de quero mais, mas regras são regras e devem ser cumpridas.


A aceleração partindo do zero e em piso seco é precisa e forte, não derrapa e agarra com firmeza, aumenta a velocidade até certo ponto onde se tem a mudança do piso seco para o molhado.


Aí começam os exercícios de slalon, com cones muito próximos o comportamento do carro (um sedã médio e nervoso) com os novos pneus é muito bom, firme, seguro e não dá a menor pinta que vai derrapar e sair das mãos. No fim do vai e vêm aceleramos alguns metros e cravamos firmemente o pedal freio. Neste ponto o pneu surpreende muito, a distância até o obstáculo final é pequena e ele “estanca” em menos da metade do caminho. É realmente surpeendente e muito firme e repito, tudo isso em piso molhado!


Para encerrar essa parte tomamos uma reta curta com uma curva de grau aberto, mesmo em aceleração o carro obedece a direção e garante a ótima dirigibilidade fornecida pelo pneu que, na minha avaliação, mesmo o motorista menos acostumado a esse tipo de situação, não vai encontrar problemas e consegue controlar o carro com toda segurança, sem sustos.


O próximo exercício é para testar o Wrangler AT Adventure, um pneu de uso misto dirigido a picapes e utilitários esportivos para uso on e off - road, e quando comparado ao seu antecessor, ele entrega desempenho 31% superior em dirigibilidade no molhado, 37% superior em tração no molhado e 14% superior em resistência ao rolamento.


Fizemos uma trilha curta que mesclava piso de terra, alguns desníveis e piso com mato e grama. Na parte de terra, o agarre do pneu é muito bom, os seus sulcos especiais fazem com que o contato com o solo, mesmo com uma velocidade mais alta, mantenha a mesma aderência e segurança na tocada. Já no trecho de mato e grama, por ser irregular e ter uma movimentação que se assemelha a um piso molhado, a estabilidade que o pneu proporciona ao veículo é excelente, se bem que nesse trecho a velocidade de teste foi menos que em chão de terra batida.


Os novos pneus que agora chegam às revendas da Goodyear fazem parte do desenvolvimento que a fabricante iniciou desde 2007 investindo mais de US$ 240 milhões em novos compostos, novas estruturas, materiais mais modernos e criando produtos muito especiais, para a alegria de todos os consumidores.