Os novos produtos para carros,
caminhões, ônibus e recapagem atualizam o portfólio da gigante americana
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Goodyear
As três palavras que norteiam os
novos tempos em que vivemos são eficiência energética, reutilização de recursos
e segurança. Hoje em dia não se pode sequer pensar em apresentar um novo
produto sem essa trinca inserida na sua fabricação e principalmente na vida
útil.
Vivemos uma era que tenta
consertar os erros e a gastança do passado, temos obrigação de consumir apenas
o que usamos de forma consciente, sem exageros, jogar fora não existe até
porque o fora é aqui mesmo. Durabilidade é uma obrigação principalmente se
tratando de pneus, eles usam muitos recursos naturais e nem sempre são
descartados corretamente no fim de seu ciclo de aproveitamento.
A Goodyear, uma gigante mundial quando se fala em pneumáticos, vive
pensando e desenvolvendo seus produtos sempre com a preocupação de fazer o
melhor, com preço justo e sempre procurando evoluir tecnologicamente em todos
os sentidos, um bom exemplo disso é a atual prática que a maioria das empresas
ligadas ao setor de mobilidade adotou: testar em condições reais, as pistas de
corridas já não servem mais de parâmetro para se fabricar um pneu que será
usado nas ruas e estradas do mundo, cada lugar é um lugar.
Foi pensando desta maneira
ecológica e profissionalmente correta que os novos produtos apresentados chegam
com os melhores índices de exigidos na legislação brasileira, afinal de contas,
eles foram testados e aprovados onde realmente serão usados nas mais diversas
condições e nos veículos específicos para os quais foram projetados. Eu fui
convidado para conhecer essa nova linha de pneus para carros de passeio, off -
road, alta performance e comerciais, de uso em ônibus e caminhões, claro que
com os carros tivemos a oportunidade de fazer um agradável test drive na pista
da Goodyear em Americana, interior
de São Paulo.
Antes da diversão de dirigir em
condições mais extremas que o habitual, vou falar dos novos pneus para a linha
comercial, que são voltados para uso urbano em ônibus e caminhões da família Max Series. Eles têm maior
quilometragem, sete anos de garantia e chip integrado, o Citymax Plus chega cheio de tecnologia e pode ser recapado 2 vezes.
O modelo apresenta um novo
desenho dos sulcos externos, quatro cintas estabilizadoras de aço que protegem
a carcaça, tecnologia Waffle Blade
que otimiza sua movimentação e permite que se acomode de forma eficaz ao piso.
Os pneus Citymax Plus apresentam a opção de chip RFID (identificação por radiofreqüência)
integrado para ser usado em conjunto com a solução Control Max, composta por software e ferramentas de última geração.
O sistema permite o monitoramento do uso dos pneus dos veículos, emitindo
relatórios analíticos fundamentais para o controle do estoque, montagens,
rodízios, reparos e trocas além da coleta de dados de pressão de ar e
profundidade de sulcos.
Para garantir a reutilização dos
produtos, o que a Goodyear chama de Ciclo Completo do Pneu, foram apresentadas
também as novas bandas Kmax AP e Kmax D, que garantem a originalidade e
a continuidade dos benefícios das bandas originais que equipam os pneus tanto
os de tração quanto aos de direção, garantindo assim uma continuidade da
qualidade originais dos produtos.
Saindo dos comerciais e indo em
direção aos carros, a Goodyear lançou pneus para carros de passeio com diversos
tipos de uso, são três categorias que complementam praticamente toda faixa de automóveis que são utilizados no Brasil:
- Wrangler AT Adventure é um pneu de uso misto dirigido a picapes e utilitários esportivos;
- Eagle F1 Asymmetric 3, que já é equipamento original de vários superesportivos e automóveis Premium;
- Kelly Edge Touring é voltado os segmentos de hatches e sedans pequenos e possui três modelos: Touring para veículos normais, Sport destinado a veículos com visual mais esportivo e SUV para picapes médias e station wagons.
Todos eles representam o que há
mais de mais inovador em performance, durabilidade e segurança em seus segmentos,
são construídos com a mais nova tecnologia da Goodyear e permitem ao usuário desfrutar ao máximo das inovações.
O test drive oferecido pela
fabricante contemplava experimentar em solo molhado e utilizando um Audi A3 o Eagle F1 Asymmetric 3 que é equipamento original de vários
superesportivos e automóveis premium, como, Chevrolet Camaro, Jaguar XF,
Porsche 911/Boxter/Caymen, Audi A1/A3/A8, Mercedes-Benz Classe E, BMW Serie 3 e
5, Volkswagen Golf, em situação de slalon, freada brusca e aceleração em curva,
tudo isso com velocidade controlada.
Na verdade achei o limite um
pouco baixo demais, 50 km/h
tanto no slalon quanto na aceleração em curva (poderíamos chegar a 70 km/h no máximo) em pista
de teste deixa um gosto de quero mais, mas regras são regras e devem ser
cumpridas.
A aceleração partindo do zero e
em piso seco é precisa e forte, não derrapa e agarra com firmeza, aumenta a velocidade até certo ponto onde se tem a mudança do piso seco para o molhado.
Aí começam os exercícios de
slalon, com cones muito próximos o comportamento do carro (um sedã médio e
nervoso) com os novos pneus é muito bom, firme, seguro e não dá a menor pinta
que vai derrapar e sair das mãos. No fim do vai e vêm aceleramos alguns metros
e cravamos firmemente o pedal freio. Neste ponto o pneu surpreende muito, a
distância até o obstáculo final é pequena e ele “estanca” em menos da metade do caminho. É realmente surpeendente e
muito firme e repito, tudo isso em piso molhado!
Para encerrar essa parte tomamos
uma reta curta com uma curva de grau aberto, mesmo em aceleração o carro
obedece a direção e garante a ótima dirigibilidade fornecida pelo pneu que, na
minha avaliação, mesmo o motorista menos acostumado a esse tipo de situação,
não vai encontrar problemas e consegue controlar o carro com toda segurança, sem
sustos.
O próximo exercício é para testar
o Wrangler AT Adventure, um pneu de
uso misto dirigido a picapes e utilitários esportivos para uso on e off - road,
e quando comparado ao seu antecessor, ele entrega desempenho 31% superior em
dirigibilidade no molhado, 37% superior em tração no molhado e 14% superior em
resistência ao rolamento.
Fizemos uma trilha curta que
mesclava piso de terra, alguns desníveis e piso com mato e grama. Na parte de
terra, o agarre do pneu é muito bom, os seus sulcos especiais fazem com que o
contato com o solo, mesmo com uma velocidade mais alta, mantenha a mesma aderência
e segurança na tocada. Já no trecho de mato e grama, por ser irregular e ter
uma movimentação que se assemelha a um piso molhado, a estabilidade que o pneu
proporciona ao veículo é excelente, se bem que nesse trecho a velocidade de
teste foi menos que em chão de terra batida.
Os novos pneus que agora chegam às revendas da Goodyear fazem parte do
desenvolvimento que a fabricante iniciou desde 2007 investindo mais de US$ 240 milhões
em novos compostos, novas estruturas, materiais mais modernos e criando produtos
muito especiais, para a alegria de todos os consumidores.
0 Comentários