História da família Hering e da marca dos dois peixinhos é contada em espaço histórico

Texto e fotos: Museu Hering

Para quem vai visitar Blumenau durante a Oktoberfest (05 a 23 de outubro), o Museu Hering é uma boa opção cultural fora do circuito festa-chope-comida. Nele, a história da família Hering e da centenária empresa de vestuário do Brasil é contada em uma exposição que junta memória e interatividade, no espaço localizado numa casa do século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.


Inaugurado em 2010, o museu  - que possui certificado de excelência no site TripAdvisor - ocupa uma das edificações que compõem o conjunto arquitetônico da unidade matriz da Cia. Hering. Desde sua abertura, mais de 76 mil pessoas já visitaram a casa construída no estilo arquitetônico enxaimel - técnica de construção trazida pelos imigrantes europeus. Objetos como um antigo tear, fabricado em 1889, e uma camiseta do início do século XX estão entre as peças mais antigas em exposição.
A mostra de longa duração "Tempo ao Tempo" revela parte do acervo da Cia. Hering, fundada em 1880 pelos irmãos alemães Bruno e Hermann Hering. A evolução do logotipo dos dois peixinhos, equipamentos, fotografias e documentos contam a história da família e resumem a origem e a evolução da indústria têxtil em Santa Catarina, da qual a empresa foi uma das pioneiras.


Comerciais de TV antigos e campanhas famosas, como “O Básico do Brasil”, completam o acervo. Ao final da visita, o convidado ainda tem a possibilidade de personalizar sua própria camiseta, trazendo uma peça branca e 100% algodão.

Serviço: Museu Hering - (r. Hermann Hering, 1740, Bom Retiro, Blumenau - SC)
Horários: De terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Observações: Para grupos com menos de 10 pessoas não é necessário agendamento prévio. Para grupos com número maior do que 10 pessoas é necessário agendamento pelo telefone (47) 3321-3340
Entrada gratuita