A fabricante japonesa apresentou
3 novos pneus para o mercado nacional
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Bridgestone
A ecologia está na moda, parece que finalmente quem habita o
planeta caiu na real de que é preciso fazer alguma coisa agora para garantir o
futuro de quem vai nos substituir. Não é apenas plantando árvores ou mantendo a
sua cidade limpa e em ordem, as ações começam em usar os recursos naturais de
forma responsável e que não esgote sua fonte.
Até a metade do século passado, os habitantes do planeta
Terra não se preocupavam muito com isso, por isso causaram a morte de rios,
poluíram cidades, exterminaram florestas e puseram em risco várias espécies
animais, quando começaram a chegar as promissórias da dívida que havíamos herdado,
tocou o sinal de alerta e todo mundo começou a se mexer, uns mais outros menos.
Uma das empresas mundiais que mais se preocupou com isso foi
a Bridgestone, a maior fabricante de
pneus do planeta, que por estar ligada a um setor dos mais vorazes, pois
depende de captação na natureza e a fabricação dos componentes e pneus é feita
em sistemas poluidores, não se fez de desentendida e hoje é considerada um
exemplo de como é possível aliar o desenvolvimento de maneira sustentável sem
agredir o meio ambiente.
Nas fábricas brasileiras, 100% da água utilizada no processo
de fabricação é reutilizada e a meta para 2020 é de que 100% dos resíduos sejam
reaproveitado, hoje esse número está em 95%. E é com essa pegada ecológica
dentro de casa que eles transportam para os seus produtos, que foram
apresentados aos jornalistas do setor na semana passada.
São 3 novos pneus, para carros, ônibus e caminhões, tem como
característica principal minimizar a resistência ao rolamento contribuindo com
a redução do consumo de combustível e a diminuição das emissões de gases
poluentes. Não é uma novidade, é a expansão da linha de pneus Ecopia que tem um enorme apelo
ecológico e uma ótima performance.
Eles são projetados com materiais que minimizam a
resistência ao rolamento, oferecem equilíbrio perfeito entre segurança,
dirigibilidade, durabilidade e quilometragem, segundo a fabricante, cada pneu
deve ter uma vida útil de 50.000
km , custam cerca de 5% a mais que os concorrentes, mas
garantem um sono tranqüilo para quem pensa na segurança pessoal e no futuro do
planeta.
Perguntei para Concheta
Feliciano, diretora de marketing da Bridgestone,
como a empresa está avaliando seus novos produtos, haja vista que as
competições que seriam os melhores laboratórios estão sendo gradativamente abandonadas
pela Bridgestone. Segundo ela “nós
resolvemos investir diretamente no consumidor final, receber deles o feed back
para a produção e inovação dos novos produtos, hoje nossos testes se
concentram, no caso de caminhões e ônibus, em frotas que são parceiras da
marca, no caso dos automóveis de passeio, buscamos a solução em testar com o
consumidor ou mesmo frotistas, o nosso retorno é melhor e o investimento não é
tão grande.”.
Os novos modelos estão divididos em Ecopia EP150, desenvolvido para automóveis que utilizam pneus com
aros 14, 15 e 16 e está disponível nas medidas 175/65R14; 175/70R14; 185/65R15; 195/55R15; 195/60R15; 195/65R15 e
205/55R16.
Já os lançamentos M792
e R268 foram desenvolvidos para o
segmento de caminhões e ônibus rodoviários, sendo os primeiros modelos de carga
da linha Ecopia. O R268 Ecopia foi
projetado para ser usado em eixos direcionais, livres e de tração moderada,
enquanto o M729 é ideal para eixos
de tração. Os dois modelos apresentam grande índice de recapabilidade e estão
disponíveis na medida 295/80R22,5.
Com isso, a Bridgestone
espera crescer em 2017, um número conservador segundo seus diretores, entre
1,5% a 2% de participação no mercado, sendo que a maior parte é no segmento de
reposição. Hoje a fabricante, que tem também sob seu guarda-chuva a tradicional
marca Firestone, é responsável pela
venda de 6 milhões de pneus por ano (1 milhão em automóveis e comerciais leves
e 5 milhões em ônibus e caminhões) das duas marcas.
Para Concheta,
esses lançamentos são excelentes exemplos de como a Bridgestone continua inovando para atender as necessidades de seus
clientes, “Sabemos que, eficiência de
combustível e performance são itens importantes para os motoristas na hora da
compra e sustentabilidade é fundamental para a sociedade e o planeta, por isso,
concentramos nossos esforços para desenvolver produtos que ofereçam estes
atributos”.
Inovação, pesquisa, consciência ecológica e preocupação em
atender o desejo dos clientes, com essa vontade de andar na frente com segurança
e economia fazem da Bridgestone aquela pioneira que todos gostariam de ser, com
um pé no presente e pensando no futuro que vamos deixar para nossos filhos.
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