A fabricante japonesa apresentou 3 novos pneus para o mercado nacional

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Bridgestone

A ecologia está na moda, parece que finalmente quem habita o planeta caiu na real de que é preciso fazer alguma coisa agora para garantir o futuro de quem vai nos substituir. Não é apenas plantando árvores ou mantendo a sua cidade limpa e em ordem, as ações começam em usar os recursos naturais de forma responsável e que não esgote sua fonte.


Até a metade do século passado, os habitantes do planeta Terra não se preocupavam muito com isso, por isso causaram a morte de rios, poluíram cidades, exterminaram florestas e puseram em risco várias espécies animais, quando começaram a chegar as promissórias da dívida que havíamos herdado, tocou o sinal de alerta e todo mundo começou a se mexer, uns mais outros menos.


Uma das empresas mundiais que mais se preocupou com isso foi a Bridgestone, a maior fabricante de pneus do planeta, que por estar ligada a um setor dos mais vorazes, pois depende de captação na natureza e a fabricação dos componentes e pneus é feita em sistemas poluidores, não se fez de desentendida e hoje é considerada um exemplo de como é possível aliar o desenvolvimento de maneira sustentável sem agredir o meio ambiente.


Nas fábricas brasileiras, 100% da água utilizada no processo de fabricação é reutilizada e a meta para 2020 é de que 100% dos resíduos sejam reaproveitado, hoje esse número está em 95%. E é com essa pegada ecológica dentro de casa que eles transportam para os seus produtos, que foram apresentados aos jornalistas do setor na semana passada.


São 3 novos pneus, para carros, ônibus e caminhões, tem como característica principal minimizar a resistência ao rolamento contribuindo com a redução do consumo de combustível e a diminuição das emissões de gases poluentes. Não é uma novidade, é a expansão da linha de pneus Ecopia que tem um enorme apelo ecológico e uma ótima performance.


Eles são projetados com materiais que minimizam a resistência ao rolamento, oferecem equilíbrio perfeito entre segurança, dirigibilidade, durabilidade e quilometragem, segundo a fabricante, cada pneu deve ter uma vida útil de 50.000 km, custam cerca de 5% a mais que os concorrentes, mas garantem um sono tranqüilo para quem pensa na segurança pessoal e no futuro do planeta.


Perguntei para Concheta Feliciano, diretora de marketing da Bridgestone, como a empresa está avaliando seus novos produtos, haja vista que as competições que seriam os melhores laboratórios estão sendo gradativamente abandonadas pela Bridgestone. Segundo ela “nós resolvemos investir diretamente no consumidor final, receber deles o feed back para a produção e inovação dos novos produtos, hoje nossos testes se concentram, no caso de caminhões e ônibus, em frotas que são parceiras da marca, no caso dos automóveis de passeio, buscamos a solução em testar com o consumidor ou mesmo frotistas, o nosso retorno é melhor e o investimento não é tão grande.”.


Os novos modelos estão divididos em Ecopia EP150, desenvolvido para automóveis que utilizam pneus com aros 14, 15 e 16 e está disponível nas medidas 175/65R14; 175/70R14; 185/65R15; 195/55R15; 195/60R15; 195/65R15 e 205/55R16.


Já os lançamentos M792 e R268 foram desenvolvidos para o segmento de caminhões e ônibus rodoviários, sendo os primeiros modelos de carga da linha Ecopia. O R268 Ecopia foi projetado para ser usado em eixos direcionais, livres e de tração moderada, enquanto o M729 é ideal para eixos de tração. Os dois modelos apresentam grande índice de recapabilidade e estão disponíveis na medida 295/80R22,5.


Com isso, a Bridgestone espera crescer em 2017, um número conservador segundo seus diretores, entre 1,5% a 2% de participação no mercado, sendo que a maior parte é no segmento de reposição. Hoje a fabricante, que tem também sob seu guarda-chuva a tradicional marca Firestone, é responsável pela venda de 6 milhões de pneus por ano (1 milhão em automóveis e comerciais leves e 5 milhões em ônibus e caminhões) das duas marcas.


Para Concheta, esses lançamentos são excelentes exemplos de como a Bridgestone continua inovando para atender as necessidades de seus clientes, “Sabemos que, eficiência de combustível e performance são itens importantes para os motoristas na hora da compra e sustentabilidade é fundamental para a sociedade e o planeta, por isso, concentramos nossos esforços para desenvolver produtos que ofereçam estes atributos”.


Inovação, pesquisa, consciência ecológica e preocupação em atender o desejo dos clientes, com essa vontade de andar na frente com segurança e economia fazem da Bridgestone aquela pioneira que todos gostariam de ser, com um pé no presente e pensando no futuro que vamos deixar para nossos filhos.