Prestar atenĂ§Ă£o nas condições e no cuidado com os pneus pode ajudar motoristas a evitar acidentes e manter um bom desempenho do veĂ­culo

Texto e fotos: Dunlop

Na autoescola Ă© ensinado a se dirigir com responsabilidade e, seguindo sempre a legislaĂ§Ă£o, sĂ£o abordados assuntos como sinalizaĂ§Ă£o de trĂ¢nsito, normas e condutas de circulaĂ§Ă£o, noções bĂ¡sicas de mecĂ¢nica e primeiros socorros. Ainda assim, pouco se fala sobre a importĂ¢ncia dos pneus e a diferença que eles fazem no desempenho dos veĂ­culos. Desse modo, quando chega a hora de substituĂ­-los, grande parte dos motoristas fica confusa quando Ă© a hora de trocar e qual a melhor opĂ§Ă£o para comprar.
Por isso, a Dunlop, empresa pioneira na tecnologia de pneus pertencente ao grupo japonĂªs Sumitomo Rubber, reuniu 5 dicas sobre pneus que podem ajudar o motorista de primeira viagem a nĂ£o passar aperto:

1. A vida Ăºtil do pneu
Seguir as normas e indicaĂ§Ă£o do TWI (Tread Wear Indicator) Ă© garantia de segurança e tranquilidade. O indicador de desgaste Ă© um pequeno ressalto que fica entre os sulcos do pneu (pequenos canais esculpidos na parte da borracha que mantĂ©m contato com o solo) e mostra o momento certo para efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu “careca”, ou seja, liso e sem aderĂªncia.


Embora a legislaĂ§Ă£o brasileira determine que os sulcos dos pneus tenham no mĂ­nimo 1,6 mm de profundidade, a recomendaĂ§Ă£o da Dunlop Ă© que a troca do pneu seja feita a partir de 3,00mm de sulco remanescente, isso porque a partir desta medida os pneus vĂ£o rapidamente perdendo sua eficiĂªncia, principalmente em condições meteorolĂ³gicas adversas.

2. O peso do veĂ­culo sobre os pneus interfere na calibragem
Todos os carros trazem no manual do proprietĂ¡rio informações do Ă­ndice de carga, sĂ­mbolo de velocidade e calibragem necessĂ¡rias para que os pneus atendam Ă s necessidades do veĂ­culo conforme especificações da montadora. PressĂ£o nos pneus a mais ou a menos do que o indicado pelo manual pode causar instabilidade direcional, desgaste irregular dos pneus e atĂ© aumento do consumo de combustĂ­vel.

3. Tamanho importa
Todo pneu vem marcado com uma sequĂªncia de nĂºmeros e letras na parede lateral que indica o seu modelo, medida, o tipo de construĂ§Ă£o, o Ă­ndice de carga e sĂ­mbolo de velocidade. Essa Ă© a identidade do pneu e entende-la Ă© muito importante na hora da substituiĂ§Ă£o. Ao comprar pneus novos, Ă© seguro optar pela mesma medida especificada no manual, nĂ£o sĂ³ para oferecer mais segurança ao veĂ­culo, mas tambĂ©m para que este atinja sua mĂ¡xima eficiĂªncia.


4. Hora do rodĂ­zio
É importante que todos os pneus passem por todas as posições do veĂ­culo para garantir que nĂ£o gastem irregularmente. O procedimento deve ser feito entre 5 e 10 mil quilĂ´metros ou ao menor sinal de desgaste irregular da banda de rodagem, para otimizar o rendimento e assegurar um rodar confortĂ¡vel.

5. Alinhamento e balanceamento
No fim das contas, nĂ£o importa o quĂ£o potente seja o veĂ­culo, pois seu desempenho depende, em grande parte, da aderĂªncia dos pneus Ă  estrada. Para preservar os pneus Ă© recomendado fazer o alinhamento do veĂ­culo a cada 5 mil km rodados e o balanceamento das rodas no momento em que os pneus sĂ£o substituĂ­dos, ou ao menor sinal de desgaste irregular na banda de rodagem ou trepidações no carro.