Conforme números da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), a procura pelo aluguel diário de veículos durante o período da Olimpíada no Rio de Janeiro aumentará em 15% em relação a agosto do ano passado

Texto e fotos: ABLA

A mesma projeção de crescimento é válida para outras cidades que receberão os jogos de futebol da competição, como Belo Horizonte, Salvador, Brasília, São Paulo e Manaus.


Ainda segundo a ABLA, a ocupação da frota deverá permanecer em torno de 70% nesse período, “com picos superiores a isso somente no Rio de Janeiro e nas cidades em que haverá jogos de futebol”, diz Paulo Nemer, presidente do Conselho Nacional da Associação. No estado do Rio de Janeiro, existem 326 locadoras de veículos, com uma frota total de quase 90 mil veículos, de acordo com a associação.
Mesmo durante a Olimpíada, a opção mais procurada é a categoria econômica, que inclui veículos com motorização 1.0, ar condicionado e direção hidráulica. Nessa categoria, com quilometragem livre e taxas básicas incluídas, a diária média está em torno de R$ 90 a R$ 120 no Brasil.
A ABLA estima que a locação para estrangeiros atingirá 10% do total de veículos alugados diariamente durante a Olimpíada, com base na experiência na Copa do Mundo. “Além disso, é provável que a maior demanda seja de turistas que vivem principalmente nas cidades do interior do Rio e nos estados do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais para irem e voltarem ao Rio durante os jogos”, acrescenta Paulo Nemer.
O presidente do Conselho Nacional da ABLA ressalta que a Olimpíada já impulsionou os negócios, mesmo antes de sua realização, uma vez que as empresas que trabalharam nos projetos de infraestrutura (abertura de vias expressas, reformas das vias urbanas, dos estádios, ginásios, etc.) já demandaram serviços do setor de locação, a exemplo do que ocorreu antes da Copa do Mundo.
Há ainda locadoras que trabalham com veículos blindados em disponibilidade. A procura por blindados também deverá crescer em média 15% no mês de agosto, comparada ao mesmo período do ano passado, no Rio de Janeiro e nas cidades em que haverá jogos de futebol.