- ZF apresenta novo conceito modular de automatização baseado na transmissão manual ZF-Ecomid de 9 marchas;
- Lançamento prevê estratégia com foco nos mercados emergentes;
- Plataforma de software oferece opções para ampliar funcionalidades
- Solução oferece redução do tempo de parada para manutenção e custos de serviços.
Texto e fotos: ZF
Com seu novo produto EcoTronic mid, a ZF atenderá à crescente demanda por tecnologias de transmissões automatizadas. Tecnicamente, o novo modelo tem como base a ZF-Ecomid, uma transmissão manual de 9 marchas já consagrada para caminhões médios e semipesados. Para converter essa transmissão no sistema automatizado EcoTronic mid, a empresa utiliza os módulos disponíveis nos respectivos mercados. Com essa abordagem consistente de design-to-market, além de se mostrar uma opção confortável, a EcoTronic mid é uma solução economicamente atraente de troca automática de marcha para caminhões médios e semipesados. A ZF-EcoTronic mid será apresentada no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (IAA), Alemanha, de 2016. O início de sua produção em série está previsto para os primeiros meses de 2017.
A tendência de aplicação de sistemas de transmissão automática e automatizada em caminhões pesados, médios e leves é bem evidente na Europa. Mas pesquisas de mercado revelam que, nos países que formam o grupo BRIC, esse movimento vem ganhando mais força e conquistará uma fatia expressiva nas vendas: as previsões para 2025 apontam para 70% no Brasil e 50% na China; na Rússia e na Índia, as perspectivas são de 25% de utilização de transmissões automatizadas para caminhões. Contudo, o segmento de automatizadas é bastante sensível aos custos, além de ser altamente concorrido. De acordo com a pesquisa, somente as montadoras e os fornecedores com fabricação local que são capazes de produzir de forma competitiva poderão ter sucesso nesse setor.
A ZF cobre essa crescente procura oferecendo um produto inovador: a EcoTronic mid, tecnicamente baseada na ZF-Ecomid, uma transmissão manual de 9 marchas que a ZF já fornece há 10 anos como sistema manual para caminhões médios e semipesados com torque de entrada na faixa de 900 a 1.500 Nm. Com mínimas alterações na estrutura da transmissão básica e adicionando o módulo de automatização, a ZF passou a oferecer uma opção econômica de automatização para o driveline de caminhões médios e semipesados. As mudanças abrangem desde a sincronização, passando pelos atuadores da embreagem e troca de marcha, até a aplicação de um software de controle eletrônico.
Um diferencial no desenvolvimento da transmissão foi o conceito de design-to-market que os engenheiros da empresa adotaram de forma consistente na EcoTronic mid. Além da engenharia, a produção também foi adaptada aos requisitos e exigências dos respectivos mercados, que são bem sensíveis aos custos. Sua base técnica, a ZF-Ecomid, é fabricada em quatro plantas localizadas em três continentes e aplicada por clientes no mundo inteiro – um elevado grau de produção local que a companhia seguiu com a ZF-EcoTronic mid, que também é produzida nessas quatro fábricas. Os componentes que são necessários para a automatização são fabricados sobretudo na Índia.
“Projetamos a ZF-EcoTronic mid visando os mercados emergentes”, afirma Peter Lake, membro da diretoria mundial responsável por Mercado Corporativo e Vendas. “A nova transmissão automatizada para veículos comerciais entrará em produção seriada para os países do BRIC no início de 2017”, completa.
O software faz a diferença
Um componente que desempenha um papel essencial no conforto do sistema EcoTronic mid é a unidade de controle eletrônico, que se baseia na mesma plataforma de software que o controle da TraXon, a mais moderna transmissão automatizada da ZF para caminhões pesados. Além de possibilitar diferentes modos de condução – de Eco até Power – com sua arquitetura de software e dependendo da aplicação, a unidade de controle oferece diversas funcionalidades adicionais opcionais, que proporcionam um valor agregado considerável ao cliente final: do elevado grau de conforto nas manobras até as funções rock-free e start-stop.
Durante seu desenvolvimento, para tornar a EcoTronic mid econômica, inclusive com relação aos custos do ciclo de vida total, a ZF se concentrou sobretudo na facilidade da manutenção. A modularidade da transmissão possibilita utilizar seis kits de reparo. Dependendo do modo de montagem no veículo, muitos dos eventuais serviços de manutenção e reparo podem ser realizados sem precisar remover a transmissão. Assim, a EcoTronic mid também reduz o tempo necessário para um reparo e o prazo em que o veículo fica parado.
0 Comentários